Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema digital de autorização de viagem da área Schengen para cidadãos de países estrangeiros.
Nada mais é que um registro pago de cidadãos que não precisam de visto prévio para entrar em países pertencentes à região.
Há mais de um ano, o Reino Unido também anunciou que terá seu próprio sistema de controle de viajantes, o ETA (Electronic Travel Authorisation), que começará a valer para os brasileiros e outros estrangeiros que viajam para o país a partir de 7 de janeiro de 2025.
A autorização de viagem é uma forma de reforçar a segurança nas fronteiras britânicas, sendo uma autorização eletrônica, que deverá ser preenchida antes da viagem e será vinculada ao seu passaporte do viajante.
Saiba mais sobre o ETA neste artigo.
A permissão, segundo o governo britânico, é destinada “a visitantes que não precisam de visto para estadias curtas no Reino Unido”.
Para se cadastrar, será necessário fornecer informações como dados biográficos, biométricos e contato, além de preencher um questionário.
Isso significa que pessoas com o intuito de visitar o Reino Unido por até seis meses para turismo, visitar familiares e amigos, negócios ou estudo deverão ter um registro ETA antes de aterrissar.
Será também necessário o documento para quem apenas estiver passando pelo aeroporto de algum país do Reino Unido para escalas – inclusive se não estiver passando pelo controle de fronteira.
No momento, apenas cidadãos de Bahrein, Kuwait, Omã, Qatar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos podem se registrar no ETA para entrar no Reino Unido.
Cidadãos de outros países ainda não precisam solicitar um ETA, mas, a partir de 7 de janeiro de 2025, países como Brasil e outras nacionalidades vão precisar utilizar o sistema.
Os cidadãos britânicos e irlandeses não vão necessitar de um ETA.
A Área Comum de Viagem facilita a circulação de pessoas entre o Reino Unido, as Dependências da Coroa (Guernsey, Jersey e Ilha de Man) e a Irlanda.
Pessoas que residem legalmente na Irlanda e de uma nacionalidade que normalmente não exige visto para visitar o Reino Unido (como cidadãos da UE, do EEE e da Suíça) não precisarão de um ETA quando viajarem para o Reino Unido a partir da Área Comum de Viagem, desde que possuam um documento aceitável para comprovar residência na Irlanda.
No entanto, quando esses residentes viajarem para o Reino Unido vindos de fora da Área Comum de Viagem, vão precisar apresentar um ETA antes de viajar.
Você não precisará de um ETA se tiver:
Se você morar na Irlanda e não ser cidadão irlandês, não precisará de um ETA se todas as condições a seguir se aplicarem:
Você pode provar que mora na Irlanda mostrando qualquer um destes:
O documento deve ser original, emitido pelo governo irlandês e válido no momento da viagem.
A emissão do ETA custará £ 10 (R$ 76) * por requerente quando o esquema for aberto.
Segundo o governo britânico, o custo é competitivo e comparável com esquemas internacionais semelhantes.
A partir de um registro, indivíduos com o ETA podem fazer múltiplas visitas ao Reino Unido durante um período de validade de dois anos.
* cotação atual da libre (R$ 7,67)
A maneira mais rápida de fazer a solicitação é usando o aplicativo ETA do Reino Unido.
Se não puder usar o aplicativo, você pode fazer a solicitação on-line.
Normalmente, você receberá uma decisão em até 3 dias úteis, mas pode ser que a decisão seja mais rápida.
Para solicitar um ETA, os indivíduos precisarão:
Os candidatos devem receber uma confirmação de registro em até três dias úteis.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
O Departamento de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda divulgou seus dados mensais sobre…
Fazer um intercâmbio na Irlanda é o sonho de muita gente, não é mesmo? Porém,…
Se você trabalha na Irlanda, já deve ter ouvido falar de uma palavra chatinha que…
Está procurando vagas de emprego fora do Brasil? Neste artigo, vamos dar dicas de como…
É impossível abrir este texto sem enaltecer a Irlanda, que, mesmo sendo congelante na maior…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…