Sabe quando aquela tão esperada viagem começa a se aproximar e você se sente tranquilo, achando que não falta mais nada para organizar e aí vem um amigo e pergunta: deu tudo certo com o seguro-viagem e o seguro-saúde? Esse é o momento em que você pensa “estava bom demais pra ser verdade!”. Então, algumas dúvidas começam a aparecer, por exemplo: o seguro-viagem não é seguro-saúde?
Calma! No texto de hoje você vai entender a diferença entre o seguro-viagem e o seguro-saúde. E respondemos de cara a pergunta: não são a mesma coisa! Agora você vai conseguir conhecer as principais diferenças de cada um e, assim, poder descobrir qual é a melhor opção para o seu caso.
Leia também: Seguro-viagem: o que é, como funciona, planos e preços
Mesmo com funcionalidades parecidas, o seguro-viagem não é seguro-saúde. Veja quais são as diferenças e qual se encaixa melhor para o tipo de viagem que pretende realizar.
O seguro-viagem, como o próprio nome já diz, oferece suporte para as mais diferentes situações, problemas e imprevistos que podem ocorrer durante uma viagem. No entanto, quando você adquire um seguro-viagem, você tem direito à assistência em relação às bagagens, atraso e cancelamento de voo, perda de documentos etc., mas também pode receber todo suporte em assistência médica 24 horas nos melhores hospitais do exterior.
Ou seja, ao optar por um seguro-viagem, em casos de acidentes, é possível ser encaminhado a um hospital credenciado pela empresa contratada, sem precisar pagar nada pelo atendimento, exames e cirurgias.
Outro ponto importante é que muitos países do exterior exigem a apresentação de um seguro-viagem. Ou seja, antes de embarcar para qualquer lugar do mundo, verifique se é obrigatório contratar esse tipo de seguro.
Já o seguro-saúde oferece cobertura apenas para imprevistos relacionados à saúde, como consultas, internações, realização de exames e, até, cirurgias. Aliás, o seguro-saúde é bem parecido com o plano de saúde, disponibilizando todo suporte e cobertura.
Porém, geralmente ele funciona em um sistema de reembolso, ou seja, você utiliza o serviço e depois solicita que o valor gasto seja devolvido pela seguradora contratada.
Mesmo com a explicação sobre a diferença entre os dois tipos de seguro, ainda tem dúvidas de quando escolher um ou outro?
Continue a leitura!
Vai viajar a turismo e está na dúvida entre o seguro-viagem e o seguro-saúde? Bom, nesse caso, o ideal é contratar um seguro-viagem, visto que ele é mais completo que o seguro-saúde e já está incluída a assistência médica se necessário, além de oferecer cobertura para diversos outros imprevistos.
Mais uma vez: seguro-viagem. Essa é, sem dúvida, a melhor forma de garantir um intercâmbio mais tranquilo e seguro, visto que a cobertura do seguro-viagem vai dar todo o suporte nos mais diferentes tipos de situações imprevisíveis que podem acontecer.
No caso de se mudar de vez para o exterior e morar em um país da Europa, por exemplo, o mais indicado é adquirir um seguro-saúde, que vai funcionar como um plano de saúde fora do Brasil. Ele costuma ser utilizado por pessoas que pretendem permanecer fora por um período de até um ano.
Vale ainda destacar que a Europa exige, ao menos, a cobertura mínima para DMH de 30 mil euros. Então, atente-se a essa informação quando for contratar um seguro.
É hora de entender como é possível contratar ambos os serviços. Os dois tipos de seguro podem ser contratados nos sites oficiais das mais diversas seguradoras, em agências de viagem e em sites comparadores de seguro-viagem.
Leia também: 5 erros comuns na hora de contratar o seguro-viagem
Além da diferença das coberturas entre o seguro-viagem e o seguro-saúde, uma outra diferença também está no valor de cada um.
O valor do seguro-viagem sempre vai depender do período pelo qual se pretende ficar no exterior, visto que é cobrado por dia e tudo depende, claro, do tipo de plano e cobertura. Neste caso, qualquer imprevisto que aconteça e que esteja incluído na cobertura do plano escolhido será completamente custeado, e o segurado não precisará arcar com nenhum gasto no local.
Já o valor de um seguro-saúde costuma ser um pouco mais barato que um plano de saúde e também depende da idade, da cobertura, entre outras questões.
No entanto, diferentemente do seguro-viagem, o seguro-saúde é pago mensalmente. Lembrando que, no seguro-saúde, o segurado escolhe onde deseja realizar uma consulta ou procedimento médico, paga o valor do seu bolso e depois solicita o reembolso pela seguradora contratada.
Leia também: Seguro-viagem para mochilão: saiba por que contratar
Para não restar mais dúvidas de que o seguro-viagem não é seguro-saúde, veja abaixo os itens que mais diferenciam as duas proteções.
Depois de ler todas essas informações, se você está prestes a embarcar para o exterior, avalie bem qual tipo de seguro é mais adequado para a sua viagem e, mesmo não sendo obrigatório no seu destino, lembre-se de que não há nada melhor do que viajar de forma tranquila e segura.
Leia também: Como escolher o melhor seguro-viagem que cobre a Covid-19
Para saber exatamente o valor, os tipos de planos e as coberturas oferecidas, nada melhor que consultar um comparador online.
Uma dica é entrar no site Seguros Promo, considerado um ótimo comparador online, e pesquisar o valor de um seguro-viagem para a Europa dentro da plataforma. É bem simples: basta fazer uma simulação colocando o período da sua viagem, destino e clicar em “pesquisar”.
Feito isso, o comparador apresenta diferentes tipos de seguro das mais diversas seguradoras. E o melhor é que de um jeito superfácil, em que você consegue visualizar e comparar os valores e os benefícios de cada uma das seguradoras. Ou seja, na plataforma você pode avaliar cuidadosamente os planos e coberturas.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…