Muito tem se falado sobre o mercado promissor para enfermeiros na Irlanda. Sim, a Irlanda atualmente sofre com grande carência de profissionais na área de saúde no geral. Há vagas em escala para cuidadores, enfermeiros e médicos.
Mas a pergunta que não quer calar é: será que compensa se aventurar na Irlanda para trabalhar como enfermeiro? Conheça o cenário atual do mercado de trabalho no setor de enfermagem na Irlanda e quanto ganha esse profissional.
Leia também: Trabalhar na Irlanda: regras, vistos e profissões para brasileiros
O salário de enfermeiro no setor público na Irlanda segue a tabela do HSE e pode variar de 29.000 a 80.000 euros por ano. Tudo vai depender da sua experiência, qualificação e tipo de registro.
No setor privado, varia-se muito, tanto nas agências quanto nas nursing homes. Em geral, a hora trabalhada varia entre 15 e 30 euros. Quem trabalha aos finais de semana e em turnos noturnos podem agregar mais bonificações.
Como tudo é relativo, uma boa forma de pesquisar qual seria a sua margem de acordo com a sua experiência e qualificação é explorando as vagas ofertadas no país e verificar qual o salário eles oferecem para um profissional com currículo similar ao seu.
Outros buscadores, como o PayScale, também podem ajudar, agrupando as suas informações e dando a margem salarial na qual você se enquadra. De acordo com o site, a média salarial anual de um enfermeiro da Irlanda é de 32.549 euros.
Leia também: Empregos na Irlanda para quem fala português fluente
A saúde na Irlanda é considerada um ponto crítico no país e, por conta disso, vem sendo vastamente discutido no cenário político nos últimos anos. Em janeiro de 2019, uma greve nacional de mais de 35 mil enfermeiros tomou conta dos noticiários do país. Os profissionais do setor, incluindo cuidadores, foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho e aumento salarial.
O cenário negativo faz com que muitos enfermeiros desistam de seguir a profissão na Ilha, o que gera uma grande busca por profissionais estrangeiros qualificados para suprir a demanda cada vez maior. E é justamente isso que faz com que a área da enfermagem na Irlanda se torne tão atrativa para os profissionais de fora.
Leia também: Irlanda contrata enfermeiros estrangeiros
Para entender como é o dia a dia de um enfermeiro na Irlanda e se o mercado de trabalho no país se encaixa nas suas expectativas, busque se informar sobre as condições de trabalho em hospitais e nursing homes.
É importante saber sobre as escalas, o perfil dos pacientes, etc. O processo para vagas costuma ser em várias etapas. De nada adianta passar por ele e, ao final, perceber não ser o que você pensava.
Pesquise, informe-se, leia sobre empresas e agências. Tente conversar com pessoas que atuem no setor.
Na Irlanda, aqueles que não têm o inglês como língua materna precisarão confirmar a proficiência no idioma, mesmo que sejam europeus. O IELTS — International English Language Testing System — é o mais requisitado, mas tudo depende da empresa de recrutamento. De qualquer forma, se você é da área e quer começar a prospectar vagas, insira a proficiência na sua lista de prioridades.
A agência de recrutamento é, hoje, o caminho mais certeiro para os profissionais enfermeiros. Pois, além de prepararem para o processo de entrevistas, elas também têm pacotes de contratações com benefícios, o que pode incluir pagamento da passagem aérea e hospedagem.
Para quem já vive na Irlanda, as agências parceiras do governo irlandês também são importantes. Nesse caso, elas atuam justamente fornecendo profissionais para os setores de saúde como instituições de mental care, deficiência e casa de idosos. Nesse caso, ela é a intermediária legal entre esses locais e os profissionais. A disponibilidade é flexível e há vagas para 10h, 20h, relief e outros formatos. Ou seja, estudantes com Stamp 2 também podem se beneficiar com as vagas.
Fizemos uma pesquisa baseada em um profissional enfermeiro com diploma e registro na Irlanda, 5 anos de experiência em hospital na área de cuidados básicos, fluente em inglês e português. Segundo o PayScale, o salário anual ficaria entre 27 e 40 mil, considerando uma vaga em Dublin.
Lembrando que o LinkedIn, a rede social voltada para o mundo profissional, é muito forte aqui na Irlanda e uma das maiores fontes de busca de emprego. Não deixe de atualizar o seu perfil na plataforma para se mostrar atraente para os recrutadores que estão em busca de um profissional como você.
Este website disponibiliza diariamente uma lista atualizada de ofertas de trabalho para enfermeiros, cuidadores, farmacêuticos e médicos. Além de Dublin, são divulgadas vagas para diversas outras cidades do país.
Para aplicar para as vagas de emprego, basta realizar um cadastro no próprio site. O portal também disponibiliza artigos com o ponto de vista de profissionais da área, relatando suas experiências no mercado irlandês.
Leia também: Empresas que mais contratam estrangeiros na Irlanda
Este é um portal exclusivamente voltado para a área de enfermagem, tendo como foco divulgar vagas de trabalho e difundir notícias relacionadas ao setor no país. Um dos destaques é que o site apresenta um time voltado à assistência para profissionais estrangeiros que estão no processo de validação do registro para trabalhar na área de enfermagem na Irlanda.
Além de esclarecer dúvidas, a equipe ajuda o candidato a encontrar uma posição no mercado de trabalho.
O Health Service Executive (HSE) é o departamento de saúde irlandês e um dos maiores empregadores da área no país, com mais de 67 mil funcionários diretos. Neste portal, são divulgadas vagas para profissionais da área de saúde que estão em aberto em diversas cidades irlandesas.
O site conta também com uma sessão na qual orienta profissionais estrangeiros que pretendem se candidatar às vagas, explicando, por exemplo, como funciona o processo de validação de qualificações para diversas áreas de atuação no setor.
Também vale destacar que, de acordo com o HSE, não-europeus podem aplicar para vagas divulgadas no portal desde que obtenham a documentação necessária para exercer a profissão na Irlanda, além de visto Stamp 1, 4 ou 5.
Apesar de não ser voltado exclusivamente para a área de saúde, o Indeed é uma boa opção para quem procura trabalho na área, já que tem uma vasta oferta de vagas disponíveis por todo o país. Para aplicar, é necessário realizar um cadastro e incluir o seu currículo no site.
Atualmente, existe um grande número de empresas que fornecem treinamento e cursos específicos de qualificação profissional e formação de cuidadores.
Dessa forma, em muitos casos, naturalmente após realizar os cursos e treinamentos, os profissionais são colocados no mercado de trabalho. Se esse é o seu foco, busque oportunidades em portais de empresas como Comfort Keepers, Irish Home Care, My Home Care, entre outras.
Para quem tem formação em enfermagem e está a caminho ou já vive na Irlanda, visite o site do Nursing and Midwifery Board in Ireland – NMBI para a validação do seu diploma ou certificações. Existe um passo a passo para o processo. Recomendo se informar, pois é fundamental para que possa ter autorização para trabalhar como enfermeiro no país.
Leia também: Como conseguir um trabalho com enfermagem na Irlanda
Boa parte das vagas na Irlanda indicam o teto salarial com base na sua experiência. Esteja atento, pesquise qual seria o equivalente à sua experiência para ser capaz de negociar uma renumeração justa para a sua experiência.
Sobretudo nas empresas do setor privado, já que o salário pode variar muito. Para especular a faixa salarial de acordo com a sua qualificação, vale consultar sites como o PayScale.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…