Quer trabalhar na Irlanda? Aposte nas certificações

Muito se busca sobre as vagas de trabalho formal para estrangeiros na Irlanda. Já publicamos diversas matérias sobre o assunto: as áreas com demanda, a burocracia com a documentação, visto e as oportunidades autorizadas pelo governo.

No entanto, inclusive para aqueles que já têm o visto, seja do tipo Green Card, Work Permit, Stamp 1, 1A, 1G, 2 ou 4, a residência ou, ainda, a tão sonhada cidadania europeia, algumas certificações são exigidas — o que também diminui o número de vagas para estrangeiros. Logo, alinhar-se à empregabilidade na Ilha Esmeralda pode se tornar um grande desafio.

Os certificados

Algumas certificações são exigidas para as vagas de trabalho formal para estrangeiros na Irlanda. Crédito: Tashatuvango | Dreamstime

Você talvez já tenha ouvido falar em FETAC, NFQ Level (National Framework of Qualifications), Graduate Scheme, ILEP (Interim List of Eligible Programmes — uma lista dos programas / cursos reconhecidos pelo governo irlandês), entre outros, e ter se perguntado como tais siglas interferem na conquista do seu emprego formal na Irlanda. A resposta é simples. Algumas delas representam certificados para a atuação em sua profissão — praticamente seu passaporte para uma vaga.

Os  antes chamados de FETAC, também conhecidos como técnicos, são uma categoria intermediária entre o ensino médio e uma universidade e preparam o profissional para o mercado de trabalho de forma generalista, em alguns programas. Os cursos têm duração máxima de um ano, conforme a área, e nem sempre exigem a proficiência de inglês.

Continua após a publicidade

Leia também: Intercâmbio na Irlanda para estudar, trabalhar e viajar em 2020

O que dizem os recrutadores?

Sistema de Educação na Irlanda

Já para aplicar aos certificados ou qualificações do tipo NFQ, vale lembrar que o sistema de Educação na Irlanda, sobretudo para o ensino superior, é regido pelo Quality and Qualifications Ireland (QQI), um órgão composto de diferentes instituições e que é responsável pelo NFQ, um sistema com níveis de 1 a 10 que dá aos estudantes as qualificações necessárias para o ingresso no curso (ou profissão) desejado.

Ele padroniza conteúdo e carga horária, conferindo parâmetros de base e comparação entre diferentes instituições de ensino (nacionais e internacionais) em níveis tecnológico, de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, além do reconhecimento do diploma de outro país.

As possibilidades de trabalho profissional na Irlanda exigem NFQ entre 8 e 10 — o que corresponde ao diploma de bacharel no Brasil para a maioria das profissões. Para atuar como professor, principalmente universitário, por exemplo, o governo irlandês exige NFQ 10, o que equivale a um doutorado. As equivalências também podem ser consultadas no site do QQI.

Cursos e garantias

As possibilidades de trabalho na Irlanda exigem NFQ entre 8 e 10, o que corresponde ao diploma de bacharel no Brasil para a maioria das profissões. Crédito: Katkov \ Dreamstime

Portanto, para a obtenção de alguns certificados — e a conquista de vagas —, vale consultar qual o nível exigido para sua atuação e se a sua formação no Brasil atinge a pontuação ou, ainda, se será preciso algum curso complementar local que permita a você tal aplicação.

No caso de ingressar em algum curso, também fique atento aos programas e instituições que são válidos. O Qualifax pode ser uma boa fonte de consulta para esses quesitos. Entender o sistema é fundamental para manter o foco e garantir o resultado.

Deby Pimentel

Jornalista com MBA em Marketing e Empreendedorismo e uma paulistana apaixonada por fotografia, gastronomia e tecnologia. Uma virginiana que adora novas culturas e desafios. Acredita que a informação é sempre a melhor maneira de transformar sonhos em possibilidades.

Recent Posts

Imigrantes na Irlanda maior taxa de emprego do que nativos, mas vivem mais na pobreza

Estudo revela que imigrantes têm maior taxa de emprego que irlandeses nativos, mas enfrentam mais…

28 de março de 2025

Moradores da Irlanda são alertados sobre agressividade das gaivotas na temporada de nidificação

Com a chegada da primavera e o início da temporada de nidificação das gaivotas, autoridades…

27 de março de 2025

‘Horário de verão’ na Irlanda começa no domingo, 30 de março de 2025

O "horário de verão" na Irlanda começa na madrugada deste domingo, 30 de março de…

27 de março de 2025

Ryanair lança serviço de assinatura com assento reservado gratuito e mais benefícios

A Ryanair anunciou nesta segunda-feira (24) o lançamento do Ryanair Prime, um serviço de assinatura…

26 de março de 2025

Irlanda e seus costumes: hábitos que fazem parte do dia a dia no país

Não é novidade que a Ilha Esmeralda é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros…

26 de março de 2025

Comprovação Financeira para Intercâmbio na Irlanda vai aumentar a partir de 30 de junho de 2025

A partir de 30 de junho de 2025, estudantes internacionais que planejam realizar intercâmbio na…

25 de março de 2025