O ano de 2019 teve um número impressionante de shows brasileiros na Irlanda. O país realmente se tornou rota de artistas brasileiros em suas turnês europeias. Bandas e cantores de todos os estilos, além de DJs e festas famosas em terras brasileiras passaram pela ilha, principalmente na capital Dublin. E em 2020 tem muito mais.
A capital irlandesa recebeu vários artistas consagrados no Brasil, além daqueles que estão despontando nos últimos anos. Só entre os artistas que conversaram com o E-Dublin em entrevistas exclusivas e tocaram em Dublin em 2019 podemos citar Mart’nália, Johnny Hooker, Emicida, Criolo, Martinho da Vila e Lulu Santos. Em 2019, também tocaram Nando Reis, Marcelo D2, Glória Groove, Saulo, Carol Konka, Pabblo Vittar, Bixiga 70, Ed Motta, entre outros.
Segundo Renato Passos — fundador da The Bohemian Productions, que atua em Dublin e trouxe shows de Lulu Santos, além da festa Gambiarra, as djs Anne Louise (Hy Brazil) e Ana Paula (Hy Brazil), e traz no próximo dia 8 de dezembro o grupo Ara Ketu — um dos motivos da vinda de artistas brasileiros para a Irlanda é a crise econômica brasileira. “Os artistas brasileiros estão com lacunas na agenda e precisam fazer shows em algum lugar, então as turnês internacionais se tornam mais frequentes e acessíveis”, disse.
Para ele, Dublin se tornou um roteiro desses artistas por estar perto de Londres e pela quantidade de brasileiros que moram na capital irlandesa. “São brasileiros recém-chegados e atualizados com o que está acontecendo no Brasil em termos de música. É um público jovem, estudante e que tem dinheiro. O ticket médio de Dublin é 3 ou 4 vezes maior do que o ticket médio de Portugal, por exemplo”, ressaltou.
A popularidade de shows brasileiros em Dublin também se dá por ser uma forma de os próprios brasileiros matarem a saudade de casa. “Traz um certo aconchego, faz as pessoas se sentirem mais acolhidas”. Renato afirma que o público de um show brasileiro em Dublin é de 700 a 1000 pessoas por evento.
A produtora The Bohemian Productions contou com exclusividade para o E-Dublin alguns dos nomes que estão confirmados ou em negociação para se apresentarem em Dublin em 2020. Entre eles estão Gal Costa, Ana Carolina, Gilberto Gil, Adriana Calcanhoto e Djavan. “Na música eletrônica, estamos cotando um grande nome que é sucesso absoluto no Brasil”, afirmou Renato.
Outras produtoras também já estão anunciando shows para 2020. É o caso de Jota Quest, em março, Maiara & Maraísa, em janeiro, além do grupo Pixote, também em janeiro.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…