Já pensou em visitar a Irlanda, mas não terá muito tempo para ficar no país? É possível montar um roteiro de um dia em Dublin e aproveitar diversas atividades, desde parques até bons restaurantes e pubs.
Por isso mesmo, o edublin montou um guia com dez coisas deliciosas para se fazer na capital irlandesa.
Daí é possível pensar: nossa, mas não é muita coisa?
Se organizar direitinho, é possível colocar tudo isso no roteiro de um dia em Dublin.
Vamos lá?
É claro que bons lugares para colocar uma máquina fotográfica no pescoço e turistar pela capital irlandesa não faltam, mas nosso roteiro de um dia em Dublin tem como objetivo fazer o turista explorar diferentes vertentes do turismo na cidade.
Por isso, fizemos uma lista variada entre pontos turísticos externos, visitas a espaços públicos, além de museus, igrejas, etc.
Acompanhe!
A Guinness Storehouse é a atração turística mais popular de Dublin.
São sete andares, onde você poderá conhecer como surgiu a bebida mais famosa da Irlanda e como é fabricado, até hoje, o elixir da felicidade irlandesa. Mas vamos combinar?
O melhor do tour é mesmo a vista panorâmica da cidade, lá do Gravity Bar. Se eu fosse você, não deixaria a cidade sem esse registro!
Museu tem em todo lugar, e isso é praxe. Mas o Dublinia transporta você para uma Irlanda medieval, bem diferente da que se vê com os olhos curiosos da atualidade.
É nesse museu incrível que você vai descobrir como a Irlanda foi fundada e toda a sua influência viking. Não pode ficar de fora do seu roteiro de um dia em Dublin, não é mesmo?
Dá para experimentar as roupas dos vikings, ver como eles viviam, saber sobre as longas viagens, os mitos, a língua e tudo que envolve essa era Medieval. Um must see!
A nossa lista continua com dois pubs incríveis que devem fazer parte do seu roteiro de um dia em Dublin.
No coração de Dublin, está localizado o Temple Bar. Ele é o pub mais pop de Dublin e dá nome ao bairro. O local tem uma atmosfera gostosa para passar o fim de tarde, além das ótimas bandas com música tradicional.
The Brazen Head é um dos pubs mais antigos do país, construído em 1198 — mais antigo, inclusive, que o Brasil.
No cardápio, há o “irish breakfast“, servido até 12h30 todos os dias, ou, se preferir, todas as noites você pode curtir música ao vivo enquanto aprecia toda a história que emana do lugar, com fotos e pergaminhos nas antigas paredes do pub.
Umas das melhores coisas em Dublin é a possibilidade de circular pela cidade sobre duas rodas. Seja para ir à escola, trabalho ou apenas dar um rolê. A cidade conta com uma extensa ciclovia, que abrange da parte sul à norte. Mas o mais interessante é que, mesmo quando a via não apresenta ciclofaixa, os motoristas geralmente respeitam os ciclistas à esquerda dos automóveis.
É um dos melhores meios de transporte, ainda mais em horários de pico, fugindo completamente do trânsito da capital.
Os turistas podem usar as Dublin Bikes que estão espalhadas pela cidade. Com o valor de € 3,50 é possível pedalar por um dia, sendo os 30 primeiros minutos de uma jornada gratuitos. Para usar o serviço por três é preciso pagar € 5.
Há mais de 100 estações pela cidade, com aproximadamente 1500 bicicletas disponíveis.
É possível aproveitar o passeio de bike para visitar o famoso Phoenix Park. O maior parque de Dublin, fundado em 1662, abriga um zoológico, 351 espécies de plantas e uma manada de dóceis cervos. A residência do presidente da Irlanda também se situa dentro do maior parque público e urbano da Europa.
O parque é aberto 24 horas por dia e é bastante comum você ver pessoas se exercitando, passeando com seus cachorros ou, mesmo, sentadas na grama relaxando. Vale muito a pena conhecer e frequentar o parque, que serve muitos bairros de Dublin.
O Bushy Park é localizado no bairro de Templelogue (Dublin 6W), o que foge um pouco da região central. Em meio a tantas casas, grandes avenidas com tráfego pesado e uma grande escola, o Bushy Park parece um paraíso para seus momentos de refúgio.
Lá, você pode encontrar campos para treinar qualquer tipo de esporte, quadra de tênis e pista de skate, além de playground para as crianças e um enorme lago onde vivem gansos e patos, que podem ser alimentados pelos visitantes. Sentar no gramado em qualquer dia em que o clima esteja bom e apreciar aquela vista recarrega as baterias de qualquer pessoa.
Diferente do Bushy, o St. Patrick’s Park é um parque de fácil localização e bastante frequentado, por estar ao lado de uma das mais famosas e visitadas catedrais de Dublin, a St. Patrick’s Cathedral.
Mas nem por isso é difícil encontrar paz naquele lugar. Na primavera e no verão, as flores começam a florescer e a fonte no meio do parque traz graça e beleza para quem procura um momento de tranquilidade.
Vale a pena — ou melhor, é extremamente necessário — colocar a catedral no roteiro de um dia em Dublin.
Se for possível, vá a um estádio esportivo quando estiver percorrendo a capital Irlandesa. Assistir, ao menos uma partida dos esportes mais famosos do país, como Rugby, Hurling ou Gaelic Football, precisa ser uma atividade que conste no roteiro de um dia em Dublin.
É muito interessante ver como as crianças aprendem desde cedo (ainda na escola) as regras desses esportes e como todos aqui têm paixão em ir ao estádio ou a um Pub e torcer pelo seu time do coração.
Mas toda a rivalidade fica dentro do campo. Na arquibancada, a torcida é pacífica e é possível ir ao estádio com a camisa do time sem o menor problema.
Em Dublin, você pode assistir Rugby no Aviva Stadium. Já o Hurling e Gaelic Football, no Croke Park.
É bem difícil escolher um lugar para dançar em Dublin, porque a cidade é recheada de boas opções e para todos os estilos musicais (inclusive música brasileira). A cidade possui diversas festas durante o ano, recebendo DJs famosos e bandas.
Para quem está acostumado com as baladas no Brasil que vão até tarde, pode-se estranhar um pouco, pois a única desvantagem da maioria das baladas de Dublin é que a música para por volta das 2h30 da manhã e os seguranças começam a pedir para o público se retirar até às 3h.
A dica aqui é a Dicey’s, uma das queridinhas dos brasileiros. Mas há muitas opções, principalmente no centro da cidade.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…