Destinos pela Europa

Roma em 3 dias: guia de viagem pela capital da Itália

A pergunta que não quer calar é: Roma em 3 dias vale a pena? Mas é claro que sim! Aliás, se até em 24 horas vale, imagine em 3 dias!

E para provar que é possível aproveitar a capital da Itália em pouco tempo, abaixo você pode conferir um roteiro incrível e que contempla as principais atrações da cidade, incluindo, claro, o famoso Vaticano, sede da igreja católica romana e onde você provavelmente poderá encontrar o Papa Francisco se estiver com sorte.

Agora vamos ao que interessa: Roma em 3 dias!

Roma em 3 dias: dia 1

Coliseu é ponto imperdível no seu roteiro de 3 dias em Roma. Foto: Jorge Fernández Salas / Unsplash

Uma coisa é certa: o que não falta em um roteiro por Roma são igrejas, praças e muita história.

Continua após a publicidade

Afinal, literalmente todos os cantos da cidade já foram palco de importantes momentos da história do país. Ou seja, o destino é um prato cheio para quem adora voltar no tempo e vibra em poder ver de perto esses lugares.

Agora salva aí: para o primeiro dia, vale incluir os seguintes pontos turísticos no roteiro.

Coliseu

O famoso Coliseu é um dos monumentos mais emblemáticos para se visitar em Roma e não pode ficar de fora de um passeio pela cidade. Localizado no centro histórico, a atração era considerada, no passado, o anfiteatro dos romanos, com capacidade para até 50 mil espectadores.

No entanto, o Coliseu também foi palco de muito sangue, pois lá aconteciam os combates de gladiadores, lutas animais e jogos romanos, que sempre resultavam em muitas mortes.

Por esses motivos, o local ficou conhecido como um dos maiores símbolos do império romano e é um dos pontos turísticos mais visitados.

Fórum Romano

Bem próximo do Coliseu está o Fórum Romano. Aliás, muitas vezes, o ingresso adquirido no Coliseu também inclui acesso ao Fórum, viu?

E para quem não sabe, o Fórum Romano era o antigo centro da cidade na época do império romano. Porém, nos dias atuais, o lugar é cheio de ruínas, onde antigamente eram os mercados e edifícios religiosos e administrativos.

Para entender melhor a história por trás de cada ruína, sem dúvida vale a pena uma visita guiada.

Piazza Venezia

Roma em 3 dias precisa ter uma visita na Piazza Venezia. Foto: Michele Bitetto / Unsplash

Depois de visitar o Fórum Romano, uma rápida caminhada te leva à Piazza Venezia, uma das mais famosas praças da capital da Itália e onde é possível admirar o gigantesco Monumento Victor Emmanuel II, um edifício de mármore branco dedicado ao primeiro rei da Itália.

Ao lado da praça, encontra-se também a famosa coluna de Trajano, com baixos-relevos que retratam as conquistas militares do imperador Trajano.

Bairro Trastevere

Nada como finalizar o primeiro dia de passeio em Trastevere, um dos bairros mais charmosos de Roma.

Com clima boêmio e cheio de opções de restaurantes, o lugar é realmente muito agradável e perfeito para quem quer degustar uma boa taça de vinho, acompanhado de uma bela massa italiana.

Leia também: Como fazer intercâmbio na Itália?

Roma em 3 dias: dia 2

Pantheon é atração imperdível para sua viagem à Roma. Foto: Christopher Czermak / Unsplash

No segundo dia, o foco vai estar em monumentos que fazem parte da mitologia romana, além do ponto turístico mais visitado da cidade e praças incríveis, é claro!

Pantheon

Um dos edifícios mais bem preservados de Roma é também uma atração imperdível e pode estar no topo da sua lista de passeios do segundo dia pela cidade.

O Pantheon foi criado para ser um lugar dedicado a todas as divindades da mitologia e tornou-se uma igreja cristã no século 7. Quem decide aproveitar a entrada gratuita tem a chance de apreciar sua imensa cúpula, que oferece ao local uma iluminação especial.

Além disso, no Pantheon é possível visitar os túmulos de Rafael (o famoso artista do local) e de Victor Emmanuel II (primeiro rei da Itália).

Piazza Navona

Depois de admirar a grandiosidade do Pantheon, é hora de andar apenas alguns passos até a Piazza Navona, uma das mais bonitas da cidade.

Na Piazza Navona, você pode ver de perto três famosas fontes: Fontana dei Quattro Fiumi; The Fontana del Nettuno e The Fontana del Moro.

Além disso, a praça é um ótimo local para relaxar e desfrutar ótimos restaurantes. Resumindo, a Piazza Navona é um daqueles lugares que fazem você querer voltar mil vezes para Roma.

Fontana de Trevi

Fontana de Trevi é atração mais visitada em Roma. Foto: Fabio Fistarol / Unsplash

A imperdível Fontana de Trevi é bem próxima do Pantheon. Isso significa que é possível conhecer as duas atrações no mesmo dia.

