Categories: Destinos pela Irlanda

Que tal conhecer os castelos de Tipperary, na Irlanda?

Nós já abordamos aqui no E-Dublin diversos destinos para serem explorados na Irlanda. Pois hoje nosso tour vai parar no meio da Ilha Esmeralda, explorando um pouco mais o condado de Tipperary.

Tipperary fica a 4,5 horas de Dublin, no interior da Irlanda. Crédito: Irina274 | Dreamstime.com

Este é o sexto maior condado irlandês e tem uma população de pouco mais de 160 mil pessoas. Entre suas principais cidades estão Clonmel, Nenagh, Cashel e Thurles, além de Tipperary, a cidadezinha que dá nome ao condado.

Idioma

A língua mais falada em Tipperary é o inglês, entretanto, estima-se que o condado conte com aproximadamente 980 habitantes cujo irlandês é a primeira língua.

Como chegar

De carro: o percurso de Dublin até a cidade de Tipperary leva em torno de duas horas pela rodovia M7.

Continua após a publicidade

De ônibus: há opções de transporte público interligando Tipperary a Limerick, Cork, Waterford. Já a partir de Dublin, a viagem dura 4 horas e meia e a passagem de ida e volta custa em média 35 euros.

De trem: a viagem ferroviária é bem mais rápida a partir de Dublin, levando em torno de duas horas e custando 42 euros ida e volta – estudantes pagam 22 euros.

Do aeroporto: Tipperary está, também, a uma curta distância de carro do Aeroporto Internacional de Shannon, no condado de Clare.

Onde ficar

As vilas e cidades de Tipperary contam com uma boa variedade de acomodações para todos os gostos e orçamentos. Para se ter uma ideia melhor de onde ficar, consulte online as opções disponíveis e programe-se com antecedência.

O que fazer

O Rock of Cashel Um dos pontos turísticos de Tipperary. Crédito: Patryk Kosmider | Dreamstime.com

O condado de Tipperary conta com várias atrações de tirar o fôlego. Uma delas é o Rock of Cashel, uma fortaleza construída no século 12 e localizada no topo de um morro. O conjunto de prédios medievais inclui uma torre redonda de 28 metros de altura, que estima-se ter sido construída por volta do ano 1100, além de uma capela e uma catedral. O local é uma das atrações turísticas mais visitadas da Irlanda – incluindo uma visitante ilustre, a rainha Elizabeth II, que esteve no local em 2011. Os ingressos custam 7 euros e estudantes munidos de uma carteirinha válida pagam 3 euros.

Outro ponto de Tipperary que vale a visita, é a Famine Warhouse. Esse local está relacionado a um dos momentos mais tristes da história irlandesa, a Grande Fome. Durante a revolta de 1848, rebeldes liderados por William Smith O’Brien se abrigaram dentro desta casa e tomaram crianças como reféns. As coisas não terminaram bem e este incidente marcou o fim da revolta. Atualmente a casa abriga exposições sobre a história da Grande Fome e também da emigração em massa de irlandeses para os Estados Unidos e Austrália. A casa está localizada a 30 quilômetros de Cashel, pela estrada R691. A entrada é gratuita.

O Cahir Castle mantém uma estrutura bem preservada e é aberto a visitação. Crédito: Patryk Kosmider | Dreamstime.com

Para quem não se cansa de ver os castelos irlandeses, o Cahir Castle é outro que vale uma parada. Construído entre os séculos 13 e 15, ele foi palco de cercos e bombardeios durante séculos. De posse da poderosa família Butlers, em 1375, o castelo foi capturado três vezes em sua história, nos anos de 1599, 1647 e 1650. Sendo que, em 1961, após a morte do Lorde de Cahir, o castelo passou a ser propriedade do governo irlandês. Ainda hoje a construção está bem preservada, mantendo sua torre original e sua estrutura de defesa. A visita custa 3 euros para adultos e 1 euro para estudantes.

Também em Cahir, praticamente na divisa entre os condados de Tipperary e Cork, está localizada a caverna Mitchelstown. Descoberta em 1833, quando um operário acidentalmente derrubou seu equipamento por uma fenda na região, a caverna é uma das maiores da Europa e conta com uma beleza de tirar o fôlego. As visitas são guiadas, custam 9 euros por pessoa e incluem três cavernas. O curioso é que, independentemente da época do ano, a temperatura em seu interior continua constante a 12 graus.

Por que ir?

Tipperary apresenta alguns dos mais icônicos monumentos da história irlandesa, como o Rock of Cashel e o Castelo de Cahir. Além disso, possui um visual bucólico e charmoso, com paisagens deslumbrantes, podendo ser um excelente refúgio para descansar e curtir a natureza.

Ficou com vontade de fazer intercâmbio? Comece por aqui!

Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Associação de Escolas de inglês na Irlanda pede ao setor de imigração ‘período de transição’ para novas regras de comprovação financeira

Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…

3 de abril de 2025

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025