Viajantes de plantão, fiquem atentos! A partir de 1 de novembro, a Ryanair voltará a permitir apenas uma bagagem por passageiro dentro da cabine.
Até hoje, qualquer passageiro da irlandesa Ryanair podia viajar com duas bagagens de mão na cabine, – geralmente uma bolsa ou mochila e uma mala pequena (55 x 40 x 20 cm – regra da companhia). Como os aviões da frota, que têm em média 189 lugares e capacidade para apenas 90 malas, têm viajado cada vez mais cheios, a empresa se viu obrigada a alterar as regras.
No passado, como parte do programa da empresa chamado “Always Getting Better”, a Ryanair passou a permitir que seus passageiros levassem nos voos uma mala e uma bolsa de mão, sacola de compras ou mochila para computadores pequenos, sem custos adicionais.
Segundo a Ryanair, a alteração da medida se deu devido ao grande volume das malas que as pessoas tentavam embarcar, abusando, assim, do benefício, o que passou a provocar muitos atrasos em seus voos.
A partir do próximo dia 1 de novembro, somente os passageiros com “embarque prioritário” – aqueles que pagam o valor extra de 5 euros na hora da compra das passagens, para poder escolher a poltrona – terão direito de embarcar com as duas bagagens. Quem optar por não pagar essa taxa extra, precisará despachar a mala maior para o porão — com os mesmos requisitos de tamanho anteriores. Porém não pagarão mais por isso, garantiu Kenny Jacobs, responsável de marketing da empresa.
“Estamos fazendo estas alterações porque nossos voos estão cada vez mais cheios. Há muitas pessoas que levam duas malas muito grandes e ocupam o espaço de outra pessoa. Não queremos mais ter que continuar a policiar as bagagens na área de embarque, gerando mais atrasos”, explicou.
“Esta alteração das regras custará à Ryanair mais de 50 milhões de euros por ano em taxas de bagagem reduzidas. Mesmo assim, acreditamos que o fato de oferecermos taxas mais reduzidas para a bagagem de porão despachada também irá encorajar mais clientes a despacharem suas malas”, completou Jacobs.
– Continua permitido 1 volume por passageiro para compras no DutyFree;
– As malas de crianças de colo podem ter apenas 5 kg cada;
– Para equipamentos médicos, a companhia deve ser notificada com antecedência pelo telefone 01-2480858.
Outra medida que tem deixando muita gente descontente, é a estratégia da Ryanair em liberar os assentos gratuitos para check in apenas dois dias do embarque. Antes, uma vez o check in era aberto e realizado, o passageiro teria o número do assento liberado. Para passageiros viajando em grupo, os assentos eram naturalmente alocados próximos um do outro. Recentemente, isso deixou de ser uma realidade e constantemente surgem reclamações no Twitter e outras redes sociais, de passageiros que comparam passagens juntos e que foram alocados em assentos distantes. Assim como a impossibilidade de fazer o check in com antecedência sem ter que pagar um valor extra pelo assento.
Está semana a companhia tem criado um caos com o cancelamento de mais de 50 voos diários – muitos sem aviso prévio. Se você tem passagem reservada para as próximas semanas, não deixe de acompanhar o site da Ryanair, já que, ao que parece, o dilema dos cancelamentos deve continuar até o próximo mês.
*os valores podem variar de acordo com a distância dos voos e durante a temporada de verão
Revisado por Tarcisio Junior / Imagem de capa via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…