A Fontana de Trevi é uma das mais famosas da Europa e conhecida mundialmente pela tradição de jogar duas moedas: uma para fazer um pedido e outra para garantir o retorno a Roma. O local é cheio de lendas, mas a verdade é que não há quem conheça a Fontana de Trevi e não se apaixone pela beleza do lugar.

No entanto, saiba que dificilmente essa atração estará vazia, pois é um dos pontos turísticos mais visitados da capital.

Piazza di Spagna

A Piazza di Spagna é considerada uma das mais charmosas praças da cidade e está localizada ao pé da escadaria que conduz à igreja Trinità dei Monti.

Aliás, a belíssima escadaria é o lugar perfeito para uma pausa no passeio e para tirar aquela foto de recordação, sabe? Aproveite e faça isso quando estiver lá!

Leia também: Cidadania italiana: como iniciar o processo?

Roma em 3 dias: dia 3

Roma em 3 dias: inclua Vaticano no seu passeio. Foto: Ondrej Bocek / Unsplash

Dia de entrar em contato com as maravilhas do Vaticano, além de aprender mais sobre a história da Itália e da própria igreja católica.

Castelo Sant’Angelo

A dica para o terceiro e último dia na capital da Itália é começar o visitando o Castelo Sant’ Angelo, situado bem próximo ao Vaticano.

O Castelo Sant’Angelo foi construído pelo imperador Adriano para servir de mausoléu e, posteriormente, passou a desempenhar um importante papel militar, chegando a servir de refúgio para os papas durante as invasões. Para se ter uma ideia, até existe um acesso direto ao Vaticano. A visita vale a pena, mas o que impressiona mesmo é a vista da parte de cima do castelo.

Vaticano

Uma das atrações mais esperadas por quem decide viajar para Roma certamente é o Vaticano, a sede da igreja católica e a casa oficial do Papa.

O Vaticano é considerado uma cidade-estado e é também um dos lugares mais visitados de toda a Itália. No entanto, é claro que, em apenas algumas horas, não é possível conhecer todas as suas atrações. Porém, em pouco tempo, é possível visitar alguns de seus museus e, ainda, ver de perto a famosa Capela Sistina.

Ou seja, é parada obrigatória em uma viagem para Roma!

Museus do Vaticano

São mais de 13 museus agrupados em um enorme edifício de quase 7 quilômetros de comprimento e há inúmeros percursos para se fazer, sendo que as durações das rotas variam de uma até cinco horas de visita.

A notícia boa é que qualquer percurso escolhido termina na Capela Sistina, que ganhou fama devido às pinturas em afrescos, em especial a da parede do altar, conhecida como “Juízo Final”, pintada por Michelangelo.

Dicas para curtir Roma em 3 dias

Para curtir Roma em 3 dias, utilize o Roma Pass, que vai ajudar você a economizar tempo. Foto: Julia Solonina / Unsplash

Para aproveitar ao máximos Roma em 3 dias, uma dica valiosa é adquirir o Roma Pass. Além de dar acesso aos diferentes meios de transporte, como ônibus, metrô e trem, ele ainda serve como ingresso para várias atrações e tem um diferencial: direito a furar fila.

O Roma Pass vale em praticamente todas as atrações de Roma, com duas exceções: o Vaticano e a Galleria Borghese.

Uma boa maneira de usar o Roma Pass é aproveitar uma de suas versões para a atração mais procurada: o Coliseu/Fórum Romano, que conta como uma única atração. Essa é uma estratégia inteligente para evitar as enormes filas do local.

Conheça as duas versões do Roma Pass

  • Versão de 72 horas: quem escolhe essa opção tem direito a 72 horas de transporte público ilimitado, duas atrações gratuitas e 20% de desconto a partir da terceira atração visitada.
  • Versão de 48 horas: já quem opta pela versão de 48 horas tem transporte público ilimitado, uma atração gratuita e 20% de desconto a partir da segunda atração visitada.

Leia também: Veneza, um dos destinos mais românticos da Europa

O verdadeiro gelato italiano

Gelato italiano é dica gastronômica durante seu passeio por Roma em 3 dias. Foto: Juliana Malta / Unsplash

Outra dica importantíssima: não há como ir a Roma e não provar os maravilhosos gelatos italianos. Por isso, pesquise sobre as melhores sorveterias da cidade e, entre uma atração e outra, encaixe no roteiro uma pausa só para provar com calma os deliciosos sabores.

Viu só como Roma em 3 dias vale a pena e como é possível conhecer as principais atrações da cidade em apenas 72 horas?!

É claro que há muitos outros lugares que merecem uma visita. Porém, pense que o fato de não conseguir explorar tudo em uma única passagem pela cidade é só mais um motivo para não demorar para voltar.

Ah, não esqueça de fechar seu seguro-viagem antes de embarcar.

Ana Carolina Brunelli

Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Recent Posts

Associação de Escolas de inglês na Irlanda pede ao setor de imigração ‘período de transição’ para novas regras de comprovação financeira

Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…

3 de abril de 2025

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025