O ano de 2019 teve um número impressionante de shows brasileiros na Irlanda. O país realmente se tornou rota de artistas brasileiros em suas turnês europeias. Bandas e cantores de todos os estilos, além de DJs e festas famosas em terras brasileiras passaram pela ilha, principalmente na capital Dublin. E em 2020 tem muito mais.
A capital irlandesa recebeu vários artistas consagrados no Brasil, além daqueles que estão despontando nos últimos anos. Só entre os artistas que conversaram com o E-Dublin em entrevistas exclusivas e tocaram em Dublin em 2019 podemos citar Mart’nália, Johnny Hooker, Emicida, Criolo, Martinho da Vila e Lulu Santos. Em 2019, também tocaram Nando Reis, Marcelo D2, Glória Groove, Saulo, Carol Konka, Pabblo Vittar, Bixiga 70, Ed Motta, entre outros.
Segundo Renato Passos — fundador da The Bohemian Productions, que atua em Dublin e trouxe shows de Lulu Santos, além da festa Gambiarra, as djs Anne Louise (Hy Brazil) e Ana Paula (Hy Brazil), e traz no próximo dia 8 de dezembro o grupo Ara Ketu — um dos motivos da vinda de artistas brasileiros para a Irlanda é a crise econômica brasileira. “Os artistas brasileiros estão com lacunas na agenda e precisam fazer shows em algum lugar, então as turnês internacionais se tornam mais frequentes e acessíveis”, disse.
Para ele, Dublin se tornou um roteiro desses artistas por estar perto de Londres e pela quantidade de brasileiros que moram na capital irlandesa. “São brasileiros recém-chegados e atualizados com o que está acontecendo no Brasil em termos de música. É um público jovem, estudante e que tem dinheiro. O ticket médio de Dublin é 3 ou 4 vezes maior do que o ticket médio de Portugal, por exemplo”, ressaltou.
A popularidade de shows brasileiros em Dublin também se dá por ser uma forma de os próprios brasileiros matarem a saudade de casa. “Traz um certo aconchego, faz as pessoas se sentirem mais acolhidas”. Renato afirma que o público de um show brasileiro em Dublin é de 700 a 1000 pessoas por evento.
A produtora The Bohemian Productions contou com exclusividade para o E-Dublin alguns dos nomes que estão confirmados ou em negociação para se apresentarem em Dublin em 2020. Entre eles estão Gal Costa, Ana Carolina, Gilberto Gil, Adriana Calcanhoto e Djavan. “Na música eletrônica, estamos cotando um grande nome que é sucesso absoluto no Brasil”, afirmou Renato.
Outras produtoras também já estão anunciando shows para 2020. É o caso de Jota Quest, em março, Maiara & Maraísa, em janeiro, além do grupo Pixote, também em janeiro.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…