Duendes, fadas, lugares misteriosos… a Irlanda está cheia de mistérios e curiosidades que vão além da imaginação. Em uma ilha tão cheia de mitos e lendas, não seria estranho que algumas festas e festivais realizados nestas terras fossem, no mínimo, inusitados.
De competição de melhor espantalho, passando pelo maior baile de encontros amorosos do país, são inúmeras as formas de fazer diferente de uma forma bem “irish”, cheio de alegria e diversão.
Conheça 7 eventos bem diferentes que já estão confirmados na Irlanda neste ano:
Se no Brasil os ruivos são considerados de uma beleza exemplar e rara, na Irlanda e em outras partes do hemisfério norte, eles são muitos, porém também são vítimas de preconceito. O ápice foi há dez anos, quando um grupo de pessoas lançou uma campanha na internet com o nome Kick a Ginger Day (dia de chutar um ruivo), baseado no desenho South Park, bem popular na época, onde o personagem Cartman descrevia pessoas de cabelo vermelho como “malvadas” e “sem alma”.
Logo, as crianças ruivas começaram a sofrer bullying nas escolas. O canadense Derek Forgie resolveu criar uma campanha inversa, a Kiss a Ginger Day (dia de beijar um ruivo). A ideia completa dez anos com o evento que acontece no sábado, 12 de janeiro, entre 13h e 15h, no Phoenix Park, em Dublin. Ruivos de todo o país são convidados a participar, além de pessoas de cabelos de todas as cores, como forma de apoio ao anti-bullying.
O próprio fundador Forgie participará do evento. “O dia também oferece aos ‘gingers’ uma chance de celebrar sua beleza natural entre amigos e estranhos”, diz o texto do evento no Facebook.
Sábado, 12 de janeiro, das 13h às 15h
Local: Phoenix Park (próximo à cruz)
Entrada gratuita
Informações: https://www.facebook.com/events/1185599238271688/
O verão irlandês promete ser hot, no sentido picante da palavra. É que o tradicional Wings Food Fest, que acontece entre 20 e 21 de julho, em Bray, promove as famosas chicken wings (asinhas de frango). Todo o evento é baseado no quitute, tendo ainda competição para saber quem consegue provar as mais picantes peças do cardápio e quem come mais asinhas de uma só vez.
Como já é tradicional, haverá atrações como bandas e artistas na orla de Bray. Haverá também concurso para saber quais restaurantes oferecem os melhores pratos de chicken wings. Um grande mercado também possui uma variedade grande de opções de comida, além de artesanato.
Wings Food Fest
Dias 20 e 21 de julho, na orla da praia de Bray
Entrada gratuita
Inscrições: https://artisanevents.ie/events/wings-food-fest-2019/
Informações: http://wingsfoodfest.com/
O verão irlandês não é lá muito quente, mas há quem queira esfriar as temperaturas nas águas geladas do litoral de Dun Laoghaire. A cidade recebeu em maio de 2018 o Red Bull Flugtag. O evento nada mais é que a participação de engenheiros automotivos que constroem seus veículos voadores. Eles supostamente deveriam voar, mas, em uma brincadeira divertida, caem como pedra no mar geladíssimo. Ganha aquele a equipe que permanecer mais tempo no ar.
No ano passado, 43 equipes tentam desafiar a gravidade com estilo em frente a 65.000 pessoas. Carros que simulavam insetos ou até um vagão do Luas, o trem de Dublin, foram para os ares (e mares) na edição.
Fazia sete anos que a Irlanda não fazia o evento, que deve voltar a acontecer em maio deste ano.
Red Bull Flugtag
Sem data confirmada
Local: Dun Laoghaire
Informações: https://flugtag.redbull.com/irl/en/
Quer encontrar o amor da sua vida? Seu lugar é Lisdoonvarna. A cidadezinha do condado de Clare, a 247 km de Dublin, promove anualmente o Lisdoonvarna Matchmaking Festival. Nada mais é que um encontro de pessoas disponíveis para um “date”. A tradição e a fama são tamanhas que hoje o evento tem lineup completo em um mês de programação.
