O Reino Unido sai oficialmente da União Europeia às 23h desta quinta-feira, 31 de dezembro de 2020, horário britânico. A nação insular — formada por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte — encerra 48 anos de história junto ao bloco econômico europeu.
A saída — apelidada de Brexit — se tornou uma novela, com um desenrolar desgastante tanto para os membros da UE quanto para os britânicos.
Com os parlamentares britânicos aprovando o Acordo de Retirada Brexit ontem, com uma maioria esmagadora em uma votação na Câmara dos Comuns, essa novela finalmente acabou.
Ontem, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse no Twitter, junto a uma foto assinando o acordo com a UE: “Ao assinar este acordo, cumprimos o desejo soberano do povo britânico de viver sob as suas próprias leis, elaboradas pelo seu próprio Parlamento eleito”.
Apesar de sair do bloco, a UE deve seguir sendo uma grande aliada do Reino Unido.
Às 23h desta quinta-feira, no momento da saída definitiva do Reino Unido, os sinos do Big Ben irão tocar, apesar de estarem em reparos há anos.
A presidente da Comissão da União Europeia, Ursula von der Leyen, publicou uma foto assinando o acordo, dizendo que “foi um longo caminho”. É hora de deixar o Brexit para trás. Nosso futuro é feito na Europa”.
Ela também citou William Shakespeare e TS Eliot: “A despedida é uma doce tristeza. O que chamamos de começo é frequentemente o fim. E fazer um fim é fazer um começo.”
Outro momento marcante foi quando as autoridades retiraram a bandeira do Reino Unido do Conselho Europeu, deixando 27 bandeiras dos demais Estados membros da União Europeia.
A Irlanda se prepara para dias mais quentes e ensolarados com a chegada de uma…
Em meio ao mercado varejista competitivo da Irlanda, os cartões de fidelidade tornaram-se aliados indispensáveis…
Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, lá estão eles trabalhando. A vida de…
Chegou a hora de escrever para os boêmios. Em Dublin, o destaque da noite fica…
O Departamento de Serviços de Imigração da Irlanda (ISD) anunciou como vai funcionar o visto…
O cinema brasileiro segue ganhando espaço nas telas internacionais — e em Dublin, não poderia…