Assim como diversas manifestações culturais, a festa junina do Brasil é uma herança vinda do hemisfério Norte. Apesar de ser genuinamente brasileira, com seu estilo próprio, a celebração de São João na Europa acontece em diversos países há muitos séculos, sempre no dia de nascimento de São João Baptista que, segundo a Bíblia, veio ao mundo seis meses antes de Jesus Cristo, em 24 de junho.
Porém, a tradição dessas festas são remetidas ao paganismo e ao povo Celta, quando se celebrava o solstício de verão sempre próximo ao dia 20 de junho.
Sendo assim, durante junho e julho, países como Portugal, Espanha e França realizam diversos eventos com direito a fogueira, balões, muita comida e danças típicas.
Neste artigo, selecionamos algumas festas juninas e de São João na Europa.
Confira!
A Festa de São João, de Porto, é considerada de extrema importância para a agenda cultural e tradicional de Portugal. O evento acontece no norte do país há seis séculos, no dia 23 de junho, sendo um dos mais frequentados festivais de rua de toda a Europa.
Entre as comidas populares estão caldo-verde, sardinha e churrasco. Além da fogueira e dos fogos, balões são soltos e iluminam o céu de Portugal com a chegada da noite.
Está entre as principais celebrações de São João na Europa.
Leia também: Conheça dez comidas típicas de Londres
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Festa Junina com sotaque francês. Assim é a Fete de la Saint Jean, também conhecida como a festa de verão de São João.
Ela é tradicionalmente realizada no dia 24 de junho, mas também pode acontecer em outras datas próximas, dependendo da região.
Assim como no Brasil, a fogueira é um dos símbolos da celebração.
Ucrânia e Polônia celebram a chamada Kupala Night na noite de 6 de julho. Também relacionada com o solstício de verão, a data vem da tradição eslava.
Entre os rituais da Kupala Night está o uso da água como símbolo de fertilidade e purificação. Outro ritual vem do fogo, com o público saltando sobre chamas de uma fogueira, demonstrando fé e coragem.
A celebração pagã existe muito antes das festas de São João na Europa.
Leia também: Música celta: entenda sua história, tradição e influência no rock
O início do Verão também é celebrado na Suécia. O feriado de Midsummer Day acontece desde 1953, sempre em um sábado entre os dias 20 e 26 de junho, na mesma época das festas de São João na Europa.
Enfeites com guirlanda são dispostos nas festas junto a bandeiras e flores. A ciranda também é uma dança, assim como a quadrilha, usada para celebrar. Não faltam comidas típicas, roupas coloridas e coroas de flores para as mulheres.
Leia também: Cartões de Festas, uma tradição na Irlanda
Na Dinamarca e na Noruega, o dia 23 de junho é comemorado como Sankt Hans — antigo nome dinamarquês para São João Baptista. Mais uma vez, o fogo é o principal elemento para a celebração.
As cidades acendem suas fogueiras em praias, campos, barcos no meio de lagos e rios, geralmente com a figura de uma bruxa queimando no alto das labaredas, uma tradição que ocorre desde 1920.
Entre as festas de São João na Europa, a Espanha figura como principal país para celebrar. Geralmente, os eventos começam na quinta-feira após o Dia de São João, 24 de junho, e seguem até a segunda-feira seguinte.
A festa é uma das mais parecidas com as festas juninas brasileiras, pelas cores, danças, fogueira, fogos de artifício, guloseimas e a importância em participar. Entre as cidades mais famosas para celebrar a data estão Alicante, Lanjarón, Catalunha, Menorca e Galícia.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Você pode começar o próximo passo do seu planejamento de intercâmbio pelo mundo. Que tal continuar pesquisando sobre essa ideia? Encontre dicas ótimas no nosso guia especial para vários países do mundo.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…