Precisa utilizar o sistema de transportes em Dublin neste final de ano ou está deixando suas comprinhas de Natal para o último minuto? Se este é o seu caso, é bom ficar atento, já que neste período a rotina de funcionamento da maioria dos serviços sofre alteração.
É justamente por isso que hoje separamos aqui os horários de funcionamento dos principais meios de transporte de Dublin e também alguns pontos de comércio neste final de ano. Confira!
Os ônibus devem circular normalmente durante a véspera de Natal, a única diferença é que o serviço será encerrado mais cedo, tendo a última partida por volta das 21 horas. Destacamos aqui, que no dia 25 de dezembro os ônibus não circulam, portanto, se você precisa viajar uma distância considerável, agende um táxi.
O Dublin Bus retoma o serviço no feriado do St. Stephen’s Day, dia 26 de dezembro. Entretanto, será seguida a escala de domingo, o que significa que haverá menos veículos circulando, com intervalos mais longos. Assim, confira os horários antes de sair de casa através do aplicativo do Dublin Bus ou na internet.
Entre os dias 27 e 30 de dezembro, o serviço deve funcionar normalmente. Porém, na véspera de Ano Novo os ônibus encerram as viagens por volta das 22 horas e no dia 1º de janeiro o serviço funcionará com frota reduzida. Tudo volta ao normal a partir do dia 2 de janeiro.
Se você precisa utilizar o Luas na véspera de Natal, fique atento, já que o serviço funciona apenas até as 20 horas. Nenhuma das linhas vai funcionar no dia 25 de dezembro. O serviço será restabelecido no dia 26, a partir das 9 da manhã.
Os trens circulam normalmente entre 27 e 30 de dezembro. Com o objetivo de atender as celebrações de Réveillon realizadas no centro de Dublin, no dia 31 o Luas vai contar com uma escala especial, com trens ativos entre a meia noite e 3 da manhã em rotas selecionadas. O serviço noturno custará 4 euros com o Leap Card e 5 Euros com bilhete comprado nas máquinas de atendimento automático.
O Dart também vai encerrar as atividades mais cedo tanto na véspera de Natal quanto na de Ano Novo, com os últimos trens partindo por volta das 21 horas. E atenção, o serviço não deve operar nos dias 25 e 26 de dezembro. Portanto, busque uma forma de transporte alternativa se você estiver planejando fazer suas compras no Boxing Day.
A boa notícia para quem utiliza o Dart é que o serviço vai funcionar a partir da meia noite na véspera de Ano Novo atendendo algumas estações de Dublin. Além da capital, o serviço deve se estender às cidades de Dundalk, Kildare e Maynooth.
Quem está planejando viajar entre cidades neste final de ano, vale ficar atento e checar as escalas com antecedência. Tanto na véspera de Natal quanto de Ano Novo, os trens param de circular mais cedo, por volta das 21 horas. Além disso, as estações estarão fechadas nos dias 25 e 26 de dezembro.
Se você precisa utilizar os trens nos demais dias, é recomendável consultar os horários com antecedência, já que a Iarnród Éireann tem alertado os passageiros que mudanças podem ser realizadas a qualquer momento. Segundo a empresa, o funcionamento deve voltar à rotina normal a partir de 2 de janeiro.
E se você está deixando as suas compras de Natal para o último minuto, melhor repensar e se programar com um pouco de antecedência. Isto porque as lojas e shoppings centers de Dublin fecham mais cedo que de costume na véspera de Natal.
O Jervis Shpping Centre, por exemplo, encerra as atividades no dia 24 por volta das 17 horas. Já o Dundrum fecha as portas às 18h. Também não deixe para comprar as comidas e bebidas para a sua ceia na última hora, já que supermercados devem fechar mais cedo. A rede Tesco, por exemplo, vai funcionar com horários de encerramento variados, sendo que algumas unidades ficarão abertas até às 19h enquanto outras devem fechar apenas às 21h. O mesmo vale para a rede Spar. Lembrando que nenhuma unidade dessas lojas estará aberta no dia 25 de dezembro.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…