Logo que chegamos a Irlanda, a primeira viagem que fizemos foi à Londres para assistir ao show do John Mayer!
Contando toda a história… primeiro as compras.
Compra número 1 – Entradas: 28 Libras
Compra número 2 – Translado em Londres: 8 Euros
Compra número 3 – Passagens ida e volta: 105 Euros
Na verdade, por conta de um dia de atraso, a passagem passou de 37 euros para 100. Ou seja, nunca deixe pra amanhã o que voce pode fazer hoje!
De qualquer forma, todas as compras feitas, bastava aguardar o e-mail de confirmação de cada um, e verificar os valores no cartão de crédito.
5 Minutos depois, Entrada e Translado estavam em minha caixa de entrada, mas não as passagens.
No dia seguinte, Entrada e Translado estavam no meu cartão de crédito, mas não as passagens.
Como era um sábado, resolvi aguardar até terca-feira, próximo dia útil na ocasião, para ver se o débito relativo as passagens caiam em minha conta.
Sem e-mail de confirmação, e sem débito na conta, resolvi refazer a compra antes que o preço da passagem aumentasse de novo.
Na quarta-feira seguinte recebi a fatura do cartão de crédito, e constavam 2 compras de passagens. A primeira coisa que me ocorreu ”estou ferrado, uma empresa como a Ryanair só trabalha com preços, eu vou levar uma vida pra resolver esse problema e reaver o dinheiro”.
Procurei informações no site deles (que é realmente muito ruim, exceto pela área de reservas), encontrei um telefone que só funciona durante o horário comercial, e outro pra emergências que custa 1,75 euro por minuto.
Tentei ligar durante o horário comercial, mas a Árvore de Roteamento do Call Centre deles é realmente ótima para evitar que o cliente fale com algum atendente e resolva o problema por telefone, o que custaria caro para a empresa.
Decidi então encarar a realidade: precisava ir fisicamente até o escritório deles no Aeroporto e clamar por meus direitos.
Cheguei tranquilo, sem pressa, procurando não pensar que poderia ser uma batalha. Segue o resumo da conversa.
– Boa tarde. Eu fiz uma compra duplicada, pois nao recebi o e-mail de confirmacao da primeira.
– Qual seu nome, o voo e data?
…
– Ok, vamos cancelar a segunda compra que foi mais cara. Em 5 dias o crédito estará em seu cartão de crédito.
Absolutamente sem nenhuma reclamação em relação ao atendimento pessoal. Talvez tenhamos, no geral, um atendimento melhor no Brasil que aqui, no sentido de ser mais bem recebido, oferecerem mais serviços, etc. Mas a forma que eles resolvem os problemas por aqui é simplesmente invejável: prático, objetivo, sem objeções… fazem o que tem que ser feito e pronto.
No fim das contas, a minha primeira experiência como cliente da Ryanair foi muito boa, quando considerando a relação preços e serviços, mesmo considerando a deficiência do Call Centre.
Ps: 100 euros foi um preco muito caro para um voo Londres – Dublin. É possível pagar até 10 euros por uma passagem ida e volta. Confira em www.ryanair.ie
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