Um grupo de brasileiros tem passeado pelas ondas de rádio irlandesas com um programa totalmente voltado à cultura e ao dia a dia brasileiro.
O The Brazilian Coffee Time estreou no dia 9 de julho na rádio Dublin City FM (103,2 MHZ) e vai ao ar todas as segundas, às 13h30, com 28 minutos de duração.
No conteúdo, música brasileira, notícias e comentários sobre o que está acontecendo no Brasil, além de convidados brasileiros que vivem em Dublin. É possível acompanhar também pela internet, pois é transmitido ao vivo na página do programa.
O programa The Brazilian Coffee Time é um desdobramento do programa de mestrado feito pela jornalista Julianne Longo, que mudou-se para Dublin para estudar Jornalismo e Relações Públicas.
Durante seus estudos, ela ganhou um quadro de 5 minutos na rádio Dublin City FM, onde estagiava em 2016. Ela atuava dentro do programa Good Morning Dublin, levando novidades da comunidade brasileira.
Julianne abria espaço para artistas brasileiros e fazia entrevistas ao vivo. Segundo Michael Kruse, o Mick, que integra o programa, o quadro acabou atraindo um novo público de ouvintes brasileiros.
“Esse efeito positivo que ela causou acabou chamando a atenção da diretoria da rádio, resultando na sugestão deles para que ela fizesse um programa próprio”, disse.
Segundo ele, a Dublin City tem a tradição de colocar em sua grade programas multiculturais, e o Brazilian Coffee Time é um deles.
“O programa tem 28 minutos de duração e conta com dois blocos. O primeiro bloco é totalmente em inglês e fala as principais notícias da semana no Brasil. Após a leitura das notícias, temos a música da semana e, então, começa o segundo bloco, totalmente dedicado ao entrevistado”, relatou Mick.
Geralmente, os convidados são brasileiros que se destacam na comunidade em Dublin, como profissionais, artistas, influenciadores digitais e artistas brasileiros que estejam em Dublin a passeio ou para alguma apresentação.
“A participação do público é sempre bem viva. Por isso, além do programa na rádio, transmitimos ao vivo pela nossa página no Facebook”, ressaltou Mick.
Trazer para a Irlanda o dia a dia do Brasil é uma forma de ajudar a comunidade brasileira a ficar ligada à terra natal, mas também de atiçar a curiosidade dos irlandeses.
“Como estamos em uma rádio irlandesa e local, é importante que grande parte do conteúdo seja em inglês. Além de incentivar a nossa comunidade a treinar e/ou aprender o idioma, acreditamos que isso aproxima o público de outras nacionalidades à nossa cultura. Dublin fala inglês, mas não deixa de ser uma cidade multicultural, e queremos respeitar isso”, disse Mick.
Segundo ele, as notícias são selecionadas de acordo com as manchetes da semana nos principais jornais brasileiros.
“Contamos também com alguns parceiros no Brasil que nos informam se algo está acontecendo”, disse Mick, complementando que notícias sobre a comunidade brasileira em Dublin também são relevantes para o programa.
“Atualmente, somos o único espaço totalmente brasileiro na mídia irlandesa. Trazer notícias, denúncias, indicações, comentários, artistas que vêm fazer show na cidade e tudo mais, relacionado à nossa comunidade. Essa é a ideia: queremos ser um canal aberto de comunicação da comunidade brasileira em Dublin.”
A seleção musical do The Brazilian Coffee Time procura trazer para as ondas radiofônicas irlandesas músicas que são “a cara” do Brasil. O programa tem parceria com empresas, como Universal Music Brasil, Sony Music Brasil e Vevo Brasil, o que possibilitou lançamentos exclusivos.
“Em menos de dois meses, o The Brazilian Coffee Time já lançou com exclusividade na Europa, Luiza Sonza, Sioux66, Tupimasala, Liniker e os Caramelows, Valesca Popozuda e Rouge. Já para os próximos dias, contaremos com participações do Ruy Brissac e João Gabriel, e isso é só o começo”, disse Mick.
Nomes como Valesca Popozuda, Gretchen e Thammy Miranda estão no cast da B&M Productions. Bruno e Mick vieram juntos para Dublin e trouxeram a experiência na área cultural para a realização de ações voltadas para a área de eventos, criando a produtora em 2015.
“Como empresários da cantora Gretchen, nos destacamos no cenário internacional com a parceria entre Katy Perry e Gretchen no Lyric vídeo Swish Swish”, relembra Mick.
Em Dublin, o grupo já trouxe artistas como Maria Gadu, Lorena Simpson, É o Tchan, Whindersson Nunes e muitos outros.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…