O governo italiano é parceiro de diversos países ofertando, assim, bolsas de estudos para alunos internacionais que tenham interesse em cursar disciplinas nas principais universidades da Itália. Um dos destinos é Perugia, cidade histórica, cerca de 160 km ao norte de Roma. A cidade é conhecida por suas instituições de ensino, com destaques artísticos, e também por ser berço da criação de um dos chocolates italianos mais tradicionais no mundo – o Baci Perugina. A cidade possui aproximadamente 160 mil habitantes, sendo mais de 40 mil estudantes.
Quem sabe a sua oportunidade está lá?
Na região da Umbria, Perugia se destaca pelas suas duas principais Universidades:
Fundada em 1308, a Universidade de Perugia, como é conhecida no Brasil, possui 11 faculdades, que incluem cursos de Arquitetura, Economia, Farmácia, Matemática, Letras e Medicina. Além dos cursos de graduação, são também oferecidos mestrados. Eles encorajam tanto os seus alunos a aproveitarem oportunidades em outros países, quanto alunos internacionais a aproveitarem o que oferecem, através de programas de intercâmbio como o Erasmus.
A instituição também mantém um centro importante de ensino de línguas – o CLA – onde é possível aprender Italiano, Russo, Inglês, Francês, Espanhol e Português.
A Universidade de Perugia para estrangeiros é a mais antiga instituição da Itália com foco no ensino da cultura e da língua do país. A modalidade mais comum de bolsas é oferecida para cursos universitários com prioridade para professores e alunos de italiano. As oportunidades são sempre divulgadas pelo Ministério de Negócios Estrangeiros da Itália, Sociedade Dante Alighieri ou pela própria Universidade.
Uma boa dica é contatar o Instituto Italiano de Cultura no Brasil, que também costuma divulgar bolsas de reciclagem para professores com cursos adicionais à formação já obtida, além de oportunidades nas outras áreas para as duas universidades.
Os benefícios fornecidos costumam variar de acordo com as condições financeiras dos candidatos. Quanto maior for a sua renda, menor o valor da bolsa. Podem ainda ser oferecidos descontos em serviços como alimentação e moradia.
Entre os documentos exigidos está a declaração de renda traduzida para o italiano e reconhecida pelo consulado, ainda no país de origem do estudante. Deverá ser apresentada a renda familiar caso o candidato ainda não seja independente financeiramente.
É preciso comprovar o conhecimento adequado da língua italiana por meio de um teste de nível. Em cada país os próprios Institutos Italianos de Cultura costumam oferecer cursos e provas do idioma.
Além das principais universidades, Perugia também abriga outras instituições de ensino, como a Perugia Fine Arts Academy “Pietro Vannucci”, fundada em 1573, o Conservatório de Música Perugia, famoso pelo ensino da música clássica, e a Escola de Rádio/Televisão e Jornalismo, da emissora pública do país.
A cidade também é sede do Instituto Umbra, que leva estudantes americanos para estudarem fora do país, e do Centro Nacional para Educação e Formação em Alimentos, a Università dei Sapori (Universidade de Sabores).
Texto Giane Fagundes
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…