A primeira semana do seu intercâmbio será decisiva em sua vida. Depois de um certo tempo, quando as coisas se ajeitarem e você finalmente começar a vivenciar essa experiência, você certamente dirá: “Lembra da primeira semana? Achei que não ia conseguir!”. É o clima, a nova língua, a nova escola, a cidade e suas artimanhas, encontrar casa, ir na imigração… uma loucura.
Sabe quem estará lá com você? Aquele amigo que você certamente fará nessa primeira semana.
Se você é desses que já veio acompanhado, sinta-se privilegiado. A maioria dos intercambistas se joga no mundo sem conhecerem ninguém, e lá no fundo isso é muito emocionante. É recompensador.
Você vai encontrar esse amigo nos grupos de WhatsApp ainda no Brasil, no aeroporto durante a escala, na acomodação durante os primeiros dias ou até na escola. Vocês vão se conectar instantaneamente, vão descobrir os lugares juntos, vão se ajudar na hora do supermercado e até sair pra entregar currículo. E depois vão querer viver na mesma casa, mesmo que seja quase impossível encontrar duas vagas de acomodação em um mesmo lugar.
O tempo aqui passa diferente. Um dia é quase uma semana. Uma semana é quase um mês. As relações dobram de intensidade. Sempre é “tudo ou nada”. Muitos amigos por aqui chamam a vida na Irlanda de “montanha russa” – uma hora você está lá em cima e de repente tudo muda, geralmente em uma velocidade incrível. E advinha quem estará sempre lá? O dito cujo!
Duvida? Então conheça algumas histórias!
“O Aeroporto de Londres foi a maior tensão: fazer a escala, entender os painéis em inglês, sem contar aquele frio na barriga de medo. Eu olhava de um lado para o outro, quando vi duas meninas na mesma situação. Perguntei se elas estavam indo pra Dublin, e elas eram brasileiras! (UFA!) Aí já começamos a conversar, dividir nossas histórias e expectativas, a dizer quem deixamos pra trás e os nossos medos. Nos separamos no momento de passar pela imigração, mas trocamos telefones, pois eu já sabia que nós seríamos amigas. Como o meu intercâmbio foi de 3 meses, elas foram meu porto seguro. Eu optei por morar com uma Host Family, logo a casa delas tornou-se minha segunda casa. Foi cama dividida, almoços brasileiros, dicas de beleza e duas mineiras que eu vou levar pra sempre. Eu voltei para o Brasil, mas nossa amizade é eterna. Espero por elas em Fortaleza.”
“Eu tinha fechado apenas uma semana de acomodação – fiquei no desespero total. Não aparecia nenhuma vaga permanente, logo a vaga temporária foi a solução. O Fabiano já morava lá e demos certo de imediato. Uma vaga fixa apareceu dentro da casa e me escolheram pra ficar lá – e eu sei que, no fundo, o sim veio dele. Entre as cervejas e as dicas, a amizade se fortaleceu. Foi dele, também, que veio minha indicação pra vaga de emprego. Depois de um mês com tantos Nãos, de repente me veio esse Sim. Consegui a vaga. Eu devo muito a ele. Nos tornamos amigos, flatmates e workmates. Aqui é tudo muito intenso e essa amizade levarei pra vida toda. Tudo que puder eu farei de volta pra ele. O Fabi é meu parça!”
“Eu a conheci no aeroporto aqui de Dublin. Nós viemos pela mesma agência e acabamos indo parar na mesma acomodação. Na casa, nós também ficamos no mesmo quarto e descobrimos que iríamos estudar na mesma escola. E advinha? Na escola, ficamos na mesma sala! Os valores e ideias foram os fatores que mais combinaram, pra mim. Na primeira compra de supermercado, a união foi tamanha que já decidimos dividir tudo. Lutamos até encontrarmos uma vaga onde poderíamos morar juntas. Para mim, a Suane é a minha família em Dublin. Ela que me dá forças pra continuar aqui, minha alegria do dia a dia. Ela é o ponto de apoio que fez toda diferença no inicio do meu intercâmbio.”
E, assim como essas, existem várias histórias incríveis de amizade que foram construídas e fortalecidas na Ilha Esmeralda. O meu melhor amigo da primeira semana se chama Diogo. Toda vez que toca “Sorry” do Justin Bieber (acreditem!) é dele que eu me lembro. Infelizmente ele ficou aqui por apenas 3 meses, mas foi tempo mais do suficiente pra eu levá-lo para a vida toda.
Aliás, esse é o único problema dos amigos que você faz nessa aventura, um dia eles irão embora. Mas o que vocês viveram não só estarão nas fotos, mas guardados e relembrados em tantas fotos por muitos anos.
Está na hora de fazer novos amigos? A Irlanda te espera de braços abertos!
Revisado por Tarcísio Junior
Imagem de capa via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…