Um dos espaços mais interessantes da capital da Irlanda mistura ciência e arte com conteúdo interativo e digital. Estamos falando da Science Gallery Dublin, que faz parte do Trinity College. Porém, quem quiser visitar o espaço deve correr antes que ele feche de vez!
Isso porque a universidade informou que não deve dar continuidade à galeria após o encerramento da exposição que acaba de abrir no local e que fica aberta até fevereiro de 2022.
Inaugurada em 2008, a Science Gallery Dublin funciona na Pearse Street, uma das mais populares avenidas centrais de Dublin, muito frequentada por estudantes e turistas.
A unidade Dublin faz parte da Science Gallery International (SGI), que reúne galerias de ciências em outras cidades como Atlanta, Berlin, Detroit, Londres e Rotterdam.
De acordo com o jornal Irish Times, com base nas demonstrações financeiras da Trinity College até o final de setembro de 2020, a galeria obteve uma renda de € 552 mil, pouco menos que os € 592 mil arrecadados um ano antes, o que não seria suficiente para manter o local aberto.
O jornal também publicou uma matéria, dizendo que uma possível ajuda financeira do governo irlandês poderá salvar o local. Uma reunião foi agendada entre a Trinity College e membros do Executivo.
Um abaixo assinado foi lançado para mostrar a indignação pública com o fechamento.
Recentemente, a Science Gallery Dublin reabriu com uma nova exposição “Bias: Built this Way”, em 22 de outubro, que deve ficar ativa até 28 de fevereiro, quando o local deve fechar de vez.
A expo, segundo o site do local, é uma exploração interativa e instigante de preferências, preconceitos e equidade digital.
“Esta nova temporada da Science Gallery Dublin interroga como o preconceito pode passar rapidamente do humano para a máquina à medida que algoritmos e sistemas de inteligência artificial são codificados por humanos com valores, preferências e predisposições muito humanos”, diz o texto de divulgação.
A exposição possui obras de artistas irlandeses e internacionais com obras de arte digital. É possível, ainda, visitar a exposição online.
Um prédio não utilizado da Trinity College Dublin, esquecido pela universidade, felizmente se tornou um projeto absolutamente inovador em 2008.
A ideia da instituição de ensino foi criar uma experiência nova e viva, inflamando a criatividade e a descoberta, reunindo a ciência e a arte, incentivando e encorajando jovens a aprenderem mais sobre o mundo de modo interessante e criativo.
O local foi reaberto ao público no dia 11 de agosto, após meses fechado por conta do novo coronavírus, com a exposição INVISIBLE.
Com mais de três milhões de visitantes em mais de dez anos de inauguração, o local precisa entrar na lista de todo intercambista para uma visita. Uma não, várias! Afinal, ele recebe exposições e mostras atualizadas mensalmente.
O programa de eventos leva aos espaços da Science Gallery Dublin desde mostras sofisticadas da ciência como o futuro da espécie humana até pautas comportamentais como a violência e o amor.
Leia também: Trinity College: a Universidade mais antiga da Irlanda
Dentro do grupo “Leonardo”, eles atuam como o “cérebro” da Science Gallery. É onde os temas para as novas exposições são inspirados e onde as colaborações são desencadeadas com “brainstorms” frequentes.
Outro grupo, os “Young Leos” são o ramo jovem do conselho consultivo da Science Gallery Dublin. Vindo de toda a Irlanda, eles atuam como embaixadores da juventude e assessores da galeria, programando seus próprios eventos e ajudando a abordagem da Science Gallery Dublin sobre vários aspectos, incluindo mídias sociais, marketing, temas de exposições e iniciativas de educação mais ampla.
Leia também: Como o aquecimento global afetará a Irlanda?
SERVIÇO:
Science Gallery Dublin
Trinity College Dublin
Pearse Street, Dublin 2, Irlanda
+353 1 896 4091
Funcionamento:
Segunda-feira: fechada
Ter – Sex: 11h às 18h
Sáb – Dom: das 12h às 18h
Plano de reabertura: a partir de 11 de agosto com visitas limitadas e agendadas antecipadamente.
Informações: https://dublin.sciencegallery.com/
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…