Paris, Londres, Barcelona, Berlin. Exitem destinos mais óbvios para os recém-chegados à Europa? Claro que esses são roteiros obrigatórios, no entanto, você já parou para dar uma olhadinha no Leste Europeu?
Se eu fosse você, eu não deixaria de me aventurar por lá. O Leste da Europa pode te surpreender, tamanha a riqueza cultural e histórica que ele carrega. Sem falar que são destinos baratos na Europa. Quer um exemplo? Qual é a cidade mais romântica da Europa? Paris, Veneza? Nada, o ramantismo no Leste é celebrado com cadeado e juras de amor.
Em Wraclow e em algumas cidades da Polônia é costume dos casais apaixonados selar o amor de uma maneira bem peculiar. O apaixonado(a) simplesmente compra um cadeado, insere o nomes dos pombinhos e literalmente tranca-o na Ponte do Amor. E para provar que o amor que se sente é coisa séria, após trancar o cadeado na ponte, a chave é jogada no rio. Acha esquisito? Pode ser, mas que é uma tradição, isso é.
Boa pedida para celebrar o Valentine’s Day em alto nível!
Há controvérsias sobre de onde haveria surgido esse costume, mas por todo o lugar que você passar no leste, vai esbarrar com centenas de cadeados nas principais pontes da cidade.
Mozart, Kafka, Polanski, arte gótica ou barroca? Algumas dessas referências te interessam? Escutar música clássica no meio do dia em uma das muitas igrejas de Praga ou se perder entre os monumentos góticos de Krakow são apenas mais alguns motivos para não deixar o Leste Europeu passar em branco.
É também no Leste Europeu que você será apresentado a um dos capítulos mais tristes da nossa história. A perseguição e massacre de judeus, os campos nazistas e muito sobre o comunismo pode ser vivenciado nas ruas e guetos do Leste.
Quem já não ouviu algo sobre a Ponte Carlos IV ou sobre a beleza incontestável de Praga? Alias, é também em Praga que você vai circular por um dos sistemas de transportes mais eficientes da Europa.
E se você estiver em uma das cidades do leste, preste atenção nas igrejas localizadas na praça central. Elas sempre reservam uma agradável surpresa a seus visitantes a cada hora do dia.
Quer um motivo a mais para desembarcar no Leste? Os preços. Bem acessíveis para quem gosta de fazer comprinhas. Alimentar-se na Polônia, por exemplo, é mega barato. Couro na Slovakia é uma pechincha, isso sem falar nos passeios turísticos, com preços muito mais simpáticos que os praticados nos destinos óbvios.
Desnudando o Leste Europeu é uma série de dicas sobre algumas das principais cidades europeias localizadas no Leste. Budapeste, Praga, Cracóvia, Bratislava são apenas algumas delas. E nossa viagem começa na próxima semana com Budapeste! Vamos nessa?
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…