A Rússia agendou para a semana que vem um treinamento naval a cerca de 240 km da costa oeste de Cork. A ação acontece entre 3 e 8 de fevereiro e inclui artilharia naval e lançamentos de mísseis.
A área designada é considerada parte das “águas internacionais”, ou seja, sem “dono”, mas dentro da Exclusive Economic Zone (EEZ), zona econômica exclusiva da Irlanda.
O governo irlandês afirmou que não tem poderes para impedir a ação, mas informou à embaixada da Rússia que o treinamento dos russos não é bem-vindo.
Veja vídeo do ministro das relações internacionais, Simon Coveney, sobre o assunto:
Com a natureza das atividades sendo bélicas, a Federação Russa e o governo irlandês recomendam que barcos de pesca ou outro tipo de embarcação não se aproxime da área no período indicado.
Representantes da indústria da pesca querem se reunir com o embaixador da Rússia na Irlanda como forma de protestar contra os exercícios militares russos, que vão atrapalhar o trabalho dos barcos pesqueiros.
CEO da Irish South and West Fish Producers Organisation, Patrick Murphy disse à RTÉ que a ação russa é vergonhosa e que existe a possibilidade de ocorrer um protesto em pleno mar, durante os exercícios navais.
O treinamento naval da Rússia em águas próximas à zona econômica irlandesa acontece em um momento de crise entre o país governado por Vladimir Putin e a vizinha Ucrânia.
Os dois países têm tido conflitos desde que a Rússia anexou a Crimeia às suas terras, em 2014. Naquela época, foram 14 mil mortos na fronteira com a Ucrânia. Desde então, existe um movimento de aproximação entre Ucrânia com Otan e União Europeia.
Isso tem irritado os russos, que acusam essa movimentação como sendo uma forma de intimidar o país.
Agora, a Rússia enviou tropas com mais de 100 mil soldados na fronteira com a Ucrânia, enquanto os Estados Unidos prometem “severas consequências” se houver alguma invasão.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…