Para quem pretende incrementar o currículo investindo em uma graduação de ponta no exterior, a primeira coisa a se fazer é obter o máximo de informações sobre a universidade onde se pretende estudar e também verificar em quais áreas ela é referência.
A missão pode até parecer complicada, mas os rankings anuais são de grande ajuda na hora de começar a pesquisa. Um dos mais respeitados é o QS World University Rankings, elaborado pela consultoria britânica Quacquarelly Symonds.
Portanto, conheça aqui quais universidades são referência em determinadas áreas, para poder planejar os seus próximos passos com maior segurança. A boa notícia é que nem sempre é necessário cruzar um oceano para se ter um diploma de ponta, já que instituições brasileiras como USP, UNESP, UNICAMP, entre outras, também figuram entre as principais do mundo.
A Universidade de São Paulo (USP) aparece no ranking da QS em 46º lugar para o curso de comunicação social. Ela é a única universidade brasileira entre as 50 melhores do mundo para o curso. No topo dessa lista está a Universidade de Wisconsin Madison, nos Estados Unidos, seguida pela britânica London School of Economics and Political Science. Em terceiro lugar vem a universidade de Berkeley, na Califórnia.
Se a sua intenção é engatar uma carreira em Direito, como já é de se imaginar, o topo da lista é ocupado por nada menos do que Harvard. Em seguida estão Oxford e Cambridge, ambas britânicas. Em quarto lugar vem outra americana, Yale.
Quer fugir desses destinos clichês? A universidade de Melbourne, na Austrália, ocupa a oitava posição do ranking. A universidade de Toronto, no Canadá, está em 21º e a universidade de Hamburgo, na Alemanha, fica com o 41º lugar.
A área de TI está em alta ao redor do mundo, mas na hora de escolher um curso de qualidade fora do Brasil, qual é o melhor? De acordo com o ranking da QS, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) tem o melhor curso de Ciência da Computação. Mais duas universidades americanas vêm em seguida, Stanford e Carnegie Mellon. Para quem não está interessado em estudar nos Estados Unidos, uma boa saída é o Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, na Suíça, que ocupa o 8º lugar na lista.
Na verdade, o MIT é imbatível quando se trata da área de tecnologia. Mesmo assim, universidades de países como Itália, Japão, Singapura, Austrália e Índia também aparecem no ranking entre as 50 melhores do mundo para a área. Aliás, a USP e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) possuem cursos de graduação entre os 100 melhores para o setor.
Se o seu sonho não é apenas ser médico, mas também estudar medicina na melhor universidade do mundo, Harvard é o caminho. A Trinity College, em Dublin, e a USP também aparecem na lista entre as melhores universidades para o curso.
Para quem quer estudar algo relacionado a finanças e contabilidade, os Estados Unidos é o destino mais certeiro para engatar a carreira. Harvard ocupa o primeiro lugar da lista. Stanford e MIT ocupam a quinta e sexta posição, respectivamente.
Instituições de países como Japão, Nova Zelândia, China, Itália, Dinamarca, Holanda, Canadá, Coreia do Sul, Suíça, Taiwan e Suécia estão entre os 50 melhores no ranking.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aparece em 34º lugar no ranking das melhores universidades para o curso de História. Na 42ª posição, mais uma instituição brasileira, a UFRJ.
A Trinity College Dublin surge na 48ª posição. O primeiro e segundo lugar da lista ficam com instituições as britânicas Cambridge e Oxford, respectivamente. Harvard, Yale, Princeton e Berkeley ocupam as posições seguintes.
Em Filosofia, a Unicamp ocupa o 42º lugar. Ainda na América Latina, a Universidade de Buenos Aires está em 47º lugar. A primeira posição para o curso fica com a Universidade de Nova Iorque.
Curioso para saber quais são as instituições de referência para o seu curso? Consulte aqui a lista completa do ranking da QS e conte para a gente nos comentários quais são os seus planos de estudar no exterior.
Revisado por Tarcisio Junior
Aprender inglês é um objetivo comum para muitos, mas nem sempre há recursos disponíveis para…
O ano vai passando e você ainda está em cima do muro sem saber como…
O frio já está ficando cada vez mais forte na Irlanda com a aproximação do…
Quer descobrir como é possível ter um trabalho em Londres? No texto de hoje, você…
A comprovação financeira para estrangeiros intercambistas na Irlanda é um requisito importante para obter um…
A iluminação de Natal em Dublin é uma das partes favoritas do inverno. Ou seja,…