Quanto custa viver como um estudante em Galway?

Com os gastos mensais cada vez mais altos em Dublin, a procura por cidades alternativas para vivenciar o intercâmbio na Irlanda tem aumentado nos últimos tempos. Tanto que a “soberania” de Dublin sobre as outras localidades já não é mais a mesma. Uma prova disso é a quantidade de estudantes brasileiros em cidades do interior, como Galway.

Já pensou em morar em Galway? Quanto será que custa viver aqui? Crédito: © Gunold | Dreamstime

Localizada no oeste irlandês, Galway, apesar de pequena, demonstra grande potencial, tanto para estudantes de línguas e universitários, quanto para multinacionais dos setores de ciências, telecomunicações e games.

Porém, para quem ainda está decidindo qual o melhor destino para o intercâmbio e já cogitou Galway, a pergunta sempre presente é: quanto custa morar nessa cidade?

Separamos alguns tópicos essenciais sobre o custo de vida de um estudante de intercâmbio em Galway para que você comece a visualizar como será viver do lado oeste do país.

Continua após a publicidade

Alimentação

Com 20 euros por semana é possível alimentar-se bem em Galway. Crédito: © Lestertairpolling Dreamstime

Eu costumo dizer que essa é a melhor parte de morar em Galway: com apenas 30 euros por semana, é possível se alimentar muito bem, adquirindo produtos básicos da alimentação diária. Dá e ainda sobra. Claro que com o tempo a gente vai descobrindo em quais supermercados podemos economizar mais com itens específicos, como as frutas, verduras, por exemplo. Às vezes vale a pena fazer as compras separadamente para aproveitar as promoções e diferenciais de cada local.

Aluguel

Em Galway a média do aluguel compartilhado gira em torno de 350 euros. Crédito: © Sensay Dreamstime

Com muita sorte, em Galway ainda é possível encontrar um quarto single por 500 euros mensais (excluindo as contas: luz, internet e, em algumas casas, o gás para o aquecedor no inverno). Mas essa não é a média.

A maioria dos estudantes que conheço paga em torno de 300 euros para dividir casa e quarto, mais a luz, que pode ser pré-paga ou com pagamento mensal (cerca de 60 euros mensais), mas isso depende muito de quantas pessoas residem na acomodação, já que o valor é dividido.

Em alguns casos, a internet está inclusa no valor do aluguel, mas quando não, geralmente não passa de 20 euros por mês. Na Irlanda, não se paga pelo consumo da água, uma preocupação a menos no seu orçamento.

Transporte

Em Galway o ônibus é uma alternativa para quem não mora no Centro. Crédito: © Sensay Dreamstime

Se você encontrar acomodação no centro da cidade, a boa notícia é que você não precisará pegar transporte público para praticamente nada, já que em Galway é possível fazer os trajetos básicos a pé, como ir para a escola, supermercados, pubs, lojas e cafés.

Por outro lado, quem opta por acomodação nos bairros mais distantes, quase sempre paga menos no aluguem, mas a utilização do meios de transportes também fica inevitável.

Porém, quem optou por morar nesses bairros garante que o custo-benefício é compensador. Sem falar que, assim como em Dublin, o cartão Leap Card também garante descontos para quem precisa usar os meios de transporte pela cidade.

A conta final

No geral, o custo de vida em Galway é menor que em Dublin. Fonte: Numbeo.com

Em suma, viver em Galway é, de fato, mais barato que em Dublin. Levando em consideração o visto de estudante, Stamp 2, e a limitação de trabalho de 20h semanais, um intercambista consegue viver com renda entre 550 e 600 euros por mês. Mas vale lembrar que essa será uma vida contida, sem muitos luxos, focada no objetivo principal que é o aprendizado do idioma.

Nossa conta não inclui viagens, idas constantes a pubs e comprinhas. Alguns estudantes, que ganham em torno de 800 euros mensais em Galway, garantem que dá para aproveitar a temporada de estudos sem grandes perrengues, mas a atenção com as finanças é sempre necessária, já que contratempos sempre podem ocorrer.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Alessandra Karla Leite

Jornalista e escritora, com especialização em Comunicação, Cultura e Arte pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. É apaixonada por tudo o que se relaciona a Literatura, Poesia, Cultura e Artes em geral. No começo de 2017, embarcou para Galway, no Oeste da Ilha Esmeralda para realizar o sonho do intercâmbio e buscar inspiração na terra da Poesia.

Recent Posts

Por quanto tempo brasileiros com carteira de motorista europeia podem dirigir na Irlanda?

Nos últimos meses, um número crescente de brasileiros têm relatado nas redes sociais problemas ao…

5 de fevereiro de 2025

Emprego de polícia na Irlanda: saiba como se inscrever para o recrutamento da Garda

O An Garda Síochána, a força policial nacional da Irlanda, anunciou a abertura de um…

4 de fevereiro de 2025

Eventos celebram Santa Brígida, Padroeira da Irlanda, e homenageiam as mulheres

A cidade de Dublin se prepara para receber a quarta edição do “Brigit: Dublin City…

29 de janeiro de 2025

Trabalho na Suíça: tipos de vagas, sites de emprego, vistos e mais

Basta uma rápida pesquisa na internet para observar que conseguir um trabalho na Suíça não…

29 de janeiro de 2025

Domingo Sangrento: episódio sombrio na Irlanda do Norte completa 53 anos

Você, provavelmente, já ouviu os versos “Sunday Bloody Sunday” cantados por Bono em gravações da…

29 de janeiro de 2025

Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos (2025)

Ter um diploma de Ensino Superior já é incrível, mas imagina cursar uma universidade fora…

29 de janeiro de 2025