O Programa Schwarzman Scholars está com as inscrições abertas para o Master’s of Global Affairs, um mestrado na Universidade de Tsinghua, uma das mais conceituadas da China. Trata-se de um projeto voltado para a formação de líderes mundiais e as inscrições vão até 28 de setembro.
A bolsa de um ano, com curso e conteúdo em inglês, inclui os custos com transporte, passagem até a China, seguro-saúde, moradia, um laptop, um smartphone, uma viagem de estudos pelo país e aindauma quantia mensal de cerca de 3,5 mil dólares; além, claro, de cobrir todo o curso e material acadêmico. O aluno deverá escolher entre áreas como Economia e Administração, Políticas Públicas ou Estudos Internacionais e podem se inscrever candidatos com formação em diferentes cursos.
A cada ano, cerca de 200 novos candidatos de diversas culturas, abrangendo 30 países, ingressam no programa, que já está em sua terceira edição, sendo 45% americanos, 20% chineses e 35% de outras nações.
Para participar, os interessados devem ter de 18 a 28 anos incompletos (até 1°de agosto), graduação completa (até agosto de 2017), histórico escolar, currículo e proficiência comprovada em inglês por TOEFL ou IELTS. Também é necessário enviar quatro cartas de recomendação, três cartas de motivação contendo informações como: descritivo pessoal (seu interesse no curso), sobre o tema do curso e a relevância deste para o mundo atual. Embora não seja obrigatório, o programa solicita ao candidato o envio (em inglês) de uma apresentação pessoal em vídeo de até um minuto. Recomenda-se que toda a documentação, incluindo as cartas, estejam em inglês. As inscrições podem ser feitas no site da fundação.
As cartas de motivação são um recurso recorrente das instituições de ensino no exterior, sobretudo para candidaturas a bolsas de estudo – desde um curso regular até uma graduação, mestrado etc. Este material é utilizado para saber um pouco mais sobre as ideias dos candidatos referente a temas que concernem à bolsa e, assim, complementar os demais requisitos de cada seleção. Ao redigir o material, é importante ser objetivo, honesto e com atenção à ortografia do idioma.
De acordo com a Schwarzman Scholars, o intuito do programa é capacitar novos líderes mundiais que estejam “dispostos a assumir riscos, ampliar sua visão de mundo e construir suas capacidades profissionais por meio de uma imersão na cultura e na sociedade chinesa”, como explica o diretor global de admissões do Schwarzman Scholars, Rob Garris. Além disso, os organizadores acreditam que o programa é um incentivo ao futuro das nações e das novas relações interculturais.
Se você é antenado e quer deixar sua marca no mundo, quem sabe não é sua oportunidade?
Imagens via Depositphotos
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Assim como todos os anos, a festa brasileira toma conta de Dublin e outras cidades,…
O Met Éireann, que realiza a previsão do tempo na Irlanda, emitiu um alerta vermelho…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…