Voltar para o Brasil falando inglês fluentemente é o desejo de todos os estudantes após intensos meses de intercâmbio.
É bem verdade que, muitas vezes, não é possível voltar com um inglês 100%, mas não dá para negar que, na pior das hipóteses, depois de uma temporada vivenciando o idioma, seu inglês com certeza vai melhorar.
Mas, como saber durante o intercâmbio se o seu inglês está, de fato, melhorando?
É claro que, para cada pessoa, esse momento pode ser diferente. Porém, no geral, há algumas situações para indicar que o seu inglês deslanchou para valer. E, acredite, quando elas acontecem é uma sensação incrível.
Quem nunca foi a um restaurante ou pub e precisou olhar o tradutor para entender mais de 80% do cardápio, que atire a primeira pedra. Essas situações são bastante comuns no início do intercâmbio.
Por esse motivo, é sempre uma alegria quando você consegue entender quase tudo o que está lendo sem apelar para o dicionário ou o aplicativo no celular.
Falar e entender o que as pessoas estão falando em inglês não é tarefa simples. Imagine, então, quando você precisa fazer uma entrevista de emprego em outra língua — e pior: por telefone.
No início, isso parece realmente assustador. Mas, conforme o tempo vai passando, você percebe que atender ao telefone e responder as perguntas solicitadas já não é aquele bicho de sete cabeças.
Quando você consegue o emprego — ou, ao menos, é chamado para fazer um treinamento após a entrevista por telefone — é que você começa a perceber como o seu inglês está realmente evoluindo. Que sensação boa, não é?!
Ouvir um programa de rádio na Irlanda pode ser muito difícil. Além de falarem muito rápido, os radialistas e convidados podem ter sotaques diferentes, o que dificulta ainda mais a compreensão.
É por isso que, quando é possível entender mais de 50% do que foi falado no programa, sem muito esforço, você sente que o intercâmbio está trazendo bons resultados.
Assistir a um filme em inglês sem legenda em português significa que as imagens precisarão ser muito explicativas, não é? Até que, de repente, você se pega entendendo boa parte dos diálogos com as legendas em inglês. Que progresso!
Na Irlanda, não é raro encontrar pessoas que querem conversar com você, seja em um pub ou na rua mesmo. No começo do intercâmbio, no entanto, não é tão fácil assim responder a essas pessoas e acabamos dando aquela escapadinha.
Mas, chega um momento em que você consegue entendê-las perfeitamente e até trocar algumas frases e ideias. Isso é realmente um grande avanço!
Sobre a autora:
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…