Um dos espaços mais interessantes da capital da Irlanda mistura ciência e arte com conteúdo interativo e digital. Estamos falando da Science Gallery Dublin, que faz parte do Trinity College. Porém, quem quiser visitar o espaço deve correr antes que ele feche de vez!
Isso porque a universidade informou que não deve dar continuidade à galeria após o encerramento da exposição que acaba de abrir no local e que fica aberta até fevereiro de 2022.
Inaugurada em 2008, a Science Gallery Dublin funciona na Pearse Street, uma das mais populares avenidas centrais de Dublin, muito frequentada por estudantes e turistas.
A unidade Dublin faz parte da Science Gallery International (SGI), que reúne galerias de ciências em outras cidades como Atlanta, Berlin, Detroit, Londres e Rotterdam.
De acordo com o jornal Irish Times, com base nas demonstrações financeiras da Trinity College até o final de setembro de 2020, a galeria obteve uma renda de € 552 mil, pouco menos que os € 592 mil arrecadados um ano antes, o que não seria suficiente para manter o local aberto.
O jornal também publicou uma matéria, dizendo que uma possível ajuda financeira do governo irlandês poderá salvar o local. Uma reunião foi agendada entre a Trinity College e membros do Executivo.
Um abaixo assinado foi lançado para mostrar a indignação pública com o fechamento.
Recentemente, a Science Gallery Dublin reabriu com uma nova exposição “Bias: Built this Way”, em 22 de outubro, que deve ficar ativa até 28 de fevereiro, quando o local deve fechar de vez.
A expo, segundo o site do local, é uma exploração interativa e instigante de preferências, preconceitos e equidade digital.
“Esta nova temporada da Science Gallery Dublin interroga como o preconceito pode passar rapidamente do humano para a máquina à medida que algoritmos e sistemas de inteligência artificial são codificados por humanos com valores, preferências e predisposições muito humanos”, diz o texto de divulgação.
A exposição possui obras de artistas irlandeses e internacionais com obras de arte digital. É possível, ainda, visitar a exposição online.
Um prédio não utilizado da Trinity College Dublin, esquecido pela universidade, felizmente se tornou um projeto absolutamente inovador em 2008.
A ideia da instituição de ensino foi criar uma experiência nova e viva, inflamando a criatividade e a descoberta, reunindo a ciência e a arte, incentivando e encorajando jovens a aprenderem mais sobre o mundo de modo interessante e criativo.
O local foi reaberto ao público no dia 11 de agosto, após meses fechado por conta do novo coronavírus, com a exposição INVISIBLE.
Com mais de três milhões de visitantes em mais de dez anos de inauguração, o local precisa entrar na lista de todo intercambista para uma visita. Uma não, várias! Afinal, ele recebe exposições e mostras atualizadas mensalmente.
O programa de eventos leva aos espaços da Science Gallery Dublin desde mostras sofisticadas da ciência como o futuro da espécie humana até pautas comportamentais como a violência e o amor.
Leia também: Trinity College: a Universidade mais antiga da Irlanda
Dentro do grupo “Leonardo”, eles atuam como o “cérebro” da Science Gallery. É onde os temas para as novas exposições são inspirados e onde as colaborações são desencadeadas com “brainstorms” frequentes.
Outro grupo, os “Young Leos” são o ramo jovem do conselho consultivo da Science Gallery Dublin. Vindo de toda a Irlanda, eles atuam como embaixadores da juventude e assessores da galeria, programando seus próprios eventos e ajudando a abordagem da Science Gallery Dublin sobre vários aspectos, incluindo mídias sociais, marketing, temas de exposições e iniciativas de educação mais ampla.
Leia também: Como o aquecimento global afetará a Irlanda?
SERVIÇO:
Science Gallery Dublin
Trinity College Dublin
Pearse Street, Dublin 2, Irlanda
+353 1 896 4091
Funcionamento:
Segunda-feira: fechada
Ter – Sex: 11h às 18h
Sáb – Dom: das 12h às 18h
Plano de reabertura: a partir de 11 de agosto com visitas limitadas e agendadas antecipadamente.
Informações: https://dublin.sciencegallery.com/
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…