Andar por Dublin é perceber que a população não se importa tanto em deixar o carro na garagem para utilizar o transporte público e as bicicletas. Isso vale tanto na hora de ir para o trabalho, quanto na ida para pubs e festas.
Mas, inevitavelmente, encontrar anúncios de carros por menos de mil euros desperta a curiosidade dos brasileiros que vivem por aqui. Afinal, quanto custa andar sobre quatro rodas em solo Irish?
Por aqui, os valores serão influenciados por fatores como o ano do carro, a potência, a quantidade de gás carbônico emitido e o tipo de habilitação do condutor. Para saber se a manutenção de um carro caberá no seu bolso, é preciso considerar, pelo menos, três gastos: impostos, seguro e NCT.
O governo irlandês exige que seja pago um imposto para a circulação de veículos, o que deve ser revertido em melhorias para o trânsito. Este imposto deve ser pago anualmente, ficando à parte do imposto sobre o registro do carro. O pagamento pode ser feito para três meses, seis meses ou um ano — sendo esta última opção a mais econômica em relação a descontos.
É importante saber, também, que, dependendo do seguro, o valor poderá ser quase o preço do carro! Um brasileiro dificilmente conseguirá pagar menos de 1000 euros no seguro durante seu primeiro ano na Irlanda.
Se você tiver uma habilitação irlandesa provisória, o valor já reduz um pouco. Porém, é somente com a chamada “full licence” (quando o motorista possui carteira de habilitação irlandesa há mais de dois anos) que os descontos começam a aumentar.
O valor é menor, também, para carros registrados a partir de julho de 2008, pois ele passa a ser calculado de acordo com a quantidade de CO2 emitida pelo veículo (antes era pelo tamanho do motor).
O curioso é a forma como é feita a fiscalização: ao contrário do Brasil, onde os motoristas são parados em blitz, aqui é preciso deixar o comprovante à mostra no vidro do carro. Se o guarda de trânsito não o encontrar, isso será considerado infração, resultando em multa.
Qualquer pessoa que for dirigir na Irlanda precisa ter um seguro, que se aplica ao motorista e não ao veículo. Dessa forma, todas as pessoas que vão dirigir o carro precisam estar cobertas pelo seguro.
As determinações de valores são semelhantes às do Brasil, seguindo uma ordem de critérios das seguradoras, que apontam os riscos do perfil do usuário. A Federação Irlandesa de Seguros (Insurance Ireland) presta serviço respondendo perguntas à população pelo telefone 01 676 1820.
Os dois tipos mais comuns são o Comprehensive e Third Party Fire & Theft Policy. Se o carro não vale muito, compensa fazer apenas o Third Party Fire & Theft Policy, que é obrigatório, mas mais barato que o Comprehensive. Saiba mais.
Essa é a medida responsável por tentar garantir que todos os carros circulando em via pública estejam dentro dos padrões de segurança exigidos.
O governo da Irlanda exige que qualquer carro com quatro anos ou mais seja testado, repetindo a ação a cada dois anos para os carros lançados depois de 2012 (modelos anteriores a este ano devem fazer o teste todos os anos).
A taxa para o NCT é de 55 euros. Porém, se o veículo não for aprovado, será necessário voltar ao mecânico e refazer o teste novamente, pagando mais 28 euros.
As revisões são previamente marcadas e, se o motorista cancelar o compromisso com menos de cinco dias úteis de antecedência, será cobrada uma sobretaxa de 22 euros. Todos os carros devem ser testados antes ou na data da primeira matrícula.
Os endereços dos centros de testes, assim como outras dúvidas sobre o NCT, podem ser conferidos no site www.ncts.ie.
Apenas para se ter uma ideia de como essas informações se transformam em valores, vamos dar o exemplo da estudante Gizelly, que mora em Dublin há quatro anos e comprou um carro há poucos meses.
Ela investiu em um Passat/Volkswagen, modelo 2004/diesel. Ela gastou 950 euros no veículo e 55 euros no NCT. Por outro lado, ela precisou desembolsar 1100 euros no seguro.
Agora, quanto ela vai gastar de combustível já é outra história — a gasolina, por exemplo, custa 1,44 euros/litro!
Vale lembrar, também, que o processo para solicitar a carta de motorista na Irlanda é bem diferente do que conhecemos no Brasil. Para saber como é, clique aqui.
Esta publicação é um oferecimento da STW INTERCÂMBIO | STUDY TRAVEL WORK
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