Aos viajantes de plantão que sonham em conhecer o mundo, saibam que isso é possível e acessível se você se planejar. Hoje em dia, três empresas oferecem esse serviço, sendo que a maior delas é a Star Alliance, com seus 18.500 vôos diários, 1.330 destinos e 192 países. Difícil acreditar?
O bilhete, chamado “Round the World” (RTW), oferece a possibilidade de dividir sua viagem por trechos ao redor do mundo. Você monta seu roteiro e escolhe os trechos que percorrerá mundo afora, sendo que os voos serão feitos pela própria empresa e também pelas suas 28 parceiras ao redor do globo. Bem legal, não?
Os valores variam de acordo com os trechos que você escolher fazer (milhas a percorrer), mas adiantamos que o valor médio é de U$ 5 mil (as passagens!). Lembrando que é preciso estudar ao máximo o roteiro que se pretende fazer para não cair nas possíveis armadilhas. Por exemplo, se escolher um trecho que tenha conexão até o destino final, essa conexão é contabilizada como trecho percorrido. Ou se decidir fazer algum trecho terrestre (do seu bolso) e pegar o vôo desse outro ponto também conta como mais um trecho finalizado.
A compra é bem tranquila, podendo ser feita online diretamente com a Star Alliance ou com o centro de reservas dela e de todas as empresas parceiras. Além, é claro, do agente que preferir.
1- O bilhete solicita que sua viagem seja de, no mínimo, 10 dias e, no máximo, 1 ano. Programe-se!
2- Existe um limite de, no máximo, 16 trechos por bilhete. Por isso, avaliar o roteiro e verificar as conexões e trechos terrestres pode ser a chave para uma viagem mais barata.
3- A viagem só poderá ser feita em um sentido (ocidente ou oriente). O que também significa que você não poderá voltar para a região que já passou. Aqui o lema é “Sempre em frente!”.
4- O país que for escolhido como o ponto de saída para sua viagem será também onde se encerrará o RTW. Você começará e terminará no mesmo lugar.
5- Você poderá fazer até cinco trechos terrestres no meio do roteiro e pegar o vôo em outro destino que não o contratado, mas pagará por isso e terá o trecho calculado dentro do limite dos 16, citado acima.
6- O limite de bagagem concedido para as classes Econômica e Econômica Premium é de uma (1) mala com o peso de 20 kg por pessoa, para a classe Executiva é de duas (2) malas com um peso combinado de 30 kg por pessoa e para a Primeira classe são duas (2) malas com um peso combinado de 40 kg.
7- Você acumulará milhas! Imagine quantas milhas você acumulará depois de rodar o mundo? Garanto que fará muitas viagens de graça após o RTW.
8- Deverá fazer as reservas com, pelo menos, 24 horas de antecedência da sua partida.
9- Você poderá para escolher entre as classes: Primeira, Executiva, Econômica Premium e Econômica. Depende do quando quiser gastar.
10- Muita atenção para a empresa que emitir sua primeira passagem, pois ela será responsável por eventuais alterações que queira fazer durante a viagem. Pesquise e escolha sabiamente.
Agora é se planejar e embarcar!
Revisado por Tarcisio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…