Se você está se programando para tirar a sua carteira de motorista em Dublin é bom ter em mente que a capital irlandesa não é um local tão prático para se obter esse documento. Para você ter uma ideia, estatísticas do Road Safety Authority (RSA) mostram que menos da metade das pessoas são aprovadas no teste de direção na primeira tentativa em Dublin.
Os últimos dados do RSA apontam que o centro de direção de Churchtown, ao sul de Dublin, é a região com o maior índice de reprovação no teste de volante, sendo que apenas 42,41% dos candidatos passaram na prova. O segundo pior índice de aprovação do país fica com Dun Laoghaire, com 45,16% dos candidatos aprovados.
Outros centros de direção de Dublin também apresentam um baixo desempenho no teste de direção. Em Raheny, por exemplo, mais de 53% das pessoas inscritas para fazer a prova foram reprovadas. Em Tallaght, a situação não é muito diferente, já que apenas 45,22% foram aprovados.
Os baixos índices de aprovação da capital irlandesa contrastam com os resultados do oeste do país, onde a taxa de aprovação no teste é muito maior. Em Ennis, por exemplo, 73,25% das pessoas inscritas na prova foram aprovadas. Em Newcastle West, no condado de Limerick, 70,64% dos participantes foram aprovados. Em Clifden, no condado de Galway, os resultados são parecidos, com um índice de aprovação de 70,12%.
É claro que os dados do RSA não levam à interpretação de que as pessoas que moram no oeste da Irlanda tem mais facilidade para dirigir do que aqueles que vivem em Dublin. Afinal, todos os candidatos devem atender o mínimo de 12 aulas práticas de direção antes do exame e o teste exige as mesmas habilidades em todo o país. Portanto, esta certamente é uma situação que deve ser investigada pelas autoridades irlandesas.
Atualmente, mais de 60 mil pessoas ao redor do país estão na fila de espera para fazer o teste de direção. Dublin lidera a lista, com mais de 21 mil pessoas aguardando a data para o exame, seguida por Cork, com pouco mais de 8 mil pessoas na lista.
Dados do RSA mostram que o tempo de espera para realizar o exame no centro de direção de Raheny, em Dublin, por exemplo, pode variar entre 13 a 18 semanas. Em Tallaght, a espera é um pouco mais curta, variando entre 10 e 16 semanas.
Apesar da espera ser longa na capital do país, a situação pode ser ainda pior em outras cidades do país. Em Trallee, por exemplo, pode se esperar quase 5 meses para realizar o teste de direção. Athlone, Donegal, Roscommon, Mallow e Tipperary são outras regiões onde a espera ultrapassa 16 semanas.
Com esse período de espera considerado inaceitável, o RSA tem sido cobrado por políticos e autoridades para que novos examinadores sejam contratados. O objetivo do órgão é que dentro de alguns meses a média nacional de espera seja no máximo 10 semanas.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…