Categories: NotíciasPolítica

Reino Unido sai da UE às 23h desta sexta

Depois de três anos e meio, o Reino Unido sai de vez da União Europeia nesta sexta-feira, 31 de janeiro de 2020. A saída acontece às 23h, horário de Londres. Depois de muita, mas muita negociação entre a Grã-Bretanha e os países que compõem o bloco, finalmente houve um acordo. Na última quarta-feira, os deputados britânicos votaram a favor da saída definitiva, que foi adiada várias vezes e, agora, acontece de fato.

A “novela” Brexit durou quase 4 anos e termina com um acordo entre Grã-Bretanha e União Europeia. Transição deve durar 11 meses. Foto: Pixabay

O futuro ainda é desconhecido e não se sabe ao certo como será o destino de UK e do bloco após o racha. Para quem é a favor, o momento é de glória. Porém, outros milhões de britânicos, que se identificam com a ideia de serem europeus, não é hora de celebrar.

Os jornais irlandeses estão dando destaque para o dia de hoje. O editorial do jornal Irish Times afirma que “para a Irlanda, a UE e os milhões de cidadãos britânicos, incluindo tantos jovens, que prezam sua identidade europeia, esse é, acima de tudo, um momento profundamente triste”. Ele afirma que “o Brexit tornará a Grã-Bretanha mais pobre”, segundo própria análise do governo britânico, e “as liberdades de seus cidadãos serão reduzidas”.

O texto diz, ainda, que a Inglaterra preferiu “usufruir os confortos falsos de um nacionalismo radical inglês” enquanto “a Irlanda do Norte e a Escócia estão sendo arrastadas contra sua vontade” e que “o experimento multinacional” parece “implodir o próprio Reino Unido”.

Continua após a publicidade

Na RTÉ, o destaque é para o ministro de Relações Exteriores da Irlanda, Simon Coveney. Ele afirma que o Brexit vai dominar a política irlandesa pelo resto do ano, independentemente do que acontecer nas eleições gerais. Segundo o ministro, “se não houver um acordo de livre comércio até o final do ano, a Irlanda vai negociar com o Reino Unido sob as regras da OMC, o que significará tarifas significativas para a Irlanda”. O debate será intenso e existe a possibilidade de um não-acordo comercial, “o que impactaria vários setores vulneráveis”.

Leia também: Website prepara irlandeses para o Brexit

Reino Unido e UE ainda têm muito a discutir e conversar. O período de transição — também chamado de implementação — durará um período de 11 meses. Enquanto isso, o Reino Unido segue as regras da UE, e sua relação comercial permanecerá a mesma. Na próxima semana, o E-Dublin vai publicar uma matéria com todos os detalhes sobre um dos momentos mais importantes da história política recente da Europa e do mundo.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Relatório aponta falta de confiança de comunidades africana e brasileira na polícia irlandesa

Estudo financiado pela Autoridade de Polícia pede lei contra 'perfilamento racial' e critica atuação da…

4 de abril de 2025

Associação de Escolas de inglês na Irlanda pede ao setor de imigração ‘período de transição’ para novas regras de comprovação financeira

Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…

3 de abril de 2025

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025