Cork, a maior cidade da Irlanda e segunda mais populosa – atrás apenas de Dublin – e a apenas 260 km da capital, pode estar esperando por você! A cidade, referência em ensino no país, tem se revelado uma ótima opção para estudantes buscando todo tipo de intercâmbio, desde aprender um idioma, até fazer uma graduação, ensino técnico e especializações. Mas não acaba aí! Cork também é um grande polo de multinacionais de diversos setores, tornando-se, assim, muito atraente para profissionais de áreas como TI, Indústria Farmacêutica, Finanças e Negócios, Engenharia, entre outras.
Durante muito tempo, indústrias farmacêuticas como a Pfizer, GlaxoSmithKline e a Novartis foram as principais empregadoras de estrangeiros – um dos produtos desse ramo mais fabricados em Cork foi o medicamento Viagra.
Mais recentemente, a GE abriu um novo polo específico para o desenvolvimento e fabricação de insumos para as indústrias farmacêutica e cuidados (biofarma), tornando alto o número de profissionais de biotecnologia, química e farmácia na região, com a contratação estimada de mais de 1,5 mil profissionais desse setor ao ano, diretos e indiretos, além da criação de um centro de excelência da área em Cork. Esse incentivo também deve atrair profissionais de bioquímica, química, entre outros, incluindo conhecimentos das áreas de beleza e saúde.
Há, ainda, a Alcon, divisão da Novartis para os cuidados com os olhos, que também está situada na cidade há mais de 25 anos e emprega mais de 500 funcionários de diversas áreas. São colaboradores de 16 nacionalidades em postos como Manufacturing, Supply Chain, Quality, Procurement, IT, HR, Health and Safety e Finanças.
Atualmente, as empresas de Tecnologia têm tido muito destaque. Apple, Dell (EMC), Facebook e Motorola, por exemplo, mantêm unidades em Cork e isso abre um leque abrangente para os profissionais de TI de diversos setores.
Áreas correlatas de Suporte, Sales, Administração, Finanças e Contábeis destas mesmas empresas também têm vagas para estrangeiros – inclusive para portuguese speakers em áreas de Atendimento ao Consumidor.
Outras ‘gigantes’ como Johnson & Johnson, Amazon e Heineken também estão situadas na cidade com postos para áreas ligadas à pesquisa (desenvolvimento de produtos), marketing e também os setores administrativos (negócios, contabilidade, entre outros).
A companhia britânica Willis Towers Watson (líder global em consultoria, corretagem e soluções) e a Tyco Internacional, em fusão com a Johnson Controls (fabricante de componentes eletroeletrônicos, com cerca de 500 postos de trabalho) recentemente estabeleceram operações em Cork. A primeira tem forte atuação para profissionais de finanças e afins. Já a segunda, oferece possibilidades para os Engenheiros.
É importante ficar atento que cada processo varia. Para alguns cargos a contratação pode ser feita com o profissional ainda no Brasil. Já em outros, isso deve ser feito diretamente na Irlanda. De modo geral, porém, as questões mais conflitantes são o visto e o nível do idioma. Portanto informe-se bem sobre os requisitos e exigências das vagas e esteja preparado.
Para saber sobre essas vagas, fique atento ao LinkedIn e também às agências de emprego como Jobs.ie, Indeed e Top Language Job, grandes referências para quem está em busca de emprego, segundo quem já conseguiu sua vaga no mercado de trabalho irlandês.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…