Duende, trevo, harpa… só por aí já dá para começar a elencar os símbolos da Irlanda. Em um país onde há resquícios de populações existentes em suas terras há mais de dez mil anos atrás, não falta história e cultura para contar.
Por isso mesmo, os símbolos são tão importantes na Irlanda e, com eles, é possível identificar o país facilmente.
Até mesmo quem passa um tempo no país, acaba sempre retornando ao Brasil com peças que, de algum modo, lembram a Ilha Esmeralda.
Neste artigo, vamos contar um pouco mais sobre os símbolos da Irlanda e seus significados.
Acompanhe!
Os símbolos da Irlanda refletem a rica cultura e história deste país encantador. O trevo de três folhas é um dos símbolos mais reconhecidos, representando a sorte e a tradição celta.
A harpa irlandesa, que remonta a séculos, é um símbolo nacional e um emblema da música tradicional irlandesa.
Já o Leprechaun, um pequeno ser mitológico associado à mitologia irlandesa, é amplamente reconhecido como um símbolo de folclore e encanto.
Vamos conhecer mais sobre seis deles?
Um dos principais símbolos da Irlanda, sem dúvida, é o trevo.
Dizem que São Patrício, mais conhecido aqui como Saint Patrick — o padroeiro da Ilha — utilizou o trevo para explicar a Santíssima Trindade enquanto catequizava a população que, até aquele momento, era pagã.
Você poderá encontrar o trevo estampado em objetos que vão desde camisetas até joias.
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Símbolo do verdadeiro amor e da amizade, esse anel surgiu há mais de 300 anos em uma aldeia de Claddagh, próximo a Galway.
A peça, que ocupa espaço nas vitrines das principais joalherias irlandesas.
Mas o que ele significa? Depende da forma que você usa:
Por isso mesmo ele é um dos símbolos da Irlanda na hora de presentear no Dia dos Namorados.
A harpa é, talvez, um dos símbolos da Irlanda mais ricos em significados, isso porque é bem difícil precisar o período exato no qual ela entrou em cena, no que diz respeito à história do país.
Um dos mitos é de que a harpa, hoje em exposição na antiga biblioteca da Trinity College, tenha sido carregada muitas vezes por Brian Boru, um importante rei na história da Irlanda, em suas participações nas batalhas.
Embora haja divergências sobre a origem do instrumento, datada muito após a morte do rei, causando, assim, um “furo” no que diz respeito à coesão do mito, ela foi adotada como símbolo nacional e, hoje em dia, é estampada nos passaportes, nos documentos e selos governamentais, bandeiras da Irlanda — e, até mesmo, na cerveja Guinness, o que, logicamente, acarretou em problemas de direitos autorais.
A Guinness apresentava todos os direitos sobre a imagem da harpa. Como a companhia de cerveja irlandesa não abriu mão deles, o governo simplesmente “espelhou” a imagem, de modo que o símbolo nacional tem sua ponta virada para a esquerda e o símbolo da cerveja tem sua ponta virada para a direita.
As três cores da bandeira irlandesa estão ligadas intrinsecamente à história da Ilha. A cor verde simboliza o cristianismo, com base na tradição gaélica.
A cor laranja caracteriza as religiões protestantes, como herança do período em que estiveram sob o domínio da Inglaterra.
No meio das duas cores, o branco faz alusão à paz.
Diz a lenda que os duendes são guardiões de diversos tesouros e que, tanto eles quanto as fadas, são criaturas que podem usar poderes mágicos tanto para o bem quanto para o mal.
Segundo o folclore, os duendes costumam esconder os potes de ouro no final de cada arco-íris, mas, para descobrir a localização exata, é preciso ver um deles antes de ser visto. Essa é a única forma deles serem amigáveis e mostrarem o caminho.
Por muitos anos, os duendes eram caracterizados como seres mal-humorados, até que, com a ajuda das produções de cinema, eles foram ganhando a simpatia do público.
Há quem diga que esse mau humor é pelo fato de eles terem certo receio com relação aos humanos, mas que, cada vez que percebem alguém com boas intenções, tratam de presentear com um belo par de sapatos.
E é nessa altura que surge o animado Leprechaun, o famoso duende que aparece em diversas lembrancinhas da Irlanda com frases de boa sorte. Ele é um dos símbolos do país. Ainda de acordo com o folclore, deixar um sapato velho com três moedas dentro para a pequena criatura pode trazer prosperidade ao lar.
Se encontrar um Leprechaun estiver difícil, basta procurar nas lojas irlandesas de souvenir que elas dão uma forcinha, com dezenas de lembranças da Ilha em forma de pote de ouro. Vai que um dia você não encontra o seu de verdade!?
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Muitos dos símbolos da Irlanda tem origem celta. Pudera, eles viveram centenas de anos pelas terras irlandesas e deixaram suas marcas profundas na cultura do país.
Além disso, os símbolos estão cravados em rochas e esculturas, além de escrituras e muitos outros tipos e formatos.
A Cruz Celta está entre os símbolos mais conhecidos, mas também existem outros como a tríade e o nó celta.
Se o seu símbolo favorito não estiver na lista, escreva nos comentários um pouco mais sobre ele! 🍀
Quer conhecer os símbolos da Irlanda mais de perto? Que tal fazer um intercâmbio no país? O edublin pode ajudar você a se preparar para esta aventura.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…