Que tal um mochilão pelos Países Baixos a bordo de um trem?

Que tal um mochilão pelos Países Baixos a bordo de um trem?

Elizabeth Gonçalves

8 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

paisesbaixo.shutterstock_256978837

Os Países Baixos possuem uma das mais extensas e modernas malhas de transporte público do mundo, sendo que todas as cidades do país estão conectadas, seja por trem ou ônibus. Assim fica fácil deixar o carro em casa e utilizar o transporte público. Aliás, essa é a atitude da maioria dos holandeses, principalmente porque esse costuma ser o meio de locomoção mais rápido e barato.

Outra razão para isso é que, como o país é bem pequeno e todos os principais destinos estão localizados a menos de três horas de Amsterdã, como consequência disso, viajar de trem, por exemplo, pode ser bem confortável. Portanto, se você está se programando para explorar os Países Baixos, use e abuse dos trens holandeses.

O sistema é operado pela companhia nacional Nederlandse Spoorwegen, conhecida como NS, que oferece trens rápidos, modernos e, em 90% dos casos, pontuais. Os bilhetes para viagens intermunicipais podem ser comprados pela internet, na bilheteria e também nas máquinas de autoatendimento, que geralmente estão disponíveis em inglês, alemão e francês.

amstedam shutterstock_189863267

A bela Amsterdam. Foto: Shutterstock

Durante o dia, para destinos populares no país, é possível encontrar trens saindo das principais estações com intervalos de 15 minutos a 1 hora. Algumas linhas operam também durante a madrugada, com trens de hora em hora para destinos como Amsterdã, Utrecht, Haia, Rotterdam, entre outros.

Entretanto, para viagens entre cidades ou para visitar outros países a partir da Holanda, empresas como Eurail, Rail Europe, Thalys, entre outras, também oferecem passagens a preços competitivos, assim, antes de fazer sua reserva, vale pesquisar as tarifas.

Para onde ir?

O que não falta nos Países Baixos é opção de cidades interessantes para se visitar. Utrecht, por exemplo, está localizada a cerca de 30 minutos de trem da estação central de Amsterdã e o bilhete custa 7,20 euros.

Outra opção é Maastricht, cidade localizada no sudoeste do país e famosa por seu folclore. Nesse caso a viagem é mais longa, leva em torno de 2 horas e meia. Os tíquetes de trem custam 24,70 euros com saída da capital holandesa.

Para visitar a charmosa e histórica cidade de Delft, por exemplo, bastam 56 minutos em um trem e 12,40 euros, também considerando Amsterdã como o ponto de partida.

Cidade de Delf, na Holanda.Foto: Shutterstock

Cidade de Delf, na Holanda.Foto: Shutterstock

Dicas

Para evitar trens lotados, evite viajar nos horários de pico, o que compreende a faixa de horário das 8 às 9h30 da manhã e também das 16 às 18h30.

Todos os trens possuem banheiros, entretanto, eles não são lá muito confortáveis. Porém, é bem fácil encontra-los em todas as estações com acesso gratuito.

E por falas nas estações, todas elas possuem áreas estritamente específicas para fumantes. Lembramos que fumar fora desses espaços certamente vai lhe render uma multa.

Com relação à bagagem, é possível levar uma bagagem de mão sem que seja necessário o pagamento de taxas extras. Se você vai fazer um bate-volta e não quer carregar sua mochila pesada, utilize os guarda-volumes das estações centrais, cujas tarifas custam a partir de 3,85 euros pelo período de 24 horas.

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Veja também

Curiosidades sobre a Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email