Você sabia que, ao mudar de companhia elétrica ou de gás na Irlanda, você pode economizar dinheiro?
Pois é, tradicionalmente, tais empresas que fornecem energia elétrica e gás para as casas na Irlanda fazem promoções com o intuito de conseguir conquistar clientes que assinaram contratos com outras empresas. Os descontos são grandes, e não é preciso muito mais que algumas ligações para conseguir fazer a troca, sem ter que alterar nada em sua casa.
O desperdício de dinheiro chega a 2 bilhões de euros em dez anos. Esse total poderia ter sido economizado se os irlandeses tivessem mudado de companhia na última década.
A CRU (Commission for Regulation of Utilities) — Comissão de Regulamentação de Serviços Públicos — publicou que a grande maioria dos clientes de gás e eletricidade não mudou de companhia em 2018. Outros, nunca mudaram em mais de uma década.
São apenas 14% dos consumidores de eletricidade e 20% dos clientes de gás que mudaram de fornecedor em 2018. Outro número renegociou acordos melhores com os fornecedores existentes.
Segundo um a nova lei, no entanto, as empresas precisam fazer uma solicitação anual aos clientes que estiverem na mesma tarifa por três anos para informá-los sobre outras ofertas de energia disponíveis.
De acordo com a brasileira Beatriz Spigariol, que trabalhou na área de vendas de uma companhia de energia e gás, a dica é primeiro tentar renovar para saber o valor de desconto. Basta ligar no “customer service” da empresa. “Por garantia, eu iria ao site e veria quais os descontos disponíveis para clientes novos para ter mais informações na hora da negociação e poder questionar os descontos oferecidos na renovação”, disse. Provavelmente eles vão oferecer de 10% a 20 % de desconto e, então, você vai saber se valerá a pena mudar para outra operadora.
Se a ideia é realmente mudar de empresa, também é muito simples. Tenha sempre em mãos sua conta de gás ou eletricidade mais recente, ou ambas, se você for um cliente de combustível duplo. Procure nessas contas o Número de Referência do Ponto de Gás ou Número de Referência do Ponto do Medidor, para que os fornecedores de energia possam identificar sua propriedade. Se não consegue encontrar, ligue para seu provedor para obtê-los.
Também na conta você vai encontrar a leitura atual do medidor de gás ou eletricidade, para que o seu antigo fornecedor possa lhe dar uma conta final, e seu novo fornecedor possa começar a partir desse ponto.
Isso vai depender do tamanho da casa e de quanto se gasta mensalmente, claro. O melhor é usar um site de comparação de preços e inserir o máximo de detalhes possível para obter um resultado adaptado ao uso e às circunstâncias pessoais de energia. “Existe um site bonkers.ie que faz a comparação das empresas, caso você não queira ver site por site, e já fala quanto, em média, você economizaria trocando e quais empresas estão com o valor mais barato”, disse Beatriz.
Independentemente de seu fornecedor, o gás e a eletricidade de todo mundo passam pelos mesmos tubos e linhas. Não há diferença na qualidade. Portanto, o preço é o principal fator que as pessoas precisam considerar ao trocar.
De acordo com Beatriz, não existe melhor época para fazer a troca de fornecedor. “Toda vez que uma empresa oferecer algum desconto, ele é calculado no ‘unit rate’ (taxa unitária). Cada empresa tem um valor x da ‘unit rate’ e cada um oferece uma certa porcentagem de desconto. Fique atento sempre ao valor final da unidade, pois, às vezes, as empresas oferecem um desconto maior pela unidade”, explicou.
Outras empresas, segundo ela, oferecem “cash back”, que seria um crédito por assinar um contrato com elas. “Sempre bom checar se o crédito é automático ou se você precisa aplicar para ele”, disse Beatriz.
Para Beatriz, trocar de empresa é sempre mais vantagem do que ter um desconto de renovação de contrato. “Depende muito da empresa, mas existem alguns casos em que eles fornecem o mesmo plano de clientes novos na hora de renovar o contrato, mas isso não é muito comum.”
Beatriz explica que as contas de eletricidade e gás são formadas por 4 tarifas:
Dos quatro valores, as empresas só podem alterar o valor de dois, que é o ‘unit rate’ e a ‘standing charge’. “O fato de a ‘standing charge’ ser diária não faz muita diferença entre uma empresa e outra. O que diferencia na sua economia é o valor que pagamos por unidade. Então, sempre fique atento ao valor que você está pagando”, explica.
Assim como todos os anos, a festa brasileira toma conta de Dublin e outras cidades,…
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…