Por Lilian Sousa – O Dom de Ser Livre
Você acredita que a vida é feita de ciclos entre dar e receber? Eu sempre acreditei nisso e hoje, estar aqui escrevendo para você é um exemplo disso! Poder dividir um pouquinho do meu conhecimento para contribuir com os queridos leitores do E-Dublin é um privilégio muito grande. Me sinto retribuindo todas as dicas e aprendizados que sempre encontrei por aqui desde que ainda estava no Brasil.
Assim como muitos de vocês, leitores, eu também sou uma intercambista em Dublin. Já estou aqui há quase dois anos e sou extremamente apaixonada por conhecer novos lugares, novas culturas e novas pessoas. Desde de que me lancei nesta aventura de morar no exterior, eu estou tendo a oportunidade de me reinventar e aprender muito sobre quem eu sou e sobre desenvolvimento pessoal.
Eu fiz da experiência de morar no exterior o meu laboratório e após entrevistar mais de 560 brasileiros expatriados e intercambistas espalhados pelo mundo todo, pelos cinco continentes, pude confirmar que as experiências e desafios de se viver em um outro país, fora da nossa zona de conforto, se repetem de maneiras semelhantes e ao mesmo tempo únicas para todos. E o caminho para lidar bem com os desafios é desenvolver o famoso equilíbrio emocional. Aprender a lidar com os desafios como uma forma de crescimento e aprendizado é um fator decisivo para o sucesso – ou não – do seu intercâmbio.
Foi com base neste ponto de partida que eu decidi me especializar nesta área e usar a minha a minha experiência como Psicóloga, Coach, intercambista e a minha paixão por ajudar pessoas a se transformarem na sua melhor versão, que eu criei o projeto o Dom de Ser Livre.
Atualmente, atuo online ajudando pessoas pelo mundo todo a superarem seus próprios desafios e a buscarem as suas próprias respostas, para aproveitarem ainda mais essa experiência única de se aventurar pelo mundo. Seja no momento de planejar o seu intercâmbio, na hora de se adaptar em um novo país ou decidir entre ficar ou voltar para casa, o autoconhecimento e entender os seus valores são fatores determinantes para que você possa planejar os seus passos estrategicamente e assim se sinta realizado com os seus resultados.
E é sobre isso que falaremos por aqui!
Como lidar com a montanha russa de emoções que vivemos durante o intercâmbio – ansiedade, falta de clareza, excesso de auto critica x vitimização, medo do incerto x excitação pelo novo, como lidar com as expectativas x frustrações durante o intercâmbio, dicas de produtividade para nos dedicarmos ainda mais ao aprendizado do idioma e imersão na nova cultura, dicas de como planejar o futuro e duração do seu intercâmbio, com base nas suas metas de curto, médio e longo prazo, e muito mais!
Será um prazer ter você por aqui participando, mandando suas dúvidas e deixando seus comentários.
E temos uma surpresa! No dia 3 de fevereiro sortearemos um processo de coaching de 5 sessões para um dos leitores do E-Dublin que comentar na série de 5 textos que publicaremos a partir da próxima semana. O objetivo do processo de coaching será ajudar o leitor a traçar as metas para o seu intercâmbio em 2017!
Não fique de fora! Deixe logo seu comentário e não perca a chance de participar! Um abraço.
Sobre a autora:
Para conhecer mais sobre o trabalho da Lilian, acesse O Dom de Ser Livre.
Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…