A Black Friday é um evento mundialmente conhecido, celebrado por consumidores ávidos por promoções e descontos. A data, que nasceu nos Estados Unidos, tornou-se sinônimo de grandes ofertas e movimenta o comércio em diversos países, incluindo a Irlanda. Assim como no Brasil, a Black Friday na Irlanda acontece na última sexta-feira de novembro, que em 2024 cairá no dia 29.
O evento não é apenas uma oportunidade para economizar em presentes de Natal, mas também um momento para adquirir itens como roupas, eletrônicos, cosméticos, perfumes e até joias.
Além disso, para os que preferem compras online, a Black Friday na Irlanda permite explorar promoções globais com um simples clique.
Na Irlanda, várias lojas oferecem descontos expressivos durante a Black Friday.
Algumas das mais populares e ativas incluem:
Apesar de a Amazon não ter uma loja local na Irlanda, a versão britânica do site é uma opção viável, mesmo considerando os custos de frete e possíveis impostos sobre compras internacionais.
Leia também: 6 dicas para aproveitar a Black Friday na Irlanda
A Black Friday é superpopular entre os residentes da Irlanda. De acordo com uma pesquisa da PwC, os consumidores irlandeses planejam gastar 329 euros cada um no período. Esse valor é mais alto do que o gasto planejado por todos os outros países europeus que foram pesquisados.
Um quinto dos consumidores irlandeses disse que gastaria pelo menos 500 euros ou mais.
As vendas durante a Black Friday chegam a ser 1.800% maiores na Irlanda do que em dias comuns.
Vale lembrar que a Black Friday é uma forma de movimentar o comércio já para o Natal. Ou seja, as promoções podem valer a pena para comprar um presente, a roupa da ceia natalina ou de Réveillon.
Porém, na Irlanda, a data mais propícia para encontrar preços menores no mercado é o dia 26 de dezembro, feriado de Saint Stephen’s Day. Se sua ansiedade não for tão grande, vale esperar para as ofertas pós-Natal.
Leia também: Onde aproveitar a Black Friday na Irlanda
A origem da Black Friday é dos Estados Unidos. Geralmente, ela é datada como a sexta-feira seguinte ao feriado de Ação de Graças, comemorado na 4ª quinta-feira de novembro.
O Dia de Ação de Graças se originou para celebrar a colheita e é comemorado desde 1789, tendo um fim de semana prolongado de feriado.
Tradicionalmente, esse período de descanso marca o início da temporada de festas antes do Natal e do Ano Novo e passou a ser uma data popular para compras. Hoje, a tradição está praticamente em todos os países do Ocidente.
Enquanto a Black Friday continua a atrair consumidores com grandes descontos e incentivos ao consumo, um movimento global vem ganhando força para desafiar essa tendência: a Green Friday.
A iniciativa propõe uma abordagem mais consciente, colocando a sustentabilidade e o consumo responsável no centro das atenções.
Na Irlanda, ela também é conhecida por fomentar o consumo local.
Leia também: Cuidados ao comprar durante a Black Friday na Irlanda
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…