A Irlanda é conhecida por ser historicamente muito cristã, com a fé das igrejas católica e protestante sendo bem forte em todo o país até pelo menos o início do século 21. É possível ver os símbolos da crença em centenas de igrejas espalhadas pela ilha.
Mas agora, esses símbolos serão banidos de um outro local sagrado na vida de qualquer pessoa, a escola. E quando se fala em símbolos cristãos, inclui celebrações, como missas obrigatórias, e visitas de autoridades religiosas.
Mais de 200 instituições de ensino que fazem parte do State’s Education and Training Boards (ETBs) — Conselhos de Educação e Treinamento do Estado — terão de fazer valer o que são, “multi-denominational”, ou seja, multidenominacionais, locais seguros para pessoas de “múltiplas crenças”.
Símbolos cristãos não poderão mais ser exibidos em cerca de 200 escolas na Irlanda. Foto: James L.W/Unsplash
Segundo consta em reportagem do jornal Irish Times, o currículo estadual determina que as escolas “não ofereçam instrução religiosa ou formação na fé para uma religião em particular durante o dia escolar”.
Ao invés disso, elas devem oferecer “educação religiosa na qual os alunos aprendem sobre uma variedade de religiões e crenças diferentes”, algo que muitas escolas católicas não estavam fazendo, focando o ensino na única crença que acreditam ser relevante.
Leia também: 5 referendos importantes para a história da Irlanda
O ETB deverá montar um guia para orientar como as escolas devem se comportar a respeito do ensinamento das religiões e a não promoção de nenhuma específica.
A exibição de símbolos religiosos, se acontecer, deverá ser ampla e conter representações de toda a comunidade escolar.
Leia também: Acordo da Sexta-feira Santa celebra 22 anos
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…