Assim como diversas manifestações culturais, a festa junina do Brasil é uma herança vinda do hemisfério Norte. Apesar de ser genuinamente brasileira, com seu estilo próprio, a celebração de São João na Europa acontece em diversos países há muitos séculos, sempre no dia de nascimento de São João Baptista que, segundo a Bíblia, veio ao mundo seis meses antes de Jesus Cristo, em 24 de junho.
Porém, a tradição dessas festas são remetidas ao paganismo e ao povo Celta, quando se celebrava o solstício de verão sempre próximo ao dia 20 de junho.
Sendo assim, durante junho e julho, países como Portugal, Espanha e França realizam diversos eventos com direito a fogueira, balões, muita comida e danças típicas.
Neste artigo, selecionamos algumas festas juninas e de São João na Europa.
Confira!
A Festa de São João, de Porto, é considerada de extrema importância para a agenda cultural e tradicional de Portugal. O evento acontece no norte do país há seis séculos, no dia 23 de junho, sendo um dos mais frequentados festivais de rua de toda a Europa.
Entre as comidas populares estão caldo-verde, sardinha e churrasco. Além da fogueira e dos fogos, balões são soltos e iluminam o céu de Portugal com a chegada da noite.
Está entre as principais celebrações de São João na Europa.
Leia também: Conheça dez comidas típicas de Londres
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Festa Junina com sotaque francês. Assim é a Fete de la Saint Jean, também conhecida como a festa de verão de São João.
Ela é tradicionalmente realizada no dia 24 de junho, mas também pode acontecer em outras datas próximas, dependendo da região.
Assim como no Brasil, a fogueira é um dos símbolos da celebração.
Ucrânia e Polônia celebram a chamada Kupala Night na noite de 6 de julho. Também relacionada com o solstício de verão, a data vem da tradição eslava.
Entre os rituais da Kupala Night está o uso da água como símbolo de fertilidade e purificação. Outro ritual vem do fogo, com o público saltando sobre chamas de uma fogueira, demonstrando fé e coragem.
A celebração pagã existe muito antes das festas de São João na Europa.
Leia também: Música celta: entenda sua história, tradição e influência no rock
O início do Verão também é celebrado na Suécia. O feriado de Midsummer Day acontece desde 1953, sempre em um sábado entre os dias 20 e 26 de junho, na mesma época das festas de São João na Europa.
Enfeites com guirlanda são dispostos nas festas junto a bandeiras e flores. A ciranda também é uma dança, assim como a quadrilha, usada para celebrar. Não faltam comidas típicas, roupas coloridas e coroas de flores para as mulheres.
Leia também: Cartões de Festas, uma tradição na Irlanda
Na Dinamarca e na Noruega, o dia 23 de junho é comemorado como Sankt Hans — antigo nome dinamarquês para São João Baptista. Mais uma vez, o fogo é o principal elemento para a celebração.
As cidades acendem suas fogueiras em praias, campos, barcos no meio de lagos e rios, geralmente com a figura de uma bruxa queimando no alto das labaredas, uma tradição que ocorre desde 1920.
Entre as festas de São João na Europa, a Espanha figura como principal país para celebrar. Geralmente, os eventos começam na quinta-feira após o Dia de São João, 24 de junho, e seguem até a segunda-feira seguinte.
A festa é uma das mais parecidas com as festas juninas brasileiras, pelas cores, danças, fogueira, fogos de artifício, guloseimas e a importância em participar. Entre as cidades mais famosas para celebrar a data estão Alicante, Lanjarón, Catalunha, Menorca e Galícia.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Você pode começar o próximo passo do seu planejamento de intercâmbio pelo mundo. Que tal continuar pesquisando sobre essa ideia? Encontre dicas ótimas no nosso guia especial para vários países do mundo.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Com a aproximação das Eleições Gerais de 2024, uma organização dedicada ao bem-estar animal lançou…
Quem já está há um tempinho vivendo na Irlanda, pode ter percebido que por aqui…
Você conhece os cães de raça da Irlanda? Sim, algumas raças de cachorros têm suas…
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…