Apesar das medidas do governo irlandês para combater a transmissão do novo coronavírus, alguns departamentos importantes para os imigrantes na Irlanda seguem em funcionamento.
O Immigration Service Delivery Function of the Department (Serviços de Imigração do Departamento de Justiça e Igualdade) afirmou que o registro das permissões de imigração no Burgh Quay continuará funcionando normalmente.
O órgão vai utilizar um processo simplificado, projetado para minimizar a quantidade de tempo que os candidatos precisam passar no escritório. O departamento solicita que os clientes não tragam familiares ou amigos para registro, a menos que seja necessário fazer parte do processo de verificação, pois isso aumenta os riscos gerais.
Segundo o comunicado, por conta das escolas de inglÊs terem fechado por conta das determinações do governo, o departamento está considerando todos os estudantes internacionais cumpridos com o requisito de frequência durante o período de desligamento. Todas as outras regras permanecerão em vigor e os alunos deverão renovar suas inscrições como de costume.
O serviço para imigrantes das outras cidades devem ser verificados localmente. Em Bray, por exemplo, o Immigration Office Bray ficará fechado durante duas semanas e todos os appointments desse período estão cancelados.
O serviço normal de controle de imigração no aeroporto de Dublin continua com as medidas apropriadas para proteger os funcionários. Segundo nota, o Dublin Airport afirmou que está seguindo os conselhos de saúde pública da Irlanda em relação ao surto de Covid-19. Segundo informam, o Health Protection Surveillance Center (HPSC), que é a agência especializada da Irlanda para investigação e gerenciamento de doenças transmissíveis, possui funcionários no aeroporto de Dublin para auxiliar os passageiros que chegam, que podem ter preocupações em relação ao COVID-19. A equipe está presente na sala de bagagens no Terminal 1 e no Terminal 2.
Leia também: Coronavírus: Irlanda fecha escolas, instituições e cancela eventos
As autoridades sanitárias irlandesas não estão realizando verificações de temperatura / triagem nos aeroportos irlandeses, já que o HPSC disse que não é uma medida de controle apropriada para a Irlanda no momento. Existem protocolos formais em vigor no caso de um passageiro apresentar infecção respiratória aguda em uma aeronave de entrada, e estes serão rigorosamente respeitados o tempo todo.
A nota ressalta que o governo irlandês disse que não tem planos de fechar aeroportos e portos, além de aconselhar as pessoas a evitar todas as viagens não essenciais à China, Espanha e Itália.
A Embaixada Brasileira em Dublin vai seguir funcionando, mas emitiu um comunicado a respeito das recomendações para usuários dos serviços consulares. Entre elas está não levar pessoas idosas e crianças para o atendimento consular.
Os trâmites de pedidos de passaporte devem ser feitos somente por via postal, exceto nos casos de pais que solicitam documentos para menores de idade. A embaixada ainda recomendou evitar ao máximo comparecer à Embaixada pessoalmente. A melhor forma de buscar informações deve ser por telefone e pela página da Embaixada na internet.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…