Notícias

Quem possui passaporte europeu não precisa comprovar residência para entrar na Irlanda

O E-Dublin entrou em contato com o Departamento de Justiça da Irlanda para tirar uma dúvida comum dos brasileiros que possuem passaporte europeu. Afinal, é preciso comprovar residência na Irlanda mesmo com um passaporte italiano, português ou espanhol (só para citar alguns países que fazem parte da UE)?

De acordo com o porta-voz do Departamento, uma pessoa que possui um passaporte europeu “tem o direito de circular livremente entre os Estados-Membros da UE e não precisa provar residência na Irlanda para viajar para a Irlanda”, mesmo durante o lockdown.

Quem possui passaporte europeu não precisa comprovar residência na Irlanda para entrar no país, segundo Departamento de Justiça. Foto: Pxhere

No entanto, ele ressaltou que todas as pessoas que viajam para a Irlanda devem preencher o formulário localizador de passageiros no qual é necessário indicar se o propósito da viagem é essencial ou não. “Uma pessoa que fornecer informações falsas intencionalmente no formulário comete um crime”, ressalta.

“É contra a lei qualquer pessoa viajar na Irlanda para fins não essenciais e as pessoas podem ser multadas por isso, com uma multa de 500 euros para viagens internacionais não essenciais. Você pode ser solicitado a fornecer uma prova do propósito da viagem”, disse.

Continua após a publicidade

Ele ressalta, ainda, que os requisitos de quarentena obrigatória (já citados acima) de viagens do Brasil e de outros países, são para passageiros “independentemente de seu passaporte ou nacionalidade (e, portanto, isso inclui portadores de passaporte irlandês / EEE ou residentes na Irlanda)” e isso inclui a quarentena em hotéis que deve ser imposta em breve.

No caso de pessoas casadas com portadores de um passaporte europeu, essas precisam de visto e os vistos, conforme já publicamos no E-Dublin, estão suspensos no momento. Ou seja, se o marido ou a esposa de um europeu ainda não possui o visto de residência na Irlanda e não tem motivos essenciais e urgentes para viajar, não poderá entrar, no momento, no país.

O cônsul da Irlanda em São Paulo, no Brasil, realizou uma reunião com o intuito de ratificar as regras de viagens entre Brasil e Irlanda, listando pontos importantes que devem ser levados em conta na hora de pensar em viajar.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024