Categories: Destinos pela Europa

Siga o exemplo de Copenhague: vá de bike

Foto_Avany Franca

Uma cidade construída para os ciclistas. Essa é a sensação de quem visita Copenhague, capital da Dinamarca. São 350 km de ciclovias de faixas largas distribuídas pela cidade, garantindo a segurança de quem pedala.

Segundo dados da prefeitura de Copenhague, 55% dos moradores do centro utilizam a bike como transporte oficial no dia a dia. Apenas 11% dessas pessoas escolhem o carro. A pesquisa engloba mais de 50 mil pessoas, que residem na área central. O interessante é que, mesmo no inverno, embaixo de neve e muitas roupas, 70% dos ciclistas continuam pedalando pela cidade. A bicicleta transformou-se em uma questão cultural e de qualidade de vida. E essa história de circular sobre duas rodas na Dinamarca começou há muito tempo. Por volta de 1800, as bicicletas surgiram discretamente sendo utilizadas para recreação e esportes, principalmente pela alta sociedade e homens. No entanto a magrela acabou conquistando o público em geral, tornando-se popular rapidamente nas demais classes sociais.

Bem-estar + economia – para a cidade e para os ciclistas

Crédito: Shutterstock

Além de ser um meio de transporte que promove a saúde de quem o utiliza, a bike é muito mais econômica para o ciclista e para a cidade. Manter a infraestrutura de uma ciclovia é muito mais barato e fácil, pois não há muitos acidentes graves. Além disso, a bicicleta não emite poluentes e é um ótimo exercício, o que diminui os gastos com a saúde pública da capital. Com base nesses dados, a prefeitura concluiu que Copenhague ganha € 0,40 a cada quilômetro pedalado.

Para garantir que essa realidade só melhore, a prefeitura criou o “Free City Bike”, um empréstimo gratuito de bicicletas para pedalar pelo centro da cidade. Usar esse sistema público é simples: é só colocar uma moeda de 20 coroas dinamarquesas em um dos postos da Free City Bike. Ao devolver a bicicleta, bônus: sua moeda vem junto!

Continua após a publicidade

Dublin Bikes

Crédito: Shutterstock

E aí, ficou animado para rodar por aí de magrela? Pois Dublin também possui um bom sistema de bikes e ciclofaixas. Inclusive, se você mora no centro, não precisa nem ter a sua própria bicicleta. Basta fazer o “Dublin Bikes”, as famosas bicicletas de aluguel da capital irlandesa.

Porém, diferentemente de Copenhague, por aqui é preciso pagar para utilizar essas bikes. Mas o valor é meramente simbólico: a assinatura anual custa apenas € 10.00. Ou seja, dentro deste período, você pode usar as bicicletas públicas sempre que quiser, várias vezes ao dia. A única restrição é o tempo de pedalada, que não pode passar de 30 minutos contínuos.

Interessado? Dê um pulinho no site da Dublin Bikes e faça a sua assinatura anual! No site você também encontra mais informações sobre o serviço. Bora pedalar!

Mas, antes de sair pedalando por ai saiba as regras para ciclistas na cidade de Dublin e veja o vídeo do E-Dublin TV sobre a praticidade de se andar de bike aqui em Dublin.

Colaborador edublin

Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Recent Posts

Dublin registra 11 dias consecutivos sem sol, igualando recorde de 1969

A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…

20 de fevereiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’ na Irlanda: crítica irlandesa enaltece filme brasileiro

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio agrícola: como estudar e trabalhar em fazendas no exterior

Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…

19 de fevereiro de 2025

Feira gratuita de universidades em Dublin vai auxiliar intercambistas na escolha de cursos

No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…

19 de fevereiro de 2025

Nova Zelândia: curiosidades sobre o país do Senhor dos Anéis

Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio High School: como fazer o ensino médio no exterior

O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…

18 de fevereiro de 2025