O Reino Unido sai oficialmente da União Europeia às 23h desta quinta-feira, 31 de dezembro de 2020, horário britânico. A nação insular — formada por Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte — encerra 48 anos de história junto ao bloco econômico europeu.
A saída — apelidada de Brexit — se tornou uma novela, com um desenrolar desgastante tanto para os membros da UE quanto para os britânicos.
Com os parlamentares britânicos aprovando o Acordo de Retirada Brexit ontem, com uma maioria esmagadora em uma votação na Câmara dos Comuns, essa novela finalmente acabou.
Ontem, o primeiro-ministro britânico Boris Johnson disse no Twitter, junto a uma foto assinando o acordo com a UE: “Ao assinar este acordo, cumprimos o desejo soberano do povo britânico de viver sob as suas próprias leis, elaboradas pelo seu próprio Parlamento eleito”.
Apesar de sair do bloco, a UE deve seguir sendo uma grande aliada do Reino Unido.
Às 23h desta quinta-feira, no momento da saída definitiva do Reino Unido, os sinos do Big Ben irão tocar, apesar de estarem em reparos há anos.
A presidente da Comissão da União Europeia, Ursula von der Leyen, publicou uma foto assinando o acordo, dizendo que “foi um longo caminho”. É hora de deixar o Brexit para trás. Nosso futuro é feito na Europa”.
Ela também citou William Shakespeare e TS Eliot: “A despedida é uma doce tristeza. O que chamamos de começo é frequentemente o fim. E fazer um fim é fazer um começo.”
Outro momento marcante foi quando as autoridades retiraram a bandeira do Reino Unido do Conselho Europeu, deixando 27 bandeiras dos demais Estados membros da União Europeia.
Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…
A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…
Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…
Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…
Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…