Quem se tornou o seu melhor amigo no intercâmbio?

Foto: Shutterstock

A primeira semana do seu intercâmbio será decisiva em sua vida. Depois de um certo tempo, quando as coisas se ajeitarem e você finalmente começar a vivenciar essa experiência, você certamente dirá: “Lembra da primeira semana? Achei que não ia conseguir!”. É o clima, a nova língua, a nova escola, a cidade e suas artimanhas, encontrar casa, ir na imigração… uma loucura.

Sabe quem estará lá com você? Aquele amigo que você certamente fará nessa primeira semana.

Se você é desses que já veio acompanhado, sinta-se privilegiado. A maioria dos intercambistas se joga no mundo sem conhecerem ninguém, e lá no fundo isso é muito emocionante. É recompensador.

Você vai encontrar esse amigo nos grupos de WhatsApp ainda no Brasil, no aeroporto durante a escala, na acomodação durante os primeiros dias ou até na escola. Vocês vão se conectar instantaneamente, vão descobrir os lugares juntos, vão se ajudar na hora do supermercado e até sair pra entregar currículo. E depois vão querer viver na mesma casa, mesmo que seja quase impossível encontrar duas vagas de acomodação em um mesmo lugar.

Continua após a publicidade

O tempo aqui passa diferente. Um dia é quase uma semana. Uma semana é quase um mês. As relações dobram de intensidade. Sempre é “tudo ou nada”. Muitos amigos por aqui chamam a vida na Irlanda de “montanha russa” – uma hora você está lá em cima e de repente tudo muda, geralmente em uma velocidade incrível. E advinha quem estará sempre lá? O dito cujo!

Duvida? Então conheça algumas histórias!

Beatriz e suas amigas Andreza e Wiara

Crédito: Arquivo pessoal de Andreza Medeiros.

“O Aeroporto de Londres foi a maior tensão: fazer a escala, entender os painéis em inglês, sem contar aquele frio na barriga de medo. Eu olhava de um lado para o outro, quando vi duas meninas na mesma situação. Perguntei se elas estavam indo pra Dublin, e elas eram brasileiras! (UFA!) Aí já começamos a conversar, dividir nossas histórias e expectativas, a dizer quem deixamos pra trás e os nossos medos. Nos separamos no momento de passar pela imigração, mas trocamos telefones, pois eu já sabia que nós seríamos amigas. Como o meu intercâmbio foi de 3 meses, elas foram meu porto seguro. Eu optei por morar com uma Host Family, logo a casa delas tornou-se minha segunda casa. Foi cama dividida, almoços brasileiros, dicas de beleza e duas mineiras que eu vou levar pra sempre. Eu voltei para o Brasil, mas nossa amizade é eterna. Espero por elas em Fortaleza.

Maycon e seu “parça” Fabiano

Crédito: Arquivo pessoal de Fabiano Araújo.

Eu tinha fechado apenas uma semana de acomodação – fiquei no desespero total. Não aparecia nenhuma vaga permanente, logo a vaga temporária foi a solução. O Fabiano já morava lá e demos certo de imediato. Uma vaga fixa apareceu dentro da casa e me escolheram pra ficar lá – e eu sei que, no fundo, o sim veio dele. Entre as cervejas e as dicas, a amizade se fortaleceu. Foi dele, também, que veio minha indicação pra vaga de emprego. Depois de um mês com tantos Nãos, de repente me veio esse Sim.  Consegui a vaga. Eu devo muito a ele. Nos tornamos amigos, flatmates e workmates. Aqui é tudo muito intenso e essa amizade levarei pra vida toda. Tudo que puder eu farei de volta pra ele. O Fabi é meu parça!”

Camila e sua best friend Suane

Crédito: Arquivo pessoal de Camila Guerra.

“Eu a conheci no aeroporto aqui de Dublin. Nós viemos pela mesma agência e acabamos indo parar na mesma acomodação. Na casa, nós também ficamos no mesmo quarto e descobrimos que iríamos estudar na mesma escola. E advinha? Na escola, ficamos na mesma sala! Os valores e ideias foram os fatores que mais combinaram, pra mim. Na primeira compra de supermercado, a união foi tamanha que já decidimos dividir tudo. Lutamos até encontrarmos uma vaga onde poderíamos morar juntas. Para mim, a Suane é a minha família em Dublin. Ela que me dá forças pra continuar aqui, minha alegria do dia a dia. Ela é o ponto de apoio que fez toda diferença no inicio do meu intercâmbio.”

E, assim como essas, existem várias histórias incríveis de amizade que foram construídas e fortalecidas na Ilha Esmeralda. O meu melhor amigo da primeira semana se chama Diogo. Toda vez que toca “Sorry” do Justin Bieber (acreditem!) é dele que eu me lembro. Infelizmente ele ficou aqui por apenas 3 meses, mas foi tempo mais do suficiente pra eu levá-lo para a vida toda.

Aliás, esse é o único problema dos amigos que você faz nessa aventura, um dia eles irão embora. Mas o que vocês viveram não só estarão nas fotos, mas guardados e relembrados em tantas fotos por muitos anos.

Está na hora de fazer novos amigos? A Irlanda te espera de braços abertos!

Revisado por Tarcísio Junior
Imagem de capa via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Thaiz Beltrão

Mineira lá do interior, que precisava ver o mundo com os próprios olhos e embarcou nessa viagem. Jornalista com mais de 20 anos de paixão por livros, história e um coração atleticano. Capricorniana por si só, amante dos causos da vida e das voltas que o planeta dá.

Recent Posts

Dublin registra 11 dias consecutivos sem sol, igualando recorde de 1969

A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…

20 de fevereiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’ na Irlanda: crítica irlandesa enaltece filme brasileiro

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio agrícola: como estudar e trabalhar em fazendas no exterior

Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…

19 de fevereiro de 2025

Feira gratuita de universidades em Dublin vai auxiliar intercambistas na escolha de cursos

No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…

19 de fevereiro de 2025

Nova Zelândia: curiosidades sobre o país do Senhor dos Anéis

Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio High School: como fazer o ensino médio no exterior

O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…

18 de fevereiro de 2025