Se você já está morando na Irlanda, onde o inglês é o idioma principal, você certamente vai precisar de uma evidência que comprove suas habilidades na língua inglesa para se candidatar a cursos superiores.
Para quem pretende retornar ao Brasil, demonstrar o domínio do inglês por meio do teste IELTS também pode ajudar a galgar oportunidades de emprego ou promoções em território brasileiro.
Reconhecido por mais de 10.000 organizações em mais de 140 países, o IELTS — International English Language Testing System — é o exame de proficiência em inglês mais popular do mundo, com mais de 3.8 milhões de testes realizados em 2018.
Propriedade conjunta do British Council, IDP: IELTS Austrália e do Cambridge ESOL Examinations da Universidade de Cambridge, o exame reflete de forma prática como você vai usar o inglês para estudar, trabalhar e viver onde o idioma inglês é falado.
Desenvolvido por alguns dos maiores especialistas em avaliação linguística, o teste explora as quatro habilidades de comunicação em inglês: interpretação oral e escrita, redação e conversação.
Além de ser requisitado por instituições de ensino superior ao redor do mundo para cursos ministrados em inglês, o IELTS pode ajudar você a cumprir o critério de imigração, caso pretenda ir para o exterior. Todas as autoridades de imigração que exigem um teste de língua inglesa aceitam o IELTS. Como exemplo, temos o Canadá.
O IELTS está disponível em duas versões: a acadêmica e a de treinamento geral. Sendo que a versão acadêmica é indicada para quem pretende realizar um curso superior em um país onde o inglês é o idioma principal. Já o teste de treinamento é recomendado para quem pretende trabalhar, estudar segundo grau ou migrar para um país cujo idioma oficial é o inglês.
Em ambos os casos, os candidatos realizam o mesmo teste de interpretação oral e conversação, porém diferentes provas de interpretação de texto e redação.
O primeiro passo para realizar o seu registro é escolher o seu local de prova. Na Irlanda, o teste do IELTS pode ser realizado nas cidades de Cork, Galway, Limerick e Dublin. Se você está pensando em prestar o exame na capital irlandesa, existem cinco instituições que oferecem o exame. Entre as opções, a Dublin City University (DCU) é oficialmente o mais novo centro de exames IELTS.
O teste está disponível durante 48 semanas por ano em datas fixas, sendo realizado até 4 vezes por mês, de acordo com a demanda no local da prova. Saiba mais sobre as datas disponíveis para realização do IELTS na DCU.
Antes de se inscrever para a prova, certifique-se de ter em mãos um documento de identificação original válido (passaporte ou RG) com sua assinatura, data de nascimento, foto e data de vencimento legíveis. Você ainda pode fazer o download do guia Informação para Candidatos, que contém informações úteis sobre a estrutura e as questões da prova, além de dados sobre seus resultados.
Com a data do exame e local definidos, você pode fazer o agendamento online ou, ainda, através de um formulário de inscrição que deve ser impresso, preenchido e enviado para o local do exame.
O preço de inscrição pode variar de acordo com cada país. Na Irlanda, o valor para inscrição no IELTS Academic ou General Training é de €200 (versão em papel ou no computador). Após o processamento da inscrição, o centro responsável enviará uma confirmação por escrito da data e hora do seu teste.
Preparado para fazer a sua inscrição? Aqui você encontra diversos materiais de suporte que vão lhe ajudar durante o período de preparação. Bons estudos e boa sorte!
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…