Todo inverno na Irlanda é a mesma coisa. Os meteorologistas irlandeses, praticamente boa parte do inverno soltam comunicando de alerta de neve na Irlanda, mas a verdade é que na maioria das vezes, o rebuliço fica só nas news, ou com sorte, a neve aparece em regiões específicas do país, e só.
Este manhã, mais uma vez, após dias de alerta amarelo por conta do Storm Ciara, a coisa apertou por aqui e a neve deixou algumas regiões da capital braquinha, branquinha. Rodovias como a famosa M50 teve trânsito lento esta manhã por conta da incidência de Neve. As monhanha de Wicklow também amanheceram branquinhas. Mas será que a neve voltará amanhã?
A verdade é que a Irlanda já tinha se conformado a não ter neve (e a não ter sol), até que em 2010 o país foi tomado por uma avalanche. A neve era tanta, que Dublin parou.
Foi o pior ano para o comércio. As escolas pararam, os transportes públicos ficaram um caos. Imagine um país que não está preparado para tanta neve.
Sair de carro também ficou complicado e a orientação dada era que só saíssemos de casa em caso de extrema necessidade. Todo mundo correu para as lojas para comprar equipamento de neve, para facilitar a mobilidade. Galochas, peças para acoplar no sapato, correntes para as rodas do carro, produto para descongelar o para-brisa e sal (isso mesmo, sal), para colocar na saída das garagens.
Desde então, o que sobrou dessa Irlanda congelada foram as fotos e todo o equipamento que guardamos no sótão de casa, junto com a esperança que o dinheiro investido há tanto tempo tenha alguma utilidade algum dia.
A Irlanda, como você sabe, é uma ilha. Quanto mais perto do oceano, há menos variação entre as temperaturas do verão e do inverno, e quanto mais próximo do meio de uma área urbana um lugar está localizado, as estações são mais definidas.
A resposta é bem simples: caos. Como já citamos, a tal da neve é rara por aqui, e quando acontece o país está completamente despreparado para enfrentá-la. E apesar de divertida, nas primeiras horas, das fotos bonitas no Instagram, a realidade é que, se ela permanece é nos dias seguintes que os problemas começam.
Nos últimos anos, e nos poucos dias que a neve deu as caras por aqui, sofremos até com a ausência de pão nos supermercados.
Segundo o Met Éireann, departamento meteorológico do país, as regiões mais afetadas costumam ser Cavan, Monaghan, Donegal, Longford, Leitrim, Clare, Mayo and Sligo. As montanhas de Wicklow também costumam ficar branquinhas.
O primeiro alerta que chega com a neve é o alerta nas rodovias. Mesmo quando a neve não é tão presente, ao derreter, as vias ficam muito escorregadias e como já mencionamos, os veículos irlandeses também não são adaptados para tal. Reduzir a velocidade e manter uma distância considerável entre um veículo e outros são medidas imprescindíveis.
Em 2018, as temperaturas abaixo de zero provocaram o fechamento de mais de 50 escolas, a maioria delas em regiões como Co Offaly, Longford, Mayo and Galway. Na maioria dos casos, o motivo é mais para a própria segurança, já que como já comentamos, o país não possui infra estrutura necessária, para manter o país funcionando de forma segura.
Outro setor que costuma ser diretamente afetado pela neve são os aeroportos, sendo assim, é sempre importante ficar atento as informações das cias aéreas quando existe alerta de neve.
Calçadas escorregadias, tropeços e pequenos acidentes são muitos comuns em dias de neve, sobretudo na parte da manhã, quando o gelo da noite nas calçadas começa a derreter, tornando as vias inseguranças. Cautela ao caminhar é recomendável. Evite correr desnecessariamente e utilize calçados com algum tipo de antiderrapante, o que evita escorregões.
Uma realidade na cidade de Dublin, os moradores de rua são uma preocupação a mais para as autoridades irlandesas. Infelizmente, mortes são uma realidade em períodos de neve, já que os moradores de rua se tornam peças vulneráveis. Há algumas semanas, uma ação super positiva foi criada, aconselhando os irlandeses a pendurarem casacos e agasalhos para moradores de rua na HaPenny. Um ato de generosidade que pode salvar vidas.
Com o aumento da demanda por soluções de mobilidade sustentável, os aplicativos para aluguel de…
Os feriados na Irlanda são momentos para celebrar e, também, descansar. Durante o ano, acontecem…
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…
A cidade de Dublin está pronta para celebrar o Ano Novo em grande estilo com…
As inscrições para o programa de bolsas de estudos Global Excellence Scholarships já estão abertas.…
O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no…