O governo italiano é parceiro de diversos países ofertando, assim, bolsas de estudos para alunos internacionais que tenham interesse em cursar disciplinas nas principais universidades da Itália. Um dos destinos é Perugia, cidade histórica, cerca de 160 km ao norte de Roma. A cidade é conhecida por suas instituições de ensino, com destaques artísticos, e também por ser berço da criação de um dos chocolates italianos mais tradicionais no mundo – o Baci Perugina. A cidade possui aproximadamente 160 mil habitantes, sendo mais de 40 mil estudantes.
Quem sabe a sua oportunidade está lá?
Na região da Umbria, Perugia se destaca pelas suas duas principais Universidades:
Fundada em 1308, a Universidade de Perugia, como é conhecida no Brasil, possui 11 faculdades, que incluem cursos de Arquitetura, Economia, Farmácia, Matemática, Letras e Medicina. Além dos cursos de graduação, são também oferecidos mestrados. Eles encorajam tanto os seus alunos a aproveitarem oportunidades em outros países, quanto alunos internacionais a aproveitarem o que oferecem, através de programas de intercâmbio como o Erasmus.
A instituição também mantém um centro importante de ensino de línguas – o CLA – onde é possível aprender Italiano, Russo, Inglês, Francês, Espanhol e Português.
A Universidade de Perugia para estrangeiros é a mais antiga instituição da Itália com foco no ensino da cultura e da língua do país. A modalidade mais comum de bolsas é oferecida para cursos universitários com prioridade para professores e alunos de italiano. As oportunidades são sempre divulgadas pelo Ministério de Negócios Estrangeiros da Itália, Sociedade Dante Alighieri ou pela própria Universidade.
Uma boa dica é contatar o Instituto Italiano de Cultura no Brasil, que também costuma divulgar bolsas de reciclagem para professores com cursos adicionais à formação já obtida, além de oportunidades nas outras áreas para as duas universidades.
Os benefícios fornecidos costumam variar de acordo com as condições financeiras dos candidatos. Quanto maior for a sua renda, menor o valor da bolsa. Podem ainda ser oferecidos descontos em serviços como alimentação e moradia.
Entre os documentos exigidos está a declaração de renda traduzida para o italiano e reconhecida pelo consulado, ainda no país de origem do estudante. Deverá ser apresentada a renda familiar caso o candidato ainda não seja independente financeiramente.
É preciso comprovar o conhecimento adequado da língua italiana por meio de um teste de nível. Em cada país os próprios Institutos Italianos de Cultura costumam oferecer cursos e provas do idioma.
Além das principais universidades, Perugia também abriga outras instituições de ensino, como a Perugia Fine Arts Academy “Pietro Vannucci”, fundada em 1573, o Conservatório de Música Perugia, famoso pelo ensino da música clássica, e a Escola de Rádio/Televisão e Jornalismo, da emissora pública do país.
A cidade também é sede do Instituto Umbra, que leva estudantes americanos para estudarem fora do país, e do Centro Nacional para Educação e Formação em Alimentos, a Università dei Sapori (Universidade de Sabores).
Texto Giane Fagundes
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…