Categories: Destinos pela Europa

Roteiro de 10 dias por Dublin e regiões da Irlanda

Falamos constantemente o quanto a Ilha Esmeralda é incrível e como está repleta de lugares imperdíveis para conhecer. Mas, quando nossos queridos familiares vêm conferir de perto as belezas desse país que tanto nos conquistou, a primeira coisa que surge é a dúvida: o que mostrar em poucos dias ou semanas?

Por isso, a série “Minha família na Europa”  surge para te dar uma mãozinha e sugerir vários roteiros de viagens ao redor da Irlanda. O primeiro, como não poderia ser diferente, é o Condado de Dublin. Afinal, o que seria um roteiro redondinho de 10 dias pela capital irlandesa e região?

É o que a gente conta logo abaixo!

Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar

Continua após a publicidade

Dublin – 6 dias

Tem como não se apaixonar? Créditos: shutterstock

A capital do país é considerada uma das cidades mais agitadas, com atrações para todos os gostos e bolsos. A boa notícia é que nesse roteiro é possível fazer tudo a pé ou com transporte público. Mesmo para a segunda parte do roteiro, que acontece fora de Dublin, existem muitas opções de transporte ou tours.

Tours: Um bom jeito de aproveitar ao máximo os pontos turísticos é explorar a cidade nos primeiros dias fazendo tours guiados, os quais você pode agendar com antecedência ou comprar na hora em uma das muitas opções que encontrar na O’Connell Street. Neles, você terá acesso aos locais mais incríveis de forma rápida e, assim, escolher melhor o que explorar com mais calma depois. No entanto, aqui vão alguns deles que você não se arrependerá de conhecer:

Parques e Jardins: Seja para um piquenique, caminhadas relaxantes, um jogo do seu esporte favorito ou simplesmente para ler um livro, a cidade oferece diversas opções de parques e jardins em meio aos seus 24 bairros. Dentre os mais conhecidos estão o Marlay Park, Iveagh Gardens, St. Stephen’s Green, St Anne’s Park and Rose GardensFairview Park e Blessington Street Basin (Dublin’s Secret Garden). Não esquecendo, é claro, do Phoenix Park em D8, com seus 700 hectares repletos de árvores e de um verde de deixar qualquer um encantado. O destaque vai para a possibilidade de “dar de cara” com os cervos que habitam o local desde 1660! E não se esqueça de aproveitar para visitar o zoológico e passar pela casa do Presidente da Irlanda, que vez ou outra é encontrado pedalando sua bicicleta pelos arredores.

Temple Bar: Um dos bairros mais charmosos da cidade, é palco dos principais pubs como Temple Bar, Fitzsimons e PorterHouse, sendo um passeio necessário a todo turista, mesmo que só andando por suas ruas de paralelepípedos cheias de cafés, galerias de arte e com arquitetura aconchegante.

Trinity College: Fundada em 1592 pela Rainha Elizabeth I, a conceituada universidade que fica no centro da cidade oferece uma mistura de edifícios clássicos e contemporâneos intercalados com jardins elegantes, onde você pode caminhar e parar em um dos cafés para ler um livro ou conversar com amigos. Aproveite e inclua um passeio pela Biblioteca da Trinity, a maior da Irlanda!

O esporte preferido… Rugby!: O The Six Nations Rugby tournament é um dos destaques do calendário esportivo irlandês. Jogos em casa são disputados no Croke Park. E acredite, a tradição é tamanha que a cidade pára e os pubs lotam de torcedores com suas pints na mão e grito na garganta.

Dia 7 – Howth

Localizada ao norte da baía de Dublin, fica a pequena aldeia de pescadores chamada Howth. Com um clima praiano muito relaxante, é o local perfeito para quem adora caminhar no litoral ou fazer trilhas que te recompensam com vistas dignas de cinema. Não deixe de fazer uma das quatro trilhas da cidade. A mais longa é a “Bog of Frogs Loop“, que dura cerca de 3h e é repleta de paisagens incríveis!

Está cansado? Não se preocupe, além da opção de fazer qualquer uma das trilhas a pé, você também pode fazer parte dela de ônibus. Aproveite para no final se deliciar com o famoso prato típico da cidade, o “Fish & Chips”.

Para chegar a Howth, basta pegar o DART (Dublin Area Rapid Transit), trem que circula pela costa de Dublin ou o ônibus 31, que sai da Eden Quay no centro.

Praia de Howth que você encontra no meio da trilha. Créditos: shutterstock.

Dia 8 – Bray

Localizada a menos de 30 minutos de Dublin, basta pegar o DART para chegar a Bray, uma cidade praiana muito charmosa ao noroeste do condado de Wicklow. Conhecida como “portão para os jardins da Irlanda”, tem a arquitetura e clima de uma típica cidade praiana do interior, perfeita para passar uma tarde em frente ao mar com os amigos. Quer um pouco de aventura? Não deixe de fazer a trilha chamada “Cliff Walk”, que se inicia na cidade de Bray e termina em Greystones.

São aproximadamente 6km de caminhada, repleta de paisagens lindas com cliffs (penhascos) de tirar o fôlego pela beleza.

Bray e seu charme de tirar o fôlego. Créditos: shutterstock.

Dia 9 – Wicklow

Localizada a 50km da capital, Wicklow já foi cenário de filmes como “PS: I Love You”, “O Conde de Monte Cristo” e “Coração Valente”, além de séries como “The Tudors“. Ainda não é o suficiente para querer conhecer? Bom, quem sabe as incríveis trilhas com vistas realmente fora do comum não te convençam?

Para chegar, basta pegar um ônibus de turismo com guia saindo diariamente a partir das 8h50, em frente ao The Shelbourne Hotel, St. Stephens Green. A parte boa é que, de quebra, você poderá fazer uma breve visita ao Dunlaoghaire Harbour, Dalkey e Killiney, áreas lindas e repletas de casas de famosos, como os cantores Bono Vox e Enya.

Mas se não quiser passar o dia limitado a um tour fechado, você tem a opção de chegar a Wicklow utilizando-se do DART, ônibus ou alugar um carro para fazer o trajeto com mais liberdade.

Uma das vistas de Wicklow. Créditos: shutterstock.

Dia 10 – Malahide

Mais uma opção que fica ao redor de Dublin, a aproximadamente 20km do centro, Malahide é o reduto dos casarões de frente paro mar, que fazem qualquer viajante sentir um tantinho de inveja. Tem como principal atração o Malahide Castle, que começou a ser construído no século 12 por Richard Talbot e que pertenceu à família até 1975, quando foi vendido ao Estado.

O castelo não é tão grande, mas é muito bem preservado. Fica aberto todos os dias das 9h às 17h30, e inclui jardins lindos. Após essa caminhada, aproveite para conhecer a praia (bem diferente das que estamos acostumados no Brasil) e que vale ser contemplada com calma.

Para chegar, você pode escolher entre o DART ou o ônibus 42, que sai da Lower Abbey Street.

Malahide Castle. Créditos: shutterstock.

Tem mais alguma dica do que não pode faltar? Comente e ajude na criação do melhor roteiro!

Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?

Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Carol Braziel

Formada em Relações Públicas e pós-graduada em MKT pela ESPM|Brasil. Com mais de seis anos de experiência em MKT, decidiu vivenciar o sonho de morar na Europa, mais precisamente na terra dos Leprechauns. Apaixonada incurável por viagens, tem como vício a leitura e pesquisa sobre destinos, curiosidades e roteiros de viagens pelo mundo.

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024