Viajar no inverno divide opiniões. Você tem dias mais curtos e o roteiro precisa ser muito bem planejado para aproveitar cada hora. No entanto, o charme da Europa nesse período é indiscutível. Selecionamos cinco destinos para você colocar nos seus planos de viagens durante o período de baixas temperaturas.
Visitar Paris no inverno é ter a impressão de que se está em uma cidade completamente diferente da mesma Paris do verão. Como na Europa as estações são normalmente bem marcadas, a paisagem costuma mudar drasticamente, mostrando uma beleza totalmente singular. Vale apenas ficar atento ao horário de abertura e fechamento de parques e pontos turísticos para que você consiga aproveitar o cenário sem surpresas, já que durante o inverno o período de visitas costuma sofrer mudanças.
Essa cidade da França atrai turistas que querem fugir do roteiro típico pela capital parisiense. Repleta de prédios históricos, é o segundo maior município francês em extensão. Lyon também é considerada a capital mundial da gastronomia com nomes como Paul Bocuse, que desde 1965 é destaque no guia mais importante e respeitado de hotéis e restaurantes do mundo – o Guia Michelin – alcançando a nota máxima de três estrelas. Se tiver com tempo ou ainda tiver outras prioridades pode planejar essa viagem para Dezembro, quando a cidade também é palco do festival de luzes chamado “Fête des Lumières”
É lá onde fica a residência oficial do Papai Noel e também o lar de cerca de 60 mil pessoas. É considerada uma cidade universitária e conhecida por um ambiente jovem e descontraído. A Vila de Santa Claus é um parque temático e uma das principais atrações do roteiro, aberta durante o ano, mas especialmente mágica durante o inverno. Milhares de turistas costumam ir até o local buscando um encontro com o lúdico. O passeio inclui trenós puxados por renas e visitas pela casa, escritório, correio que recebe cartas o ano inteiro e até mesmo a fábrica do bom velhinho como segue a tradição.
A Finlândia também é um dos destinos para quem quer ver o espetáculo das Luzes do Norte (Aurora Boreal) entre os meses de Setembro e Março. No entanto, é preciso ficar atento aos alertas meteorológicos para aumentar as chances de assistir ao fenômeno. Você pode assinar para receber alertas no site do Instituto da Finlândia.
Os longos invernos de temperaturas negativas não diminuem a animação da capital da Dinamarca, considerada uma das melhores em relação à qualidade de vida. A agitada rotina noturna levou a uma revisão do transporte público em 2009 fazendo com que o metrô funcionasse por 24h. Vale ficar de olho na previsão do período de neve mais intensa, caso esse não seja o objetivo. Algumas atrações podem estar fechadas, como o Parque Tivoli. Por outro lado prepare-se para experimentar uma culinária rica e saborosa, principalmente para quem gosta de peixes e frutos do mar, aproveitando uma cidade moderna e boêmia, que se mistura a uma história viva por meio de magníficos prédios históricos e castelos.
A Espanha é um dos destinos de quem pretende viajar durante o inverno europeu, mas quer fugir das temperaturas negativas. Vale aproveitar a época para descobrir o que a região da Andaluzia, no sul do país, tem a oferecer. Muita gente prefere trocar o verão com temperaturas que ultrapassam 40 C para viajar para lá no período mais frio onde as temperaturas são amenas, porém sem baixar dos 12 C. Os destaques ficam com as cidades de Sevilha, Granada e Córdoba.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…