Ei, você aí, intercambista, Feliz Ano Novo!
Agora vamos lá: Respire!
Você chegou até onde muitos outros não têm coragem. Você atravessou um oceano, do tamanho da sua coragem. Eu sei, nessa época do ano dá um aperto no coração estar longe de tanta gente que amamos, né? Mas a gente é tão sensacional que somos capazes de amar mais e mais pessoas.
Conheça gente nova aqui. Faça novos amigos. Saia pra tomar um café, uma pint – ou aquela pint que tem café. Una o útil ao agradável. Aliás, tente sempre fazer coisas agradáveis por você.
Vá até um parque, aprecie a natureza. Ouça o barulho do vento. Eu sei, não é tão fácil a gente colocar o pé na grama aqui ou sentar no chão, mas sinta a grama e o poder da energia da terra. Já parou pra pensar no tamanho desse mundo e como ele tá girando? Que você tem a oportunidade de conhecer muitas coisas lindas, realizando um sonho e inspirando muita gente?!
Guarde um dinheirinho, vá a um restaurante, coma o que você tem vontade. Sim, não é fácil a gente se dar esse luxo todos os dias, mas uma vez por mês, se agrade, coma aquela comida que te abraça, sabe? Ou cozinhe. Tente inventar um prato novo, coloque uma música enquanto cozinha, sirva-se de uma taça de vinho e tente o novo. Se ficar ruim, valeu tentar.
Tente ir a algum novo pub, a um parque ou a um museu sozinho. Vale até mesmo conhecer uma igreja ou religião diferente da sua. Aproveite seu intercâmbio pra se redescobrir. Como já dizia o poeta: “Tudo é ousado a quem nada se arrisca”.
Não tenha vergonha de pedir ajuda, caso acha que precise. Louco mesmo é quem não quer o melhor pra si. Caso precise, tire um tempo pra si. Respire. Pense o quanto você já aguentou até aqui e você consegue. Você não está sozinho.
Aqui, todo mundo fica com essa sensação de estar um pouco perdido mesmo, sabe? Mas não é só você. Tá todo mundo meio assim… Mas vamos tirar o melhor disso, ok? Ok.
Chama aquela flatmate que você tem afinidade pra jogar conversa fora. Convide os classmates pra ir em algum lugar legal. Faça amizades aqui no grupo, por que não?
Não se cobre pelo que você não deve pagar. Você é forte só por estar aqui. Fica bem, tá?
Apenas tire um tempo pra fazer aquilo que sua alma gosta.
E lembre-se! É inverno na Irlanda e na Europa, época que a saudade do nosso verão brasileiro se intensifica e, por vezes, a falta de vitamina D afeta massivamente o nosso emocional. Se você se sentir sozinho, com medo ou solitário, procure ajuda. Você não está só.
Feliz Ano Novo, Feliz Vida Nova!
Sobre a autora:
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…