A crise de acomodação na Irlanda não afeta apenas estrangeiros, mas boa parte dos próprios irlandeses têm visto as chances de conseguir um local para morar cada vez mais escassas. Como cidadãos votantes, eles também cobram das autoridades respostas para aluguéis cada vez mais caros e falta de moradia.
Por isso mesmo, é importante notar qual o interesse político por trás da crise. O jornal The Irish Times publicou uma matéria onde revela que cerca de 80 políticos, entre deputados (conhecidos na Irlanda como TDs) e senadores são locatários (landlords), grandes proprietários de terras (landowners) ou ambos.
Segundo o jornal, o legislativo irlandês possui 48 TDs e 29 senadores proprietários de imóveis e terrenos com rendimentos de aluguel.
O deputado independente Michael Healy Rae é o maior deles, com 18 propriedades para locação, além de mais de 100 acres de terras agrícolas, entre outros registros de imóveis, entre elas alojamento estudantil, quartos e casas em Limerick e Kerry.
Políticos dos partidos Sinn Féin, Fine Gael, Green Party e Fianna Fáil também afirmaram possuir imóveis para alugar.
Entre os TDs que são proprietários de imóveis para alugar na Irlanda está Robert Troy, que também é ministro de Estado, no Department of Enterprise, Trade and Employment (Departamento de Empresa, Comércio e Emprego).
No total, ele possui 11 propriedades, nove delas alugadas. Porém, Troy não declarou os imóveis publicamente, o que se tornou um escândalo no Executivo irlandês.
Em resposta, Troy afirmou estar envergonhado e que a falta de declaração foi um erro. “Não dei ao processo a devida diligência que merecia”, disse ele ao News at One da RTÉ Radio.
Por causa do erro, considerado gravíssimo, Troy renunciou ao cargo de ministro depois de pedir que o Congresso investigasse questões relacionadas às suas propriedades.
A cidade de Dublin está pronta para celebrar o Ano Novo em grande estilo com…
As inscrições para o programa de bolsas de estudos Global Excellence Scholarships já estão abertas.…
O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no…
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…