A pergunta que não quer calar é: Roma em 3 dias vale a pena? Mas é claro que sim! Aliás, se até em 24 horas vale, imagine em 3 dias!
E para provar que é possível aproveitar a capital da Itália em pouco tempo, abaixo você pode conferir um roteiro incrível e que contempla as principais atrações da cidade, incluindo, claro, o famoso Vaticano, sede da igreja católica romana e onde você provavelmente poderá encontrar o Papa Francisco se estiver com sorte.
Agora vamos ao que interessa: Roma em 3 dias!
Uma coisa é certa: o que não falta em um roteiro por Roma são igrejas, praças e muita história.
Afinal, literalmente todos os cantos da cidade já foram palco de importantes momentos da história do país. Ou seja, o destino é um prato cheio para quem adora voltar no tempo e vibra em poder ver de perto esses lugares.
Agora salva aí: para o primeiro dia, vale incluir os seguintes pontos turísticos no roteiro.
O famoso Coliseu é um dos monumentos mais emblemáticos para se visitar em Roma e não pode ficar de fora de um passeio pela cidade. Localizado no centro histórico, a atração era considerada, no passado, o anfiteatro dos romanos, com capacidade para até 50 mil espectadores.
No entanto, o Coliseu também foi palco de muito sangue, pois lá aconteciam os combates de gladiadores, lutas animais e jogos romanos, que sempre resultavam em muitas mortes.
Por esses motivos, o local ficou conhecido como um dos maiores símbolos do império romano e é um dos pontos turísticos mais visitados.
Bem próximo do Coliseu está o Fórum Romano. Aliás, muitas vezes, o ingresso adquirido no Coliseu também inclui acesso ao Fórum, viu?
E para quem não sabe, o Fórum Romano era o antigo centro da cidade na época do império romano. Porém, nos dias atuais, o lugar é cheio de ruínas, onde antigamente eram os mercados e edifícios religiosos e administrativos.
Para entender melhor a história por trás de cada ruína, sem dúvida vale a pena uma visita guiada.
Depois de visitar o Fórum Romano, uma rápida caminhada te leva à Piazza Venezia, uma das mais famosas praças da capital da Itália e onde é possível admirar o gigantesco Monumento Victor Emmanuel II, um edifício de mármore branco dedicado ao primeiro rei da Itália.
Ao lado da praça, encontra-se também a famosa coluna de Trajano, com baixos-relevos que retratam as conquistas militares do imperador Trajano.
Nada como finalizar o primeiro dia de passeio em Trastevere, um dos bairros mais charmosos de Roma.
Com clima boêmio e cheio de opções de restaurantes, o lugar é realmente muito agradável e perfeito para quem quer degustar uma boa taça de vinho, acompanhado de uma bela massa italiana.
Leia também: Como fazer intercâmbio na Itália?
No segundo dia, o foco vai estar em monumentos que fazem parte da mitologia romana, além do ponto turístico mais visitado da cidade e praças incríveis, é claro!
Um dos edifícios mais bem preservados de Roma é também uma atração imperdível e pode estar no topo da sua lista de passeios do segundo dia pela cidade.
O Pantheon foi criado para ser um lugar dedicado a todas as divindades da mitologia e tornou-se uma igreja cristã no século 7. Quem decide aproveitar a entrada gratuita tem a chance de apreciar sua imensa cúpula, que oferece ao local uma iluminação especial.
Além disso, no Pantheon é possível visitar os túmulos de Rafael (o famoso artista do local) e de Victor Emmanuel II (primeiro rei da Itália).
Depois de admirar a grandiosidade do Pantheon, é hora de andar apenas alguns passos até a Piazza Navona, uma das mais bonitas da cidade.
Na Piazza Navona, você pode ver de perto três famosas fontes: Fontana dei Quattro Fiumi; The Fontana del Nettuno e The Fontana del Moro.
Além disso, a praça é um ótimo local para relaxar e desfrutar ótimos restaurantes. Resumindo, a Piazza Navona é um daqueles lugares que fazem você querer voltar mil vezes para Roma.
A imperdível Fontana de Trevi é bem próxima do Pantheon. Isso significa que é possível conhecer as duas atrações no mesmo dia.
