Quer trabalhar na Irlanda? Aposte nas certificações

Muito se busca sobre as vagas de trabalho formal para estrangeiros na Irlanda. Já publicamos diversas matérias sobre o assunto: as áreas com demanda, a burocracia com a documentação, visto e as oportunidades autorizadas pelo governo.

No entanto, inclusive para aqueles que já têm o visto, seja do tipo Green Card, Work Permit, Stamp 1, 1A, 1G, 2 ou 4, a residência ou, ainda, a tão sonhada cidadania europeia, algumas certificações são exigidas — o que também diminui o número de vagas para estrangeiros. Logo, alinhar-se à empregabilidade na Ilha Esmeralda pode se tornar um grande desafio.

Os certificados

Algumas certificações são exigidas para as vagas de trabalho formal para estrangeiros na Irlanda. Crédito: Tashatuvango | Dreamstime

Você talvez já tenha ouvido falar em FETAC, NFQ Level (National Framework of Qualifications), Graduate Scheme, ILEP (Interim List of Eligible Programmes — uma lista dos programas / cursos reconhecidos pelo governo irlandês), entre outros, e ter se perguntado como tais siglas interferem na conquista do seu emprego formal na Irlanda. A resposta é simples. Algumas delas representam certificados para a atuação em sua profissão — praticamente seu passaporte para uma vaga.

Os  antes chamados de FETAC, também conhecidos como técnicos, são uma categoria intermediária entre o ensino médio e uma universidade e preparam o profissional para o mercado de trabalho de forma generalista, em alguns programas. Os cursos têm duração máxima de um ano, conforme a área, e nem sempre exigem a proficiência de inglês.

Continua após a publicidade

Leia também: Intercâmbio na Irlanda para estudar, trabalhar e viajar em 2020

O que dizem os recrutadores?

Sistema de Educação na Irlanda

Já para aplicar aos certificados ou qualificações do tipo NFQ, vale lembrar que o sistema de Educação na Irlanda, sobretudo para o ensino superior, é regido pelo Quality and Qualifications Ireland (QQI), um órgão composto de diferentes instituições e que é responsável pelo NFQ, um sistema com níveis de 1 a 10 que dá aos estudantes as qualificações necessárias para o ingresso no curso (ou profissão) desejado.

Ele padroniza conteúdo e carga horária, conferindo parâmetros de base e comparação entre diferentes instituições de ensino (nacionais e internacionais) em níveis tecnológico, de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, além do reconhecimento do diploma de outro país.

As possibilidades de trabalho profissional na Irlanda exigem NFQ entre 8 e 10 — o que corresponde ao diploma de bacharel no Brasil para a maioria das profissões. Para atuar como professor, principalmente universitário, por exemplo, o governo irlandês exige NFQ 10, o que equivale a um doutorado. As equivalências também podem ser consultadas no site do QQI.

Cursos e garantias

As possibilidades de trabalho na Irlanda exigem NFQ entre 8 e 10, o que corresponde ao diploma de bacharel no Brasil para a maioria das profissões. Crédito: Katkov \ Dreamstime

Portanto, para a obtenção de alguns certificados — e a conquista de vagas —, vale consultar qual o nível exigido para sua atuação e se a sua formação no Brasil atinge a pontuação ou, ainda, se será preciso algum curso complementar local que permita a você tal aplicação.

No caso de ingressar em algum curso, também fique atento aos programas e instituições que são válidos. O Qualifax pode ser uma boa fonte de consulta para esses quesitos. Entender o sistema é fundamental para manter o foco e garantir o resultado.

Deby Pimentel

Jornalista com MBA em Marketing e Empreendedorismo e uma paulistana apaixonada por fotografia, gastronomia e tecnologia. Uma virginiana que adora novas culturas e desafios. Acredita que a informação é sempre a melhor maneira de transformar sonhos em possibilidades.

Recent Posts

Tempestade Éowyn deve afetar a irlanda com ventos fortes, chuva e neve nesta quinta-feira

O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…

21 de janeiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’: cinema de Dublin tem 5 sessões esgotadas para o filme e promove evento extra

O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…

21 de janeiro de 2025

Morar na Austrália: vistos, planejamento e cidades para viver em 2025

Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…

21 de janeiro de 2025

Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2025)

Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…

20 de janeiro de 2025

Bolsa de estudos na Irlanda 2025: vagas abertas para mestrado e doutorado

O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…

19 de janeiro de 2025

Faculdade de graça na Irlanda: vagas abertas (2025)

Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…

19 de janeiro de 2025