Categories: Entretenimento

Sarau Maré e a poesia de Adriana Ribeiro

Em nossos encontros mensais, o Sarau Maré apresenta um poeta ou uma poeta especial do mês para divulgar os trabalhos que eles vêm fazendo pelo caminho. Na nossa primeiríssima edição, a poeta apresentada foi ela:

Adriana Ribeiro, também conhecida como bizunnga — nome dado por sua mãe, pois, na sua terra, é assim que chamam o pássaro beija-flor — além de poeta e escritora, está atualmente desenvolvendo uma peça “On The Edge”, projeto que nos faz refletir sobre o medo e a burocracia na sociedade.

Adriana é formada em Rádio e TV no Brasil. Mudou-se para Dublin em 2015 de mala, cuia e poesia. Aqui em Dublin, ela atualmente estuda Cinema. Tem poemas publicados na Coletânea “Trinta e dois quilos [Uma Antologia Brasil-Irlanda], pela editora Urutau; tem poemas em inglês publicados nas zines “FLARE”, organizados pelo “The Sunflower Sessions” e já contou aqui no E-Dublin algumas histórias sobre viagem, sobre o dia que a Garda “atirou” nela e também sobre uma saudade que a gente conhece bem.

Continua após a publicidade

Um beija-flor em Dublin

“Às vezes tenho sintomas de realidade. Faço dos sonhos campo de treinamento e me pergunto:
— Por que acordo com areia no olhos?
Vai ver é a corrida contra o tempo.”

Perguntaram a ela na rua se é atriz. Talvez, ela tivesse algumas aparições pelo palco ou talvez seja essa verossimilhança: ela acaba confundindo-se com alguém, porque passa no mundo e não passa despercebida. Ela é alguém que fica. Uma presença largamente marcante, um olhar que penetra.

Ela diz autenticamente o que lhe vem à cabeça como se fosse uma espécie de médium ou, até, uma bruxa.

Pode ser isso! Pode ser que ela tenha uma espécie de poder mágico, de alguém que brinca com o fogo com precisão, de alguém que lê mentes e tira da manga uma interpretação certeira. Adriana parece ler aquela meia linha de uma história e, com isso, já se basta para preencher as lacunas. Aquela meia linha que muda o rumo de uma história. Uma meia linha que serve como alerta e também como uma forma de continuar acreditando que tudo é possível de acontecer.

Essa meia linha é sempre um risco, ela sabe. Mas um risco que, de certa forma, sempre vale a pena tomar, de preferência junto a uma pint, uma taça de vinho ou, até mesmo, comendo uma maçã.

No mínimo, sai uma história. No máximo, saem várias. E viver alguma história com ela é sempre interessante. Em meio aos pequenos e raros breaks de algum dos três ou quatro trabalhos, nesse vai e vem pelas ruas de Dublin, no intervalo da faculdade ou voando pelo mundo como um pássaro. Haverá sempre uma história para contar, e sem dúvida ela te contaria.

Ela conta. Ela diz. Ela precisa falar.

Com a voz tão penetrante quanto os olhos. Com as ondas avassaladoras dos cabelos, ora negras, ora vermelhas. Ousa falar também o jeito que anda, a distração por vezes proposital e outras vezes natural como um beija-flor com hora marcada para bater as asas.

Tudo nela fala alguma coisa. Às vezes grita. Às vezes canta.

E eu não duvido que o canto dela nos leve a destinos curiosos.

“Estou no cheiro do seu cabelo
no teu lençol
na xícara de café
e escova de dente
I am all over you
e nas coisas
Pareço só lembrança
Pois no teu diálogo e futuro
não estou
Estou só — em mim mesma
e isso tem que bastar”

Acompanhe os trabalhos da Adriana Ribeiro no Facebook.

Próxima edição do Sarau Maré acontece dia 10 de Agosto, 1-5pm. Vale lembrar que, apesar de gratuito, o evento é aberto apenas para convidados, dada a limitação do espaço. Para participar, solicite o convite no Eventbrite.

Mais informações sobre o projeto: visite a página do “Sarau Maré” no Facebook ou Instagram @saraumare.

O “Sarau Maré” criou uma campanha de crowdfunding com o objetivo de arrecadar fundos para a edição de revista trimestral bilíngue, em que serão publicados textos e poemas do grupo. Vale um clique para saber mais informações sobre a revista.

Colaborador edublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024