Sistema de viagens entre países da UE entra em vigor no domingo
4 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
O sistema de “semáforo” criado pela União Europeia (UE) com informações sobre viagens entre países do bloco entrará em vigor na Irlanda no próximo domingo, 8 de novembro. A ideia é que, dependendo do grau de contaminação de cada país, existam regras e restrições diferentes na hora de desembarcar na Irlanda ou em outra localidade da Europa.
Basicamente, pessoas que desembarcam de países determinados com a cor verde, que significa baixo risco, terão livre acesso a outro país europeu. Passageiros vindos de locais classificados com outras cores, que determinam um risco maior de contaminação, precisarão se submeter a testes, ficar em isolamento, fazer quarentena ou seguir outras medidas determinadas.
Aqueles que viajarem de países classificados com a cor laranja deverão fazer quarentena, a não ser que façam o teste da Covid-19 pré-viagem em seu país de partida até três dias antes de embarcar. Se negativo, o viajante pode levar consigo um certificado de liberação, evitando assim o isolamento obrigatório em seu destino.
Ouça: Lockdown na Irlanda – E-Dublincast (Ep. 92)
O Centro Europeu para Prevenção e Controle de Doenças, com sede em Estocolmo, na Suécia, é responsável por classificar os países. Ele publica um mapa semanal da UE às sextas-feiras, mostrando as diferentes categorias.
Leia também: 10 dias depois do lockdown, cai para metade número de novos casos na Irlanda
Conheça as regras para cada cor:
- Verde: pessoas que chegam destes locais podem entrar no estado sem a necessidade de restringir o movimento ou passar por testes para Covid-19
- Laranja: haverá necessidade de restringir os movimentos, a não ser se houver resultado de teste negativo antes da partida.
- Vermelho e cinza: passageiros devem restringir os movimentos por 14 dias.
Desde 13 de outubro, a Irlanda usa o sistema de semáforo para determinar as regras da extinta “Green List”.
Atualmente, apenas regiões da Finlândia e da Noruega estão incluídas na cor verde, mas são considerados laranja por outras regiões estarem em situação mais arriscada. Também figuram nesta cor Dinamarca, Latvia, Grécia e Ilhas Canárias. A maioria dos outros países, incluindo a Irlanda, está em vermelho.
Vale lembrar que a regra do Nível 5 do lockdown na Irlanda não permite que os cidadãos se afastem 5 km de suas casas. Ou seja, não é permitido viajar nem mesmo pelo país, a não ser que existe uma razão essencial para isso.
O site do DFA (Department of Foreign Affair) diz que todos os passageiros que chegam à Irlanda vindos do exterior são obrigados a preencher um “formulário de localização” antes da entrada.
“Em consonância com a abordagem dos semáforos da UE, não há restrições à entrada de viajantes de regiões verdes. Atualmente, todos os passageiros que entram na Irlanda vindos das regiões vermelha, laranja e cinza devem restringir seus movimentos por 14 dias”.
Outras informações estão disponíveis no site do governo irlandês.
Foto de capa: John Thomas/Unsplash
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Carreira Internacional
Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os...
19 horas atrás
-
Destinos pela Irlanda
Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último...
2 dias atrás