Skellig Michael: ponto turístico isolado da Irlanda reabre em maio

Skellig Michael: ponto turístico isolado da Irlanda reabre em maio

Rubinho Vitti

2 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Uma ilha rochosa no condado de Kerry, onde fica situado um mosteiro cristão abandonado do século 7, é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco. Estamos falando do Skellig Michael, que é considerado um dos mais belos pontos turísticos isolados do mundo.

Afinal, para chegar até ele é preciso seguir para o extremo oeste da Irlanda e ir de barco até o local. Além disso, as visitas à ilha em si acontecem apenas durante uma parte do ano e depende das condições climáticas.

O local abriga um mosteiro construído no ano 588 e para quem é fã de Star Wars, lá foi um cenário importante para as gravações dos três últimos filmes da franquia.

Vamos falar um pouco mais sobre a Skellig Michael

Entre os destinos isolados mais belos do mundo

Skellig Michael é um dos pontos isolados mais belos do mundo. Foto: Michael on Unsplash

O site de viagens global Big 7 Travel se uniu aos especialistas do Holiday Cars para encontrar os 50 lugares mais remotos e bonitos do mundo.

A lista definitiva inclui destinos em quase todos os continentes, desde locais com espécies ameaçadas de extinção, como o Okavango Delta, em Botsuana, até as remotas Corn Islands na costa caribenha da Nicarágua.

A Skellig Michael, em Kerry, na Irlanda, está na 25ª posição. De acordo com o site, “é o local sagrado mais ocidental da Europa e atrai milhares de peregrinos todos os anos que visitam seu bem preservado mosteiro cristão primitivo”.

História do mosteiro da Skellig Michael

É possível visitar a ilha e caminhar sobre ela, mas é preciso cuidado. Foto: Isaac Burke on Unsplash

O Skellig Michael é um local sagrado, já que é terra de um antigo monastério cristão. A ilha é rochosa e íngreme, e é cercada por águas profundas e agitadas, o que tornou a construção do mosteiro um feito notável.

O mosteiro foi fundado no século 6 DC por monges cristãos que fugiram da Grã-Bretanha para escapar da perseguição religiosa. Os monges escolheram a ilha de Skellig Michael como local para seu monastério por causa de sua localização remota e isolada, o que lhes permitia praticar sua fé sem interferência externa.

Estruturas incluem igrejas, torre e celas

O mosteiro foi construído em um platô no topo da ilha, a cerca de 230 metros acima do nível do mar. Os monges construíram várias estruturas de pedra, incluindo uma igreja, uma torre redonda, uma cozinha, celas de dormir e um cemitério. Eles também criaram um sistema de terraços agrícolas para cultivar alimentos em um ambiente muito difícil.

O mosteiro foi habitado por monges durante cerca de 600 anos, até que foi abandonado no século 13. Desde então, a ilha permaneceu desabitada.

Leia também: Principais pontos turísticos da Irlanda para visitar em 2023

Puffins são os moradores da ilha

Puffins — os papagaios do mar — são os moradores da ilha Skellig Michael. Foto: Isaac Burke on Unsplash

Se a ilha é inabitada por humanos, o mesmo não pode se dizer pelos pássaros, um deles em destaque.

Os puffins — papagaios do mar — são uma espécie de ave marinha que pode ser encontrada na ilha de Skellig Michael, principalmente durante os meses de verão. Essas aves são conhecidas por seu bico colorido e grande, que é usado para pegar peixes e outras presas no mar.

Os puffins chegam à ilha em abril ou maio e permanecem até o final de julho ou início de agosto. Durante esse tempo, eles constroem seus ninhos em buracos no solo e botam seus ovos. Os filhotes são alimentados com peixes pelos pais e geralmente saem do ninho em agosto ou setembro.

Os visitantes da ilha de Skellig Michael podem ver os puffins de perto durante o verão, mas devem respeitar as regras de visitação e manter uma distância segura das aves.

Cenário dos últimos filmes de Star Wars

Filmes da franquia Star Wars foram gravados na ilha Skellig Michael, na Irlanda. Foto: Divulgação

Quem está na Irlanda tem a sorte de estar mais perto de alguns cenários onde foram gravadas cenas dos últimos filmes de Star Wars. A mais famosa locação é a Skellig Michael Island, local onde acontece o encontro entre Ren e Skywalker, fato incrível para os fãs dos filmes.

Dois filmes da saga Star Wars foram parcialmente filmados na ilha de Skellig Michael: “Star Wars: O Despertar da Força” (2015) e “Star Wars: Os Últimos Jedi” (2017).

Em “O Despertar da Força”, a ilha foi usada como cenário para a cena final do filme, onde Rey encontra Luke Skywalker no topo de uma montanha. As cenas foram filmadas em outubro de 2014, com a equipe de produção enfrentando desafios significativos, incluindo condições meteorológicas adversas e um acesso limitado à ilha.

Já em “Os Últimos Jedi”, Skellig Michael foi usada como cenário para o planeta Ahch-To, o local onde Luke Skywalker se escondeu após os eventos de “O Retorno de Jedi”. A ilha foi usada para filmar várias cenas, incluindo a cena final do filme.

Críticas às filmagens

As filmagens em Skellig Michael trouxeram grande visibilidade para a ilha, atraindo muitos fãs de Star Wars para visitar o local. No entanto, também houve críticas devido à perturbação que a produção de filmes causou à ilha e à sua ecologia sensível. As autoridades locais tomaram medidas para proteger a ilha, limitando o número de visitantes e impondo regras estritas para os turistas que visitam a ilha.

Como chegar à ilha Skellig Michael

É possível visitar a ilha de maio a setembro, via barco. Foto: Rachel Lillis on Unsplash

A ilha de Skellig Michael é acessível apenas por barco e somente durante os meses de verão (maio a setembro), quando as condições do tempo permitem. Em 2023, ela reabre para visitação no sábado, 13 de maio.

A maneira mais comum de chegar à ilha é através de um passeio de barco a partir da cidade de Portmagee, que fica a cerca de 15 minutos de carro da cidade de Cahersiveen, no Condado de Kerry, na Irlanda. Existem várias empresas de turismo que oferecem passeios diários para a ilha, com duração de cerca de seis horas. É importante reservar com antecedência, pois a demanda é alta e as vagas são limitadas.

Os passeios geralmente partem de manhã cedo e incluem uma viagem de barco até a ilha, uma caminhada íngreme até o topo da ilha e uma visita ao mosteiro.

Restrições

É importante notar que a caminhada até o topo da ilha pode ser difícil e íngreme, com escadas e sem corrimãos, e pode não ser adequada para pessoas com problemas de mobilidade.

Os passeios para a ilha de Skellig Michael são altamente regulamentados e é obrigatório seguir as regras e regulamentos de visitação. Os visitantes devem usar calçados adequados, levar comida e água suficientes para a visita e seguir todas as instruções e orientações do guia turístico.

Cães e outros animais não são permitidos em nenhum momento e os visitantes devem ter cuidado com a queda de pedras.

Os horários de abertura dependerão das condições favoráveis de clima, mar e ilha. Nenhuma data de encerramento foi dada, mas a temporada geralmente vai até o final de setembro.

Próximos passos para sua viagem

Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.

E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.

O edublin tem ótimas opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email