Segundo o Censo irlandês de 2016, o volume de brasileiros na Irlanda cresceu quase 60% nos últimos anos, e Dublin continua sendo o destino escolhido pela maioria dos intercambistas. Esse agrupamento de brasileiros na capital irlandesa, tem causado muito incômodo para muita gente, já que hoje em dia escuta-se o bom e sonoro Português em cada esquina do centro da cidade. É por essa razão que muitos intercambistas brasileiros têm desviado a rota para outros destinos, como Cork, Limerick e Galway.
E quando se trata do oeste irlandês, Galway desponta como uma das opções mais interessantes. Uma cidade com ares de interior, mas com boas oportunidades de trabalho, além de grande rotatividade de estudantes universitários.
Claro que se compararmos com Dublin, ou mesmo com algumas de nossas capitais brasileiras, morar em uma cidade com cerca de 80 mil habitantes pode soar, no primeiro momento, como se deslocar para o interior.
Mas isso não é a realidade da vibrante Galway. Considerada a quarta maior cidade da República da Irlanda, precedida por Dublin, Cork e Limerick, a cidade das tribos concentra uma grande variedade de serviços importantes para o país, incluindo o Turismo.
Outro fator atrativo é o custo de vida. Morar em Galway pode, sim, ser bem mais econômico que optar por Dublin, especialmente nos quesitos transporte e moradia.
O passe mensal em Galway para o transporte coletivo não ultrapassa os 60 euros mensais, enquanto em Dublin é o dobro. Galway ainda tem a vantagem de, por ser pequena, permitir que a maioria dos percursos seja feito a pé.
Por se tratar de uma região com grande apelo turístico, com locais como Connemara, Aran Islands e mesmo a demanda de estudantes universitários, Galway também oferece possibilidades de trabalho em hotéis, pubs e outras atividades de forma geral. Outro fator importante é que muitas cidades vizinhas, localizadas a apenas 30 minutos de trem de Galway, também são opções viáveis para quem opta pela cidade.
Endereço de importantes universidades irlandesas, como a National University of Ireland, Galway-Mayo Institute of Technology e Galway Technical Institute, Galway é uma opção relevante para quem pretende ir muito além do curso de inglês.
Por conta das universidades e cursos técnicos, Galway passou a atrair, também, as famosas multinacionais estrangeiras, que não param de chegar na Irlanda. Consequentemente, também atrai jovens dispostos a abocanhar vagas no mercado profissional.
Outro fator a considerar ao optar por Galway, é a melhor aproximação com a cultura irlandesa. Apesar de agitada, Galway e todo o seu condado, são conhecidos pela tradição da música irlandesa, assim como o próprio Gaélico, que permanece vivo em algumas vilas.
Doolin e Aran Islands são locais que devem ser apreciados, principalmente para os admiradores da boa música irlandesa.
A “European Capital of Culture” é uma iniciativa da União Europeia com o intuito de promover uma cidade do continente, pelo um período de um ano, no qual a cidade terá a oportunidade de ficar “na vitrine” e mostrar à Europa todo o seu potencial e sua rotina artística, permitindo uma espécie de intercâmbio cultural entre os cidadãos europeus.
É nessa vibe que Galway foi eleita a cidade da vez em 2020 e até lá, a cidade que já é naturalmente animada, vai promover grandes atividades artísticas, além de divulgar a cidade e todo o seu potencial cultural.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…