Ele acontece de 30 de agosto a 29 de setembro, movimentando toda a cidadezinha de apenas 800 residentes. Eles trabalham nos diversos eventos que acontecem em diversas partes da cidade durante todo o mês e ainda possuem acomodação para os visitantes.
Apesar de pequena, a vila ganhou status de “sortuda” para arranjar um marido ou esposa. É que os pubs eram os pontos de encontro pós-colheita, onde o amor se conhecia e florescia entre a população rural. E, claro, o desfecho era uma grande festa de casamento. “A Irlanda rural pode ser um lugar solitário. Há muitos homens solitários, agricultores deixados para trás, enquanto muitas mulheres são baseadas nas cidades, então o festival é um ótimo lugar para elas se encontrarem ”, é o que afirma o criador do festival, o matchmaker Willie Daly.
Lisdoonvarna Matchmaking Festival
30 de agosto a 29 de setembro
Informações: https://www.matchmakerireland.com/
Foi-se o tempo em que os espantalhos eram figuras tenebrosas feitas para espantar pássaros da colheita. Pelo menos no condado de Laois, mais especificamente na cidade de Durrow, distante 112 km de Dublin, as figuras macabras ganham simpáticas releituras em um festival que move a cidade entre 28 de julho e 5 de agosto.
O Durrow Scarecrow Festival acontece pela décima vez neste ano e reúne pessoas interessadas em criar suas próprias criaturas de palha, que concorrem nas categorias: mais atual, geral, escolar e juvenil. São até 3 mil euros em prêmios.
Quem não tem talento para criação de espantalhos poderá assistir a competição e participar do evento que tem comes e bebes, além de música e diversão.
Durrow Scarecrow Festival
28 de julho a 5 de agosto
Lodal: Durrow
Informações: http://durrowscarecrowfestival.com/
Todos os anos um morador da cidade Killorglin, 314 km de Dublin, sobe as montanhas atrás de um bode selvagem. Não, ele não será devorado ou posto na fogueira, mas sim homenageado na Puck Fair, a festividade mais antiga da Irlanda. Uma garota da cidade é coroada como a Rainha Puck e esta, na sequência, coroa o bode como Rei Puck. A partir daí começam as festividades, que acontecem entre 10 e 12 de agosto.
A tradição é uma forma de celebrar as boas colheitas do ano. Música e gastronomia tomam conta das atrações da festa, que faz questão de dizer que o Rei Puck é muito bem tratado durante todos os dias e no terceiro ele é levado de volta às montanhas.
Puck Fair
Dias 10, 11 e 12 de agosto
Local: Killorglin
Informações: http://puckfair.ie/
A série de TV cult Father Ted, transmitida pela TV irlandesa e britânica entre 1995 e 1998, é bem conhecida entre os irlandeses. Com humor ácido, ela é um sátira à vida rural da ilha. E não é que criaram um festival para celebrar o sitcom?
Na história, três padres católicos romanos irlandeses vivem em uma paróquia na ficcional ilha Craggy, localizada na costa oeste da Irlanda. O padre Ted Crilly, o padre Dougal McGuire e o padre Jack Hackett vivem caoticamente juntos na casa paroquial de Craggy Island, junto com sua empregada Sra. Doyle, que sempre quer servir chá.
O festival recria o clima de Craggy também em uma ilha, em Aranmore, Donegal, e por isso o evento é limitado a pouco mais de 100 pessoas devido ao tamanho do lugar.
Por lá, são cantadas as canções do seriado, como My Lovely Horse, além de ser servido chá, e sanduíches. Os participantes podem ir vestidos com trajes clássicos da série, que basicamente são vestimentas católicas, como roupas de padres e freiras. O evento acontece entre 21 e 25 de fevereiro.
TedFest
21 a 25 de fevereiro em Aranmore, Donegal
Informações: https://www.dochara.com/events-in-ireland/tedfest/
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Na Irlanda, o payslip (holerite ou contracheque) é um documento essencial para acompanhar seus ganhos…
Assim como todos os anos, a festa brasileira toma conta de Dublin e outras cidades,…
O Met Éireann, que realiza a previsão do tempo na Irlanda, emitiu um alerta vermelho…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…