Com os gastos mensais cada vez mais altos em Dublin, a procura por cidades alternativas para vivenciar o intercâmbio na Irlanda tem aumentado nos últimos tempos. Tanto que a “soberania” de Dublin sobre as outras localidades já não é mais a mesma. Uma prova disso é a quantidade de estudantes brasileiros em cidades do interior, como Galway.
Localizada no oeste irlandês, Galway, apesar de pequena, demonstra grande potencial, tanto para estudantes de línguas e universitários, quanto para multinacionais dos setores de ciências, telecomunicações e games.
Porém, para quem ainda está decidindo qual o melhor destino para o intercâmbio e já cogitou Galway, a pergunta sempre presente é: quanto custa morar nessa cidade?
Separamos alguns tópicos essenciais sobre o custo de vida de um estudante de intercâmbio em Galway para que você comece a visualizar como será viver do lado oeste do país.
Eu costumo dizer que essa é a melhor parte de morar em Galway: com apenas 30 euros por semana, é possível se alimentar muito bem, adquirindo produtos básicos da alimentação diária. Dá e ainda sobra. Claro que com o tempo a gente vai descobrindo em quais supermercados podemos economizar mais com itens específicos, como as frutas, verduras, por exemplo. Às vezes vale a pena fazer as compras separadamente para aproveitar as promoções e diferenciais de cada local.
Com muita sorte, em Galway ainda é possível encontrar um quarto single por 500 euros mensais (excluindo as contas: luz, internet e, em algumas casas, o gás para o aquecedor no inverno). Mas essa não é a média.
A maioria dos estudantes que conheço paga em torno de 300 euros para dividir casa e quarto, mais a luz, que pode ser pré-paga ou com pagamento mensal (cerca de 60 euros mensais), mas isso depende muito de quantas pessoas residem na acomodação, já que o valor é dividido.
Em alguns casos, a internet está inclusa no valor do aluguel, mas quando não, geralmente não passa de 20 euros por mês. Na Irlanda, não se paga pelo consumo da água, uma preocupação a menos no seu orçamento.
Se você encontrar acomodação no centro da cidade, a boa notícia é que você não precisará pegar transporte público para praticamente nada, já que em Galway é possível fazer os trajetos básicos a pé, como ir para a escola, supermercados, pubs, lojas e cafés.
Por outro lado, quem opta por acomodação nos bairros mais distantes, quase sempre paga menos no aluguem, mas a utilização do meios de transportes também fica inevitável.
Porém, quem optou por morar nesses bairros garante que o custo-benefício é compensador. Sem falar que, assim como em Dublin, o cartão Leap Card também garante descontos para quem precisa usar os meios de transporte pela cidade.
Em suma, viver em Galway é, de fato, mais barato que em Dublin. Levando em consideração o visto de estudante, Stamp 2, e a limitação de trabalho de 20h semanais, um intercambista consegue viver com renda entre 550 e 600 euros por mês. Mas vale lembrar que essa será uma vida contida, sem muitos luxos, focada no objetivo principal que é o aprendizado do idioma.
Nossa conta não inclui viagens, idas constantes a pubs e comprinhas. Alguns estudantes, que ganham em torno de 800 euros mensais em Galway, garantem que dá para aproveitar a temporada de estudos sem grandes perrengues, mas a atenção com as finanças é sempre necessária, já que contratempos sempre podem ocorrer.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…