A Fontana de Trevi é uma das mais famosas da Europa e conhecida mundialmente pela tradição de jogar duas moedas: uma para fazer um pedido e outra para garantir o retorno a Roma. O local é cheio de lendas, mas a verdade é que não há quem conheça a Fontana de Trevi e não se apaixone pela beleza do lugar.
No entanto, saiba que dificilmente essa atração estará vazia, pois é um dos pontos turísticos mais visitados da capital.
A Piazza di Spagna é considerada uma das mais charmosas praças da cidade e está localizada ao pé da escadaria que conduz à igreja Trinità dei Monti.
Aliás, a belíssima escadaria é o lugar perfeito para uma pausa no passeio e para tirar aquela foto de recordação, sabe? Aproveite e faça isso quando estiver lá!
Leia também: Cidadania italiana: como iniciar o processo?
Dia de entrar em contato com as maravilhas do Vaticano, além de aprender mais sobre a história da Itália e da própria igreja católica.
A dica para o terceiro e último dia na capital da Itália é começar o visitando o Castelo Sant’ Angelo, situado bem próximo ao Vaticano.
O Castelo Sant’Angelo foi construído pelo imperador Adriano para servir de mausoléu e, posteriormente, passou a desempenhar um importante papel militar, chegando a servir de refúgio para os papas durante as invasões. Para se ter uma ideia, até existe um acesso direto ao Vaticano. A visita vale a pena, mas o que impressiona mesmo é a vista da parte de cima do castelo.
Uma das atrações mais esperadas por quem decide viajar para Roma certamente é o Vaticano, a sede da igreja católica e a casa oficial do Papa.
O Vaticano é considerado uma cidade-estado e é também um dos lugares mais visitados de toda a Itália. No entanto, é claro que, em apenas algumas horas, não é possível conhecer todas as suas atrações. Porém, em pouco tempo, é possível visitar alguns de seus museus e, ainda, ver de perto a famosa Capela Sistina.
Ou seja, é parada obrigatória em uma viagem para Roma!
São mais de 13 museus agrupados em um enorme edifício de quase 7 quilômetros de comprimento e há inúmeros percursos para se fazer, sendo que as durações das rotas variam de uma até cinco horas de visita.
A notícia boa é que qualquer percurso escolhido termina na Capela Sistina, que ganhou fama devido às pinturas em afrescos, em especial a da parede do altar, conhecida como “Juízo Final”, pintada por Michelangelo.
Para aproveitar ao máximos Roma em 3 dias, uma dica valiosa é adquirir o Roma Pass. Além de dar acesso aos diferentes meios de transporte, como ônibus, metrô e trem, ele ainda serve como ingresso para várias atrações e tem um diferencial: direito a furar fila.
O Roma Pass vale em praticamente todas as atrações de Roma, com duas exceções: o Vaticano e a Galleria Borghese.
Uma boa maneira de usar o Roma Pass é aproveitar uma de suas versões para a atração mais procurada: o Coliseu/Fórum Romano, que conta como uma única atração. Essa é uma estratégia inteligente para evitar as enormes filas do local.
Conheça as duas versões do Roma Pass
Leia também: Veneza, um dos destinos mais românticos da Europa
Outra dica importantíssima: não há como ir a Roma e não provar os maravilhosos gelatos italianos. Por isso, pesquise sobre as melhores sorveterias da cidade e, entre uma atração e outra, encaixe no roteiro uma pausa só para provar com calma os deliciosos sabores.
Viu só como Roma em 3 dias vale a pena e como é possível conhecer as principais atrações da cidade em apenas 72 horas?!
É claro que há muitos outros lugares que merecem uma visita. Porém, pense que o fato de não conseguir explorar tudo em uma única passagem pela cidade é só mais um motivo para não demorar para voltar.
Ah, não esqueça de fechar seu seguro-viagem antes de embarcar.
Aprender inglês é um objetivo comum para muitos, mas nem sempre há recursos disponíveis para…
O ano vai passando e você ainda está em cima do muro sem saber como…
O frio já está ficando cada vez mais forte na Irlanda com a aproximação do…
Quer descobrir como é possível ter um trabalho em Londres? No texto de hoje, você…
A comprovação financeira para estrangeiros intercambistas na Irlanda é um requisito importante para obter um…
A iluminação de Natal em Dublin é uma das partes favoritas do inverno. Ou seja,…