Categories: Destinos pela Europa

Que tal um Mochilão pela Croácia?

Por Matheus Rachid

Está planejando uma viagem para um lugar novo, com belas paisagens e opções variadas de passeios? A possibilidade que mostraremos para você é ainda considerada exótica, já que é um país que apenas recentemente passou a figurar nos roteiros de Eurotrip, mas que oferece experiências incríveis para o público jovem e adulto. O E-Dublin selecionou lugares de tirar o fôlego para um mochilão pela Croácia, destino muito bem conceituado por aqueles que já lá estiveram. Que tal?

Por ser um destino famoso por suas praias, recomenda-se a visita em épocas de temperaturas amenas como Primavera e Verão para que se possa desfrutar do passeio sem surpresas climáticas.

1ª Parada: Zagreb, A Capital Croata

Há algumas maneiras de se chegar à capital, Zagreb, que é onde começamos nosso roteiro. Partindo de Dublin, terá que investir aproximadamente 200 euros numa passagem ida e volta, mas, caso esteja incluindo a Croácia no seu roteiro de viagem ao leste europeu, é quase lei passar por lugares como Viena, na Austria, e Budapeste, na Hungria, que são países vizinhos à Croácia e, portanto, oferecem opções bem mais acessíveis, com valores que variam de 30 a 100 euros de ônibus ou trem.

Continua após a publicidade

Zagreb é a maior cidade croata. Fascina por sua beleza tipicamente mediterrânea e surpreende por possuir uma nightlife bastante agitada, portanto é o principal lugar do nosso roteiro que recomendamos aos que curtem uma balada. A população é bem cosmopolita, como na maioria das capitais europeias, e muito receptiva a turistas. É uma cidade com boas opções de hospedagem, oferecendo hostels desde 8 a 25 euros por noite. Dentre os programas recomendados estão idas aos tradicionais cafés e restaurantes na famosa rua Tkalciceva (passeio ideal para saborear a culinária local que, pela proximidade com a Itália, é rica em massas e queijos) , passeios no Maksimir Park, uma belíssima área verde da cidade e bares como o Alcatraz e o Branimir Centar, ótimos para uma cerveja croata Karlovacko ou Osjecko, por exemplo.

2ª Parada: Split, A Flor do Mediterrâneo

Após a estada na movimentada Zagreb, a boa agora é relaxar e curar a ressaca acumulada das últimas noites indo pra uma área litorânea. Split é o lugar perfeito para isso! Informe-se no hostel sobre a melhor opção de transporte que lhe cabe – ônibus ou trem – e pé na estrada.

Dependendo do transporte escolhido, a viagem pode durar entre 4h e 5h com custo a partir de 25 euros. Split é a maior cidade da Costa Adriática. As praias de Bacvice e Ovcice figuram entre as mais visitadas por serem mais perto do centro da cidade, porém, pegando um ferry (há horários de saída desde as 9h30 da manhã até 17h30, 4 vezes ao dia em média) por 9 euros, você alcança a ilha de Hvar em apenas 1h, uma ilha calma, com praias lindas e relaxantes de água cristalina! Recomendamos que vá pela manhã, para aproveitar o sol e um passeio de bicicleta, e volte ao final da tarde para Split.

3ª e Última Parada: Dubrovnik, A Pérola do Adriático

Após uma estada com atrações variadas, você está pronto para fechar com chave de ouro a sua trip pela Croácia, afinal não é à toa que o apelido do próximo destino é “Pérola”. Para ir de Split à Dubrovnik a viagem de ônibus dura 4h com custo de, aproximadamente, 30 euros.

Localizada no extremo sul da Dalmácia, região que abrange territórios da Croácia, Montenegro e Bósnia, Dubrovnik tem uma história de muitas guerras territoriais e uma forte cultura marítima. Vale muito a pena ir às Ancient City Walls, na parte antiga da cidade, onde encontrará um bom overview para fotos além de aprender sobre o que se passou ali. Se tiver afim de reforçar o bronzeado já adquirido, pegue novamente um ferry de 8 euros e, em 1h, chegue a uma ilhazinha chamada Mljet, perfeita para um “mergulho turístico”, que inclui escombros de um antigo navio romano datado do século III e ainda um barco-torpedo alemão da 2ª Guerra Munidal.

E é por aqui que terminamos nosso roteiro. Deu pra relaxar, conhecer lugares magníficos e não gastar tanto! Curtiu? Então deixe seu comentário!

Ávany França

Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024