Quatro motivos para fazer intercâmbio após a faculdade

Quatro motivos para fazer intercâmbio após a faculdade

Decidir qual o momento certo para fazer intercâmbio é uma das principais dúvidas dos intercambistas.

O fato é que não existe uma resposta correta para essa questão, já que tudo depende de quando você vai se sentir preparado, dos objetivos da sua viagem — seja para aprender outro idioma, seja para fazer um curso universitário — além de ter condições financeiras para isso.

Confira quatro motivos para fazer intercâmbio após se formar na faculdade. Foto: Pixabay

Entretanto, para os estudantes universitários que planejam passar uma temporada de estudos no exterior a fim de aprimorar o inglês e estão em dúvida se devem ou não trancar a faculdade e embarcar nessa aventura, hoje nós separamos alguns motivos para você fazer o intercâmbio após a faculdade. Confira:

1. Valorização do seu currículo

Esse é um dos principais fatores que levam os estudantes a decidirem por fazer um intercâmbio. E, sim, isso pode ajudar bastante a valorizar o seu currículo. De acordo com analistas de RH, estudar no exterior é uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

Continua após a publicidade

Isso acontece porque as empresas valorizam as competências desenvolvidas durante uma temporada de estudos fora do país, como respeito ao próximo, flexibilidade e a facilidade em se adaptar a ambientes mais diversos.

2. Contatos preciosos

Fazer contatos durante o intercâmbio pode ser essencial para a sua carreira. Foto: Pixabay

Durante o intercâmbio, você vai ter a oportunidade de interagir com pessoas das mais diversas culturas e que atuam em áreas profissionais nas quais você possui interesse. Assim, abrace as oportunidades de conhecer pessoas novas e fazer networking.

Também vale ficar atento e participar de eventos e encontros de profissionais da área na qual você pretende atuar. Interagir com essas pessoas pode ser fundamental para se conseguir o emprego dos sonhos no futuro.

3. Alavancar sua carreira internacional

Estudar fora pode abrir oportunidades para você seguir a sua carreira no exterior. Caso você se identifique com o país onde está realizando o intercâmbio, vale verificar como funciona o mercado de trabalho na sua área de formação nesse país.

Atualmente, é grande o número de países que buscam profissionais com boa formação universitária nas mais diversas áreas. Além disso, muitas empresas abrem vagas para programas de estágio para recém-formados, o que pode ser a sua chance de adquirir experiência no exterior.

4. Novos interesses

Passar alguns meses estudando fora do país pode fazer com que você encontre novos hobbies, experiências, interesses e amigos dos mais diversos cantos do mundo.

Viajar pode despertar seu interesse em novas áreas. Foto: Pixabay

Com essas novas experiências, é possível que você se exponha a carreiras que não havia considerado anteriormente. Portanto, ao estudar fora, abre-se um universo de possibilidades que podem aumentar as suas chances de assumir vagas de trabalho quando voltar para o seu país de origem.

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025

‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu

Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…

31 de março de